Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

O Google Chrome recebeu ontem atualizações em suas versões móbile e desktop e ambas estão repletas de novidades interessantes.chrome logo

O maior update é o da versão desktop, que agora conta com  indicadores multimídia nas abas, bloqueio de download de malware, gerenciamento de usuários e um novo visual para o Windows 8.

A versão móvel passa a permitir compressão de dados e uma nova forma de trabalhar com atalhos. Clique para saber mais.

  • Notificações nas abas

A inclusão mais esperada por qualquer um que já passou a raiva de ter que encontrar qual é a aba tocando o maldito som automático que surge do nada na internet. Agora um pequeno ícone nas abas notifica o usuário caso um som esteja sendo reproduzido, a webcam esteja sendo utilizada ou streaming esteja sendo feito para um chromecast.

chrome abas

  • Aviso anti malware

Ao fazer download de um arquivo, o sistema safe browse do Chrome automaticamente escaneia os dados recebidos e te notifica em caso de suspeita de infecção. Caso queira correr o risco, o usuário pode clicar no Dismiss para ignorar o aviso.

chrome justnofication

  • Usuários supervisionados

Essa função ainda está em beta, mas já é possível testar. Uma vez criado um perfil de usuário supervisionado, você pode visitar chrome.com/manage para verificar os endereços visitados e determinar restrições. Função útil para pais impedirem o acesso de crianças a sites indesejados, ou para filhos impedirem os pais de baixarem aquelas 30 barras de navegação que “insistem” em aparecer no computador novo que ele deu pra mãe.

Para saber mais sobre os usuários supervisionados, acesse a ajuda oficial.

chrome supervisedusers_manage

  • Novo visual Windows 8 “Metro”

Com um lançador de aplicativo integrado, é possível gerenciar várias janelas do Chrome e obter aplicativos com um app manager dedicado. O estilo de interface do usuário, como controles de formulário e as barras de rolagem foram redesenhados para a nova interface Metro Chrome.

chrome metro

Já para a versão móvel, a maior novidade é a compressão de dados. De forma semelhante à que o Opera já fazia (e já havíamos comentado aqui), o Chrome agora promete uma economia de até 50% do uso de dados durante a navegação, mas através de tecnologias do próprio Google, como o proxy SPDY e a compressão de imagens para o padrão WebP.

Para ativar a funcionalidade, entre em Configurações > Gerenciamento de largura de banda> Reduzir uso de dados. Caso a opção não esteja disponível, force o fechamento do Chrome através do menu Configurações > Aplicativos de seu Android, e abra novamente o navegador, mas dessa vez com a WiFi desativada, utilizando a rede celular. Em um rápido teste, já consegui 42% de redução no uso de dados. É algo bem próximo ao prometido pelo Google, e acredito que tal função será muito útil para aumentar a velocidade de navegação nas redes 3G.

Screenshot_2014-01-18-16-30-48 Screenshot_2014-01-19-01-15-48

Além disso, agora é possível adicionar sites à tela inicial do Android na forma de um atalho. O Google disponibilizou ainda a opção para os desenvolvedores para aprofundar o uso dessa ferramenta. Caso o programador deseje, seu site poderá aparecer em tela cheia, sem os comandos de navegação do Chrome, fazendo com que o site possua uma experiência semelhante à de um aplicativo nativo, apenas com o uso de um atalho.

Por fim, o Chrome para iOS será atualizado nos próximos dias, e passará a contar com uma função já disponível no Android e nos desktops. Será possível usar o Google Translator com um clique, e traduzir páginas web completas no iPhone e iPad.

Fonte:

Google Chrome Blog (Desktop)

Google Chrome Blog (Móvel)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: