Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Para quem tem um aparelho Google Nexus (Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player ou Pixel C) já pode testar o Android N em seus aparelhos, o que é comum visto que são aparelhos Google. Agora a Sony resolveu (assim como fez com o Android Marshmallow) liberar o Android N para alguns de seus aparelhos. Neste caso, apenas para o Xperia Z3 (modelos D6603 and D6653) através de seu programa ‘PC Companion’.

Quer instalar e testar? Vamos lá!

Antes de tudo, você precisa baixar o Sony PC Companion daqui (funciona apenas no Windows!!!):

Instale o produto.

AVISOS:

Não nos responsabilizamos por qualquer problema que venha a ocorrer com seu celular ao seguir este tutorial. Este tutorial foi testado no meu celular e funcionou. Sua experiência pode ser diferente. Siga por sua conta e risco!

Apesar de eu ter instalado o programa como ‘Português Brasil’ as telas estão em inglês pois meu Windows está em inglês. Pode ser que você veja estas telas traduzidas.

CARREGUE SEU CELULAR ANTES DE FAZER ESTE TUTORIAL!

Após instalar, conecte seu celular ao seu computador. Ao conectar você verá a seguinte tela:

Pena que o meu Xperia Z3 é o ‘dual chip’ e não aceita a atualização.😦

Agora, segurando a tecla ALT do seu teclado, clique no botão “Software repair” marcado com azul na tela acima.

Se você não selecionar a tecla ALT neste passo você apenas restaurará seu celular para a última ROM oficial da Sony e não estará instalando a “Developer Preview”.

Se você fez este passo corretamente você verá a seguinte tela:

Captura de tela 2016-04-21 19.17.57

 

Nesta tela você verá que ele avisa que é o “Developer preview mode”. Logo em sequência você pode ver que na tela você corre riscos se o celular não estiver com, no mínimo, 80% de bateria. Clicando em ‘Next’ vemos a seguinte tela:

Captura de tela 2016-04-21 19.23.42

Agora quem tem um aviso a fazer sou eu.

Quais os riscos? Vejamos:

  • Se você configurou uma conta Google você será pedido para entrar com seu login e senha desta conta (email e senha do Google) após o processo de recuperação.
    • Você pode usar o login e senha de qualquer conta Google que já existia neste aparelho.
  • Se você acionou a “Proteção  por My Xperia” (vá em Configurações, Segurança, procure o item em “Localizar meu dispositivo”) você será pedido para entrar com seu login e senha da conta Google que você usou quando ativou o “Protection by My Xperia”.
  • Se você NÃO lembrar sua senha Google após fazer o reparo você não poderá usar o aparelho.
  • Se você resetou/alterou sua senha no Google nas últimas 72 horas você não poderá fazer o reparo de software do aparelho pois você não conseguirá usar a conta como login no aparelho. Esta é uma proteção do Google. Ou seja: Trocou de senha no Google? Espere 72 horas para fazer este tutorial! (ou espere as 72 horas para entrar com a conta no celular caso já tenha feito o ‘reparo’)
Aviso sobre os itens descritos acima. Cuidados antes de fazer o 'reparo'. Veja que nesta imagem existe uma 'caixa' com um 'EU ACEITO/ENTENDO" que você deve selecionar.

Tela do antigo Sony PC Companion com todos os avisos em inglês. Não, você não verá esta tela no novo PC Companion. A tela acima desta explica que você PRECISA lembrar de seu email e senha Google sem explicar tão bem como a tela ‘antiga’.

Se você não selecionar o item “Yes, I know my Google™ account details” você não poderá prosseguir.

Captura de tela 2016-04-21 19.25.59

Ao selecionar o item “Yes” você poderá clicar em “Next”.

Captura de tela 2016-04-21 19.29.25

Iniciando o ‘reparo’. Nesta parte você verá a barra de progresso ‘disparar’ e depois voltar para o início enquanto o programa faz o download da firmware do seu celular. Você ainda tem tempo de cancelar a instalação da firmware aqui.

Se você tem o UAC ativo em seu Windows (User Account Control do Windows) você verá uma tela pedindo para você liberar o acesso do Sony PC Companion a outras partes do sistema. Se você não liberar o PC Companion não será capaz de instalar a nova firmware em seu celular.

Infelizmente o meu Sony Xperia Z3 dual chip não aceita o Android N, mas este tutorial serve, também, para todos os que desejarem retornar seu celular à firmware original mais atual. Abaixo você verá todas as últimas telas que serão mostradas para você em sequência.

Captura de tela 2016-04-21 19.33.48

Neste passo a única coisa que você precisa fazer em seu celular, em ordem:

  1. Desconecte seu celular do computador.
  2. Desligue o celular e espere 5 segundos antes de fazer qualquer passo posterior.
  3. Pressione e mantenha pressionado o volume para BAIXO do celular.
  4. Conecte novamente o celular ao computador enquanto AINDA segura o botão de volume para baixo.
  5. Espere enquanto o programa automaticamente procede aos próximos passos.

Captura de tela 2016-04-21 19.35.58

Quando esta tela acima aparecer, pode soltar o botão de volume e deixe o celular parado (não desconecte nada). Selecione o item “Factory reset + repair”. Nesta tela eu choro, novamente.. Meu D6633 não é compatível com o Android N..😥

 

Ao selecionar você verá um aviso que todo o conteúdo de seu celular será apagado. Se você concordar com isso você pode clicar em “Next” após rolar a tela até o fim onde você poderá selecionar a caixa marcando que você concorda.Captura de tela 2016-04-21 19.36.05Captura de tela 2016-04-21 19.36.25

Agora é só esperar a instalação.

NÃO DESCONECTE SEU CELULAR! SE PUDER USE UM NOTEBOOK/COMPUTADOR COM UM NO-BREAK PARA EVITAR PROBLEMAS COM QUEDAS DE ENERGIA!Captura de tela 2016-04-21 19.36.31Captura de tela 2016-04-21 19.36.37 Captura de tela 2016-04-21 19.44.28

Boa sorte!

Captura de tela 2016-04-21 20.00.54 Captura de tela 2016-04-21 20.04.32

Finalizando, desconecte seu celular do computador e ligue o celular.

A primeira vez que você ligar o celular ele pode demorar até 15 minutos para iniciar. É normal demorar! Aproveite!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: