Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

round-one-fightEste ano será o ano dos celulares com telas full hd, telas com resoluções de 1920×1080, permitindo uma maior qualidade para as telas de nossos celulares. A questão é, qual deles é que vamos escolher?

Hoje não podemos mais falar apenas que tal celular é mais rápido que o outro. A diferença de velocidade é tão ínfima que não existe o porque diferenciar os celulares por seus processadores. Creio que seja mais fácil diferenciá-los pelo o que estes oferecem de diferente. Não estarei comparando apenas as especificações de cada um aqui mas sim as diferenças em software e/ou hardware que cada um apresenta.

Veja depois do break todos os pontos que levantamos para poder compará-los (incluindo também as especificações técnicas de todos ao final do post).

TELA

A maior diferença já começa na tela de cada um deles. 3 celulares, 3 tipos diferentes de tela.

A Samsung com Super AMOLED, o que significa maior contraste de cores, mas longe de representar as cores originais, tem sido duramente criticada por sua escolha pelos ‘puristas’ da fotografia pois telas muito saturadas levam ao usuário achar que fotos e vídeos estão melhores do que realmente são. O problema só vai acontecer quando você enviar a foto para outro celular/computador. Assim você poderá comparar a diferença nas fotos. Vantagem: Consome menos energia. Desvantagem: Contraste muito fora da realidade.

Já a HTC vem com o Super LCD 3, que nada mais é que a evolução das suas telas anteriores mas que representam cores mais próximas da realidade do que a tecnologia AMOLED. O incremento na resolução é muito bem vindo e por isso ganhou o número 3 na versão. Com a atualização também melhoraram a qualidade da apresentação de cores. Não tem o que falar de mal sobre ela. Vantagem: Melhor representação de cores. Desvantagem: Maior consumo de energia.

O problema é o Sony Xperia Z com sua tela TFT (Thin Film Transistor) não permite uma visualização perfeita da tela em ângulos mais acentuados. A tela parece que fica ‘lavada’ quando você gira o telefone. O mesmo não acontece com os outros dois. Mesmo assim, a qualidade de imagem (vista do ângulo certo) é comparada a do Super LCD 3. Mas daí vem a pergunta: Você se importa se quem está bisbilhotando o que você está fazendo verá as cores certas? Vantagem: Melhor representação de cores. Desvantagem: Visualização da tela em diferentes ângulos alteram a qualidade.

Conclusão: Aqui o problema é que todos são bons em suas áreas e cada tela tem seus pontos fortes e fracos. Vai depender daquilo que você gostar mais.

CÂMERA

Enquanto a Samsung e a Sony continuam na briga por maior quantidade de pixels em uma foto (ambos com ~13 mega pixels) a HTC muda o jogo e lança um celular com 4MP. O que isso significa na realidade? A começar pelo nome, que agora é “UltraPixels”, o celular da HTC utiliza um sensor de câmera diferenciado com pixels de 2µm (micrômetros). Comparando com os pixels dos sensores da Samsung e Sony, que são de 1.1µm, o maior tamanho permite uma maior captação de luz por parte da câmera. Como ainda não existem reviews completas comparando cada uma fica difícil dizer o que realmente melhora, mas todo entusiasta de fotografia deve saber é que um sensor de câmera DSLR (o que é DSLR?) é muito superior a um sensor CMOS (o que é CMOS?) utilizado em celulares.

Quem conhece de fotografia sabe que o que importa nas lentes de uma câmera, são os sensores das lentes que capturam a luz e não a quantidade de pixels que ela tem. Este sensor atua como um filtro, a luz passa pelas lentes, passa pelo sensor , que traduz em sinais digitais e processa as imagens retirando falhas como excesso de brilho, luminosidade, ruídos e etc. Quanto maior o sensor, maior é a quantidade de pixels. Quanto mais pixels,  mais luz captada. Quanto mais luz captada, melhor é a imagem. A câmera do One tem sensores que medem 1/3 de uma polegada, que são do mesmo tamanho dos sensores encontrados nas câmeras de 8 Megapixels do iPhone 5 e Lumia 920. A HTC afirma que quanto menos megapixels em um sensor de mesmo tamanho (se comparado ao iPhone 5 e Lumia 920), torna cada pixel maior e produz melhores fotos em ambientes com pouca luz.

Mais informações: http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor

O difícil é dizer se o HTC One terá uma qualidade maior mesmo ou se é somente um artifício de marketing.

Outra vantagem, desta vez do Sony Xperia Z e do HTC One, sobre a câmera do Samsung Galaxy S4 são as estabilizações de imagem. Enquanto o HTC One utiliza um estabilizador mecânico (imagine amortecedores na câmera) e o Sony utiliza estabilizadores digitais (a imagem é estabilizada na tela – o sensor pega imagens maiores e fica ‘mexendo’ a imagem mostrada para mascarar os movimentos) o celular da Samsung não utiliza nenhuma destas tecnologias (pelo que foi mostrado no lançamento).

E um último ponto: Os celulares da Samsung não são bons em fotos internas quando existe pouca luminosidade e onde o HTC One estaria na frente de ambos celulares. O link abaixo mostra um teste com várias situações diferentes de luminosidade do Samsung Galaxy S3.

Testes: 

Samsung Galaxy S3: http://connect.dpreview.com/post/9831991152/samsung-galaxy-s-iii-camera-review?page=3

Sony Xperia Z: http://www.androidcentral.com/sony-xperia-z-camera-sample-images-video

Conclusão: Só a adição de estabilização de imagem já melhora muito para os celulares da Sony e da HTC. Mas novamente, o problema aqui é visual e cada um tem uma percepção diferente daquilo que acha melhor. No meu caso, eu escolheria o HTC One por causa da maior qualidade de fotos em ambientes com menor luminosidade (vantagem de se ter um sensor com pixels maiores) e sua estabilização mecânica ao invés da digital.

PROCESSADORES

Tenho que começar dizendo que o Octa-core (Exynos 5) da Samsung é a maior mentira do pessoal de marketing da empresa. Primeiramente, você não terá acesso aos 8 núcleos do processador independente do que você faça. Seria a mesma coisa que dizer que o HTC One X ou o Nexus 4 tem um processador “Penta-core” (5 núcleos).

A tecnologia utilizada aqui para ambos (Tegra3 e Exynos 5) é a big.LITTLE da ARM onde um processador é ligado a outro mas apenas um deles pode ser utilizado por vez. No Exynos 5 nós temos 2 processadores com 4 núcleos cada. Um é um processador mais antigo, rodando até 1.2ghz (Cortex-A7) para aplicações mais leves. Quando algo precisa de maior poder de processamento o celular altera para o outro processador de 4 núcleos mais novo (Cortex-A15) rodando até 1.6ghz. Ou seja, ou você está no quad-core de 1.2ghz ou você está no quad-core de 1.6ghz. Isto não quer dizer que você tem um celular com 8 processadores, e sim que você tem um celular com 4, independente do que você esteja fazendo.

O que é big.LITTLE: http://en.wikipedia.org/wiki/Big.LITTLE

No caso do Tegra3, caso não se lembrem, temos um processador single core (1 núcleo) Cortex-A7 e um processador quad-core Cortex-A9. O single core era utilizado apenas quando se estava usando o telefone como telefone mesmo ou em standby para diminuir o consumo de energia. Nem por isso a NVidia saiu falando que era um processador “Penta-Core”. É quad, pronto!

Outra coisa que esqueceram de falar é que o Samsung Galaxy S4 terá 2 variantes. Um celular com o Exynos 5 e outro com o processador Qualcomm Snapdragon 600 rodando a 1.9ghz.

Os “Octa” serão vendidos, a princípio, na Ásia, África e alguns países da Europa. Os outros países receberão o Qualcomm Snapdragon 600. O motivo por trás disso pode ser que o processador Exynos 5 não possui recursos LTE (redes celulares de quarta geração – 4G).

Já os HTC One, virão com o mesmo Qualcomm Snapdragon 600, mas rodando a 1.6ghz. A diferença de velocidade pode ser para melhorar o maior vilão dos celulares da HTC: bateria! Temos que esperar para ver um review para termos certeza dos desempenhos dos dois celulares e ver se existe alguma diferença real entre o Samsung Galaxy S4 e o HTC One.

O Sony Xperia Z vem com um processador já ‘ultrapassado’, o Qualcomm Snapdragon S4, que é uma geração abaixo do S600. Com isso ele perde em desempenho e em consumo de bateria pois um dos pontos fortes do S600 foram as alterações do consumo de bateria, mas, novamente, temos que esperar mais reviews e comparativos entre os celulares para podermos fazer uma comparação mais justa.

Conclusão: Ainda é cedo pra falar. Só temos uma certeza: Octa-core não existe.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ficamos com a impressão que pouca coisa muda entre os 3 celulares mais novos no mercado. A grande diferença é o Sony Xperia Z ser à prova d’água e a nova câmera do HTC One. No resto, praticamente, são a mesma coisa. Algumas diferenças cosméticas, outras diferenças de marketing, mas nenhuma diferença gritante entre os celulares.

Os pontos que levantei neste meu post são os pontos que considerei importante para comparar. Faltaram algumas coisas como o BoomSound, qualidade da bateria, qualidade de construção, implementação do Android, mas como não existe como comparar os celulares agora então deixei de lado.

Lembrando que este comparativo é baseado no que foi anunciado de cada celular. Não testei nenhum e não posso dizer qual seria o melhor para cada um. Entendam isso, este comparativo é a minha OPINIÃO sobre estes celulares!

A percepção de qual é melhor depende única e exclusivamente de você! Escolha o que melhor soluciona seu problema.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Samsung_Galaxy_S4_vs_Sony_Xperia_Z HTC One Sony Xperia Z

DESIGN

Samsung Galaxy S4 HTC One Sony Xperia Z
OS Android (4.2.2) TouchWiz Android (4.1.2) Sense 5.0 UI Android (4.1.2)
Dimensões 136.6 x 69.8 x 7.9 mm 137.4 x 68.2 x 9.3 mm 139 x 71 x 7.9 mm
Peso 130 g 143 g 146 g
Proteção Resistente à agua e poeira
Certificação “IP” IP 57
Cores Preto, Branco Preto, Branco, Vermelho Preto, Púrpura, Branco

TELA

Tamanho 5.0 polegadas 4.7 polegadas 5.0 polegadas
Resolução 1080 x 1920 pixels 1080 x 1920 pixels 1080 x 1920 pixels
Densidade dos Pixel (pixels por polegada) 441 ppi 468 ppi 443 ppi
Tecnologia Super AMOLED S-LCD 3 TFT
BATERIA
Tempo de conversação (2G) Não disponível Não disponível 11 horas (a média é de 10 horas -607 minutos)
Tempo em stand-by Não disponível Não disponível 22.9 dias (550 horas) (a média é de 18 dias – 425 horas)
Tempo de conversação (3G) Não disponível Não disponível 14 horas (a média é de 9 horas – 529 min)
Tempo de stand-by (3G) Não disponível Não disponível 22.1 dias (530 horas) (a média é de 24 dias – 573 horas)
Tocando músicas Não disponível Não disponível 40 horas
Tocando vídeos Não disponível Não disponível 5.50 horas
Capacidade 2600 mAh 2300 mAh 2330 mAh
Tipo Íons de Lítio Polímero de Lítio Polímero de Lítio
Pode ser retirada Sim Não Não

HARDWARE

Modelo do processador Exynos 5 Octa OU Qualcomm Snapdragon 600 (não sei o modelo ainda) Qualcomm Snapdragon 600 APQ8064T Qualcomm Snapdragon S4 Pro APQ8064
Processador 8-core, 1600 MHz, ARM Cortex-A15 Quad core, 1700 MHz, Krait 300 Quad core, 1500 MHz, Krait
Processador Gráfico PowerVR SGX544MP3 Adreno 320 Adreno 320
Memória 2048 MB RAM (Dual-channel) / LPDDR3 2048 MB RAM (Dual-channel) / LPDDR3 2048 MB RAM (Dual-channel)
Espaço total disponível (menor versão) 16 GB 32 GB 16 GB
Espaço disponível para o usuário 26 GB
Expansão do armazenamento microSD, microSDHC up to 64 GB Não microSD, microSDHC up to 32 GB

CÂMERA

Câmera 13 megapixels 4 megapixels (UltraPixel) 13.1 megapixels
Flash LED LED LED
Aperture size Não disponível F2.0 F2.2
Distância focal (comparada a uma lente 35mm) Não disponível Não disponível 28mm
Características Back-illuminated sensor (BSI), Foco automático, Detector de face, Detector de sorriso, Geo tagging, High Dynamic Range mode (HDR), Panorama, Cenas, Efeitos, Temporizador, Ativação por voz Back-illuminated sensor (BSI), Foco automático, Estabilização ótica de imagem, Burst mode, Zoom digital, Geo tagging, High Dynamic Range mode (HDR), Panorama, Cenas, Efeitos, Temporizador Back-illuminated sensor (BSI), Foco automático, Toque para focar, Estabilização digital de imagem, Detector de face, Geo tagging, High Dynamic Range mode (HDR), Panorama, Cenas, Efeitos, Temporizador
Gravação de Vídeos 1920×1080 (1080p HD) (30 fps) 1920×1080 (1080p HD) 1920×1080 (1080p HD)
Formato de gravação MPEG4
Características Vídeo chamada Vídeo chamada, estabilização ótica de imagem, High Dynamic Range mode (HDR) Vídeo chamada, estabilização digital de imagem, High Dynamic Range mode (HDR)
Câmera frontal 2 megapixels 2.1 megapixels 2.2 megapixels
Captura de Vídeo 1920×1080 (1080p HD) 1920×1080 (1080p HD) 1920×1080 (1080p HD)

TECNOLOGIA

CDMA Não disponível 800, 1900 MHz Não disponível
GSM 850, 900, 1800, 1900 MHz 850, 900, 1800, 1900 MHz 850, 900, 1800, 1900 MHz
UMTS 850, 900, 1900, 2100 MHz 850, 900, 1900, 2100 MHz 850, 900, 2100 MHz
LTE 800 MHz, 1800 MHz, 2600 MHz 800 MHz, 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz, 2600 MHz
Data LTE Cat3 Downlink 100 Mbit/s, LTE Cat3/4 Uplink 50 Mbit/s, HSDPA+ (4G) 42.2 Mbit/s, HSUPA 5.76 Mbit/s, UMTS, EDGE, GPRS LTE, HSPA (não especificado), UMTS, EDGE, GPRS LTE Cat3 Downlink 100 Mbit/s, LTE Cat3/4 Uplink 50 Mbit/s, HSDPA+ (4G) 42.2 Mbit/s, HSUPA 5.76 Mbit/s, UMTS, EDGE, GPRS

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Sensores Acelerômetro, Giroscópio, Bússula, Termômetro, Barômetro, Umidade, Gestos Acelerômetro, Giroscópio, Bússula Acelerômetro, Giroscópio, Bússula

ANÚNCIO

Oficialmente anunciado 14/mar/13 19/fev/13 07/jan/13

 

Comentários em: "HTC One, Samsung Galaxy S4 ou Sony Xperia Z?" (4)

  1. Felipe disse:

    Sabe qual a diferença do Z pro ZQ? Inclusive, O Zq seria a versão brasileira do Z, q nem no site da sony tem?
    E a equivalência para telefones americanos, você sabe? Entrei no site da sony EUA e tinha Z, ZL e TL. Aqui tem o ZQ e em breve L, SP e M.
    Tô pensando em trocar o meu Atrix cheio de problemas (você já conhece ele bem, te amolei bastante no “onde estão as Roms”) por um ZQ, tentei olhar o preço nos EUA só para comparar, mas parece q ele não existe lá.
    O M é dual chip, o L e o SP parecem ser algo parecido com o TL. E o ZQ? Seria algo entre o Z e o ZL?
    Achei muito interessante o Z ser à prova d’água. Os outros podiam ser tb.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: