Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Para os que não me seguem no Google+, eu tenho um Nexus 9.N9-grid1-1600

Saí de um Asus TF700 (como eu amava aquele teclado) que tinha um péssimo problema de hardware: NAND muito lenta (o que é nand?). Várias ROMs depois e ele começou a melhorar o desempenho, principalmente se você colocasse parte -ou tudo- da ROM em seu cartão SD Classe 10. A entrada SD também era maravilhosa. Imagine você, com 64gb de espaço em seu tablet, com direito a usar um cartão microSD como memória expansível (ou a principal, deixando a memória interna sem uso), adicionar um cartão SD de tamanho normal no teclado e ainda, só pra ajudar um pouco mais, colocar um HDD externo. Tudo em um só tablet. Era uma maravilha e eu não sabia.

Dezembro passado comprei meu Nexus 9. Achei que tinha feito um ótimo negócio pois o tablet é muito mais rápido e com uma tela muito mais nítida que o antigo TF700T. Tudo bem, várias gerações de processadores e NAND diferentes, com updates direto da Google! Lindo! Maravilhoso.. Bem.. Eu achava..

Para quem não conhece, o Asus Transformer TF700T, com teclado!

Para quem não conhece, o Asus Transformer TF700T, com teclado!

Já no começo percebi que o tablet, do nada, travava e reiniciava. Fui ver o que era: problema no gerenciamento de memória.. Além, claro, do problema na tela dele conhecido como ‘bleeding’ (área onde a luz da tela ‘escorre’ para a parte frontal – foto abaixo). Não tenho muito problema com isso pois o meu não é tão pronunciado.

Nexus_9

Exemplo de um Nexus 9 com um “bleeding” extremo.

 

Ok, ok, vamos esperar uma atualização sair…. De 5.0 para 5.0.2 e??? Não resolveu… 5.0.2 para 5.1.1?? Não resolveu.. 5.1.1 para 6.0?? Ainda não resolveu.. Tá de brincadeira Google?? A gente compra um tablet Nexus para ter updates que RESOLVAM nossos problemas…

Sei que posso estar parecendo injusto se você tem um Nexus 9 e não acontece isso com você, mas eu insisto, não estou sozinho nesta empreitada. Para vocês terem uma idéia, alguns links (em português não achei nenhum):

http://forum.xda-developers.com/nexus-9/general/worst-tablet-world-t3220314
http://forums.androidcentral.com/google-nexus-9-tablet/576524-nexus-9-sluggish-performance.html
https://productforums.google.com/forum/#!topic/nexus/dkABZKlWkY4

Não estou sozinho nisso. E, para ajudar, não é o único Nexus com o mesmo problema. O Nexus 5 tem problemas muito parecidos, ou seja, não é a empresa que o fabricou e sim o sistema puro da Google que tem problemas. Nunca vi nada parecido..

O problema é mais frequente quando estou assistindo YouTube por um tempo mas principalmente quando estou assistindo meus Animes usando o MXPlayer. Antes do marshmallow eu tinha reboots constantes, agora tudo fica travando até você não aguentar mais e desligar o tablet e reiniciar manualmente (cadê o botão para reiniciar??). Estava ficando cansado e resolvi procurar uma forma de melhorar o desempenho dele e acabar com estes problemas. Nisto encontrei um post no XDA falando para alterar o DPI do tablet para melhorar o desempenho (aqui). Adorei o que encontrei. Nunca usei meu tablet por tanto tempo sem ter problemas de reboot. Quer coisa ainda melhor? O tablet ficou muito mais responsivo, não esquentava mais tanto quanto antes, mas como nem tudo são flores eu acabei destruindo o SwiftKey (único programa que dá problema quando alteramos o DPI de um aparelho – e a resposta padrão deles é ‘nós não suportamos trocar o DPI pois não é uma alteração suportada pelo google’ — tá, como se precisasse de root para fazer isso, né???).

Problemas com o teclado à parte, percebi também que alguns ícones estavam fora do lugar em alguns aplicativos (dentro do espaço correto, mas com alguns erros como imagem menor do que o normal), nada que incomode então deixei assim. Voltei para o teclado do Google para conseguir digitar qualquer coisa, adorando a nova vida que o tablet teve. Porém minha alegria foi efêmera… Logo os problemas de vídeos travando voltaram a acontecer (pouco mais de tempo usando para acontecer, mas ainda com problemas).

Do nada, na semana passada, deu um erro no tablet enquanto assistia YouTube em que o tablet simplesmente travou, fazendo um barulho muito estranho como se você estivesse em um show onde o som é tão ruim que você só escuta a microfonia. Soft reset então (segurar o botão power por dez segundos reseta o tablet). Como já estava acostumado com os problemas deixei o tablet reiniciando.

3weeks

Tá bom, não foram 3 semanas. Foi +- meia hora e voltei para o tablet. Qual a minha surpresa em saber que o tablet estava, ainda, na tela de boot!! Entrei em um boot loop..

Ok, paciência já no limite..

Soft reset;
Entra no menu Recovery (power + volume para baixo);
Seleciona factory reset;
Espera mais um monte para o tablet reiniciar…

Olha só, que legal, o tablet está instalando tudo de novo.

Não quero ficar assim.

Baixo o ToolKit (NRT_v2.1.0);
Baixo a ROM original (5.1.1);
Instalo a ROM no tablet, formatando tudo, instalo as atualizações até 6.0;
Testo o tablet…

Que maravilha.. Agora tudo zerado, vai estar funcionando que é uma beleza… Ah, mas como eu, de novo, estava enganado. Uma semana depois (hoje) volto a ter o MESMO problema que antes. Sinceridade, ou uma ROM salva este tablet ou eu desisto e compro um laptop de valor equivalente. Nunca passei tanta RAIVA com uma peça de tecnologia como com o Nexus 9..

Assim, estou iniciando o processo para instalar uma ROM não oficial nele para testar se melhora. Não aguento mais um tablet que não aguenta nem vídeos..

Obrigado aos que leram até o fim.. Este post é um post com a MINHA opinião. Não precisam ficar falando que Nexus é bom, que é o melhor, que você morreria antes de trocar seu Nexus. Como já disse, é a minha opinião. Sejam respeitosos assim como fui e sempre serei com vocês. 

———————-

Atualização em 12/03/2015

Resolvi tirar o root e o TWRP e voltar para a ROM original (Android 6.0.1 – Build: MMB29V) e não é que melhoraram?? Fiquei 1 semana com ela e não vi problema algum (mentira, ele deu alguns reboot quando estava usando o Vuze, mas o motivo é óbvio: o programa usa muita memória e acaba dando erro no tablet).

Após verificar que o tablet não estava mais travando como antes resolvi fazer uma atualização para o Android N.. Veremos como ele ficará.

Anúncios

Comentários em: "[NOVIDADES] Nunca mais compro um Nexus…" (3)

  1. Alexandre Ferreira disse:

    Lamentável. Eu pensando em sair do iPad pra um Nexus. Tenho 2 iPads velhinhos.
    iPad mini 1 e iPad 1. Funcionam até hoje.
    Pro celular estou com o iPhone 6s Plus.
    Mas ano que vem quero Android em tudo.
    Pensei na linha Nexus. Fiquei preocupado agora.
    Porque tudo que você falou eu passei com meu Xperia x10 e com meu Galaxy s2. Ambos travavam e eu troca semanalmente a room.
    Sempre culpei a sony , depois a samsung. Quando na verdade era do Google a culpa. Fui pra Apple.
    Hoje quero voltar. Apple inova muito lentamente.

    • Te digo, tenho um Xperia Z3 e não reclamo, apesar de esquentar e desligar a câmera, principalmente por eu estar no Mato Grosso este problema é ainda maior. Fora isso, não tenho do que reclamar da Sony.. Hoje em dia não pego um Samsung por opção pois o sistema TouchWiz é muito pesado, ainda. Se fosse pegar um novo pegaria um LG V10. No caso de tablets, bem, só um NVidia Shield por enquanto. O problema do Nexus é que é o Android puro e a Google não reconhece os problemas existentes.

  2. Ozuii disse:

    Cara tenho um nexus 9 e tenho o msm problema vou meter um root nele e colocar o kit kat.. pra ver se ele nao engasga com a memoria ram dele que consome muito rapido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: