Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

A CyanogenMod, ROM customizada mais famosa, com já passou a marca de 5 milhões de instalações, atingiu hoje mais uma marca importante, com a liberação da versão Final (Stable) de sua versão 10.1.0, baseada no CM101Android 4.2.2 (Jelly Bean).

O download dos arquivos da CM pode ser feito clicando neste link oficial de mirrors. Se o seu aparelho é oficialmente suportado, mas ainda não estiver lá, basta aguardar, pois a versão final pode estar sendo construída neste exato momento. Vale lembrar ainda que no menu de dispositivos, o time de desenvolvimento se refere a cada um por seu “nome código”. O HTC One X internacional, por exemplo, é chamado por Endeavour.

E agora, a pergunta importante:

COMO INSTALAR A CYANOGENMOD 10.1.0?

Não é possível fazer um tutorial único que englobe todos os dispositivos suportados pela Rom. Mas, no geral, os procedimentos são muito parecidos, com algumas poucas diferenças, como por exemplo a forma de acessar o modo Recovery, que varia de aparelho para aparelho.

Por isso, segue aqui um tutorial genérico, que deve servir para que você se guie até encontrar um tutorial específico para o seu aparelho.

Sempre lembrando que você é totalmente responsável por instalar o software no seu telefone. No meu HTC One X está funcionando perfeitamente, mas bugs podem acontecer, e por mais que nós aqui do Android Urbano iremos tentar de tudo para ajudar, não temos acesso a todos os telefones, então pode ser que em algum caso mais complicado não seja possível fornecer muita ajuda. Lembre-se que você é o único responsável caso algo dê errado.

1) Tenha certeza que seu aparelho está com o bootloader destravado, possui acesso root e a bateria está totalmente carregada.

2) Faça o backup de seus aplicativos. Recomendo o ótimo Titanium Backup, mas é claro que existem várias maneiras de fazer. É recomendável fazer também um backup completo de sua ROM, o Nandroid. Procure um tutorial específico para o seu aparelho, se não souber como fazê-lo.

3) Faça o download da ROM, escolhendo corretamente seu aparelho no menu da esquerda, no link dos mirrors oficiais.

4) Faça download do pacote de aplicativos do Google, o Gapps, neste link. No momento em que escrevo este tutorial, a versão mais atual é a 01/03/2013 (versão unificada para todos os aparelhos suportados pela CM).

5) Copie o arquivo da ROM e o Gapps para seu cartão SD, e reinicie seu telefone em modo recovery (isso é feito de modo diferente para cada telefone, então você precisará saber como fazer no seu).

6) Uma vez no recovery, faça o procedimento abaixo, seguindo corretamente a ordem. A forma para acessar cada opção também pode variar para cada aparelho, então você precisará saber como fazer no seu caso específico. O que escrevo aqui é exatamente como aparece no meu HTC One X (Endeavoru).

a) Wipe data/factory reset (Esse procedimento apaga todos os dados de seu telefone, por isso é importante sempre ter um backup).
b) Wipe Cache Partition
c) Advanced -> Wipe Dalvik Cache
d) Install zip from sdcard, escolha o zip que você baixou, selecione yes, instale.
e) Terminada a instalação da Rom, instale o Gapps, da mesma forma. Install zip from sd card, escolha o zip, install.
f) Alguns aparelhos podem exigir passos adicionais. O HTC One X, por exemplo, necessita que seja instalado o boot.img para que o sistema inicie corretamente. Isso é feito com o comando “‘fastboot flash boot boot.img” e em seguida “fastboot erase cache”. Mas, como dito, são passos específicos deste celular. É necessário verificar em cada caso se existem ou são necessários passos adicionais.
g) Reinicie seu aparelho. Se tudo correu bem, você irá ver a animação de boot da CyanogenMod. Lembre-se que o primeiro boot é sempre demorado, pois o Android irá recriar todos os caches que foram apagados durante a instalação da Rom. A partir do segundo boot tudo será mais rápido, não se preocupe.

7) Quando seu celular acabar de iniciar, você será apresentado à tela inicial do Android. Configure sua conta do Google e recupere seu backup do Titanium Backup.

IMPORTANTE: Lembre-se, quando realizar a restauração de seu backup, de recuperar APENAS os aplicativos e dados de usuário. JAMAIS restaure dados de sistema, pois isso é uma das primeiras causas de bugs, problemas e até mesmo alguns “bricks”.

Depois de tudo pronto, basta aproveitar sua nova ROM e comentar com a gente o que achou!

Anúncios

Comentários em: "CyanogenMod 10.1.0 final disponível para download!" (8)

  1. RobsonFox disse:

    Bom dia amigo, gostaria de instalar no meu i9000b essa rom que me parece ser muito boa, poderia me passar o procedimento? A rom tem a opção pt-br? A rom que está agora é a Javalion V. Abs.

  2. Marcos disse:

    Alguém já instalou? e funcionou 100% ?

  3. o meu nao deu certo ficou aparecendo uma menssagem

  4. Marlon Sousa disse:

    Já tem pra galaxy s3 mini i8190L?

  5. james disse:

    boa tarde a todos, instalei mas não tem a lingua ptbr e sim chines e inglês será alguem pode ajudar ????

    • Como não?? Qual o seu aparelho?? E, normalmente, a CyanogenMod é multilinguagem.. Qualquer coisa, abra a Play Store e instale o “More Locale 2” e selecione PT-BR..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: