Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

KitKat SDA versão 4.4, KitKat traz diversas atualizações de segurança para o Android. Uma delas, no entanto, tem gerado muitos comentários negativos (com razão, em minha opinião).

O acesso ao cartão Micro SD tornou-se, por padrão, limitadíssimo no KitKat. Aplicativos podem acessar nele apenas uma pasta específica (que tenha o nome do próprio aplicativo, no formato com.exemplo.etc). O problema aqui é que o acesso à memória interna do aparelho continua totalmente liberada. Em termos de segurança, é estranho acreditar que a maior necessidade seja limitar o acesso a um chip de memória facilmente removível, do que à memória interna, travada no aparelho. Tal limitação já foi muito bem comentada pela Android Police e pela Lifehacker.

Em minha opinião, essa mudança de permissões é apenas mais uma forma do Google de forçar o usuário a armazenar seus arquivos na nuvem, e assim ficar cada vez mais dependente de seus serviços. Todos sabemos que o Google já possui um histórico anti cartões SD no Android, não permitindo a inclusão de slots nos modelos da linha Nexus, mesmo com memórias ridiculamente pequenas. O Nexus 4, por exemplo, só possui versões de 8 e 16Gb, enquanto o iPhone 5, seu concorrente direto, conta com versões de até 64Gb. Quer saber mais sobre o problema, e como resolver? Leia Mais!

Acontece que hoje recebi o update para a versão 4.4 em meu HTC Butterfly S, e, como era de se esperar, meu cartão micro sd se tornou praticamente inútil. Nenhum aplicativo conseguia gravar dados nele. O BeyondPod, aplicativo que uso para Podcasts, estava configurado para baixar novos episódios para o Micro SD, e começou a apresentar o seguinte erro:

ErroBeyondPod

É claro que eu não tenho como pegar 20 GB de dados dos podcasts e colocá-los na memória interna (de apenas 16Gb do aparelho). É para isso que tenho o cartão SD. E é inadmissível que ele deixe de funcionar devido a um update como esse.

Por isso, após alguns minutos de pesquisa, encontrei a maneira de corrigir o problema, que segue abaixo:

1. Execute seu gerenciador de arquivos com acesso root. Eu utilizo o excelente Solid Explorer, mas qualquer gerenciador que possa obter status root irá funcionar.

2. Navegue até o arquivo: /system/etc/permissions/platform.xml

3. Sempre faça um backup antes de modificar qualquer coisa. Uma vez feita a cópia de segurança, procure pelo seguinte trecho no arquivo:

<permission name=”android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE”>

<group gid=”sdcard_r”/>

<group gid=”sdcard_rw”/>

</permission>

4. Edite o trecho, para incluir a linha em destaque:

<permission name=”android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE”>

<group gid=”sdcard_r”/>

<group gid=”sdcard_rw”/>

<group gid=”media_rw”/>

</permission>

5. Salve o arquivo e reinicie o aparelho. Pronto, o acesso ao cartão Micro SD estará novamente como deve ser.

Seu Android foi atualizado e teve o mesmo problema? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: