Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Antes de começarmos, alguns avisos.

Este tutorial demora, e bastante!

Não me responsabilizo caso alguma coisa dê errado em seu celular.
Este tutorial foi testado em um Motorola Razr XT910 Vivo.

Seu Razr deve estar com 100% de bateria (mínimo de 90%) para que não ocorram problemas.
Falhas em seguir este simples passo trará problemas na finalização da instalação!

Arquivos necessários:

Maiores informações sobre os diferentes Razr: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=30392608

Vamos começar então…

Instale o RSD Lite e os Drivers do Razr.

Fazendo o ROOT

Conecte o celular no PC e coloque-o em modo Dispositivo de mídia (MTP).

Cuidado, se você tiver o aplicativo “SuperUser” instalado por causa de um root anterior então você terá problemas pois não conseguirá acesso root com o programa BootMenu. O programa a ser instalado pelo root da 4.0.4 é o “SuperSU”.

Existem duas formas de resolver este conflito. Uma é tentando remover o aplicativo “SuperUser.apk” usando comandos ADB conforme visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=epq-YBaXcU8

A outra forma é reinstalando o ICS pelo RSD Lite. Para ver como fazer, veja o Tutorial do Atrix aqui e baixe a firmware correta aqui.

O meu Razr estava com este problema de root duplicado e não conseguia resolver. A única coisa que resolveu foi a reinstalação da firmware. No meu caso eu tinha a firmware “6.7.2-180_SLC-35”, baixei a versão “6.7.2-180_SLC-29” e instalei sem problemas. Agora sim o Root funciona, mas cada caso é um caso diferente.

Descompacte o arquivo “EPRJ_EasyRootICS_MultiOS_v1.5.zip” para qualquer lugar (sua área de trabalho é uma boa escolha). Execute o arquivo “EasyRootICS_Windows.bat”. Você verá a tela à seguir:

Aperte qualquer tecla 1x e verá que ele pede novamente outra tecla.

Caso seu Razr não faça nada, veja se não está aparecendo algum erro como este abaixo (para cancelar o programa e ver se está tudo funcionando você deve apertar CTRL+C – Isto pausará o programa. Se apertar S ou Y depois ele fechará o programa, apertando N ele continuará normalmente):

Caso esteja vendo isso, três coisas podem ser feitas: Reiniciar o PC e/ou reinstalar os drivers da Motorola e reiniciar o PC e/ou desativar o Firewall e o anti-vírus. O firewall era o que estava dando problemas na instalação do root aqui no meu PC.

A tela original com tudo funcionando é essa:

Depois o seu Razr irá reiniciar por 3 vezes e você verá a seguinte tela:

Pressione qualquer tecla para finalizar.

Instalando o BootMenu e Backup da ROM atual

Agora para começarmos de verdade a instalação dos programas necessários no celular:

  • Instale o BootMenu Manager: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.projectlense.bootmenu
  • à partir deste momento, 100% de bateria..

Abra o BootMenu. Se você ver a tela abaixo então quer dizer que o root não funcionou/não instalou corretamente.

A tela correta é essa:

   

Clique em Baixar pacotes do BootMenu, clique em Concordo e deixe-o instalar. As imagens abaixo são da instalação.

      

Agora vamos fazer um backup da ROM.

Clique em Gerenciar Sistema 1, Backup rápido, selecione “Internal phone storage”. O nome do backup é sua opção.

         

Telas do backup:

      

Preparando o Razr para uma segunda ROM

Para que você possa instalar um segundo sistema (sim, seu Razr terá “dual boot”/ou seja, dois sistemas. Uma ROM que você queira e a ROM Stock) a partição “Webtop” será apagada. Não se preocupe, você pode instalar o Webtop depois novamente. Se precisar do Webtop, me pergunte nos comentários.

Agora abrimos novamente o BootMenu e nos preparamos para a instalação da outra ROM.

Clique em “Reiniciar/Desligar” e selecione a opção “Recovery do Bootmenu” e depois OK.

      

Dentro do Recovery selecione, usando os botões de volume, o “Mounts & Format” e com o botão Power você seleciona.

Dentro dela, selecione  o item “- mount /webtop”. Se estiver escrito ‘unmount então pule e já vá até “- format /webtop” e selecione com o botão Power e depois navegue até “- Yes – Format” e selecione.

Volte (com o voltar do celular mesmo), vá até reboot options e selecione reboot.

   

Convertendo a ROM para funcionar com o BootMenu

Ok, agora para a instalação da ROM.

Estarei testando a ROM MIUI daqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1756659

Para poder usar esta ROM eu tenho que estar com a “stock” 4.0.4, ou seja, não preciso mudar nada. Já está com ela.

Neste caso específico eu estarei instalando a MIUI como segunda opção, ou seja, terei a ROM Stock (original) como boot normal e a MIUI como 2ª ROM (assim posso ficar alternando entre uma e outra sempre que eu quiser.🙂

Para poder fazer isso, preciso primeiro converter a MIUI para funcionar no Razr.

Cada ROM tem uma forma diferente de instalar, então procure saber como fazer quando se usa o BootMenu ao invés do SafeStrap (método diferente de desbloqueio do Razr).

Copie a ROM que você baixou para o seu Razr. Abra o BootMenu. Selecione “Conversor de ROM”. No nosso caso, as opções “Instalar BootMenu hijack” e “Modificar updater-script” serão as únicas opções selecionadas. A 3ª opção só será usada no caso de ROMs que foram criadas para serem usadas com o SafeStrap.

Não selecione a 3ª opção quando for converter a ROM MIUI! NUNCA!

Clique em “Converter um instalador zip”. Se você enviou para a memória interna então o arquivo estará em “sdcard”. No meu caso, o arquivo é “miuiandroid_umts_spyder-2.10.19.zip”. Seleciono e aperto OK. A conversão demorará um pouco, então espere.

   

   

      

Agora que temos a ROM convertida, podemos instalar.

Instalando a ROM convertida

Provavelmente o BootMenu irá dar pane e fechar (aconteceu aqui, então já aviso o que pode acontecer). Abra o programa novamente, vá em “Gerenciar Sistema 2” (pois deixaremos 2 ROMs instaladas), clique em “Instalar um pacote zip”, vá até a pasta onde estava a ROM que você baixou e selecione a “BM_nomedarombaixada.zip”. Caso exista o arquivo GApps para instalar também, repita a operação de seleção do arquivo para não dar problemas depois. Pressione OK.

      

        

Deixe-o instalar a ROM e aguarde. Neste passo o BootMenu Manager reiniciará o seu Razr e iniciará a instalação da ROM e tentará reiniciar. Neste caso precisamos esperar ele reiniciar, voltar ao BootMenu e selecionar “Configuração do BootMenu”. Nesta configuração alteraremos o sistema para o sistema 2. Eu aproveitei para renomear as ROM para “Stock” e MIUI e selecionei o sistema 2 como padrão. Clique em “Aplicar alterações”. Saia do programa, desligue o celular e ligue novamente.

      

Depois do reinicio será mostrado para você uma tela diferente onde você deve clicar nela para que apareçam as opções de ROMs que você quer (estas imagens não são minhas, por isso os nomes estão diferentes). Quando aparecer a primeira das telas abaixo, clique na tela em qualquer lugar. A segunda tela é a de seleção da ROM que você quer usar.

   

No meu caso, está o nome “Stock” e MIUI nas duas primeiras opções.

O básico é este. A vantagem é poder alterar a segunda ROM sem medo de perder a primeira (desde que você siga exatamente o que está no tutorial).

Para voltar para a ROM anterior, reinicie o celular e siga os passos das duas telas mostradas anteriormente e selecione a outra ROM. Simples assim.😉

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Agradecimentos? Deixe seu comentário.

6.7.2-180_SLC-29

Comentários em: "[Tutorial] Instalando uma ROM em seu Motorola Razr." (20)

  1. Opa, boa tarde!É só executar, mas faça um backup da memoria interna do telefone caso deseje.Não vai ter adiantado deixar os arquivos da rom na memoria do telefone neste caso porque o super wipe vai deletar.Segundo o tópico oficial o dev diz que é obrigatório caso vc esteja em alguma rom que não seja dele e dispensável se estiver vindo de outra versão do Revolution HD.

  2. Lucas disse:

    Amigo, caso eu faço dual boot, mas depois restaurar o webtop… e possível?
    vi um aplicativo chamado NEBTOP que faz funfa o webtop, será que isso resolveria o problema? Dual boot com webtop?

  3. Lucas disse:

    mas e se eu depois de ter feito dual boot, quiser voltar a ter webtop,é possível restaura-lo?

    • Se você fez um nandroid antes de criar/instalar a segunda rom então é só recuperar o nandroid. Caso contrário, instale uma rom stock..

  4. Lucas disse:

    amigo não consigo fazer mount na partição webtop…da erro…sabe alguma solução?

    • Qual erro que dá?
      O BootMenu foi instalado corretamente?
      Quando você chega no “Mount webtop”, você conseguiu formatá-lo?

      • Lucas disse:

        Então amigo esse é o problema, não consigo dar Mount webtop, sempre que tento dá erro, e foi sim instalado corretamente… ou seja impossível formata-lo

        • Dúvida: está escrito ‘mount’ ou ‘unmount’? Se você deixar como ‘unmount’ ele não formata, você tem que deixar o ‘mount’ aparecendo (é como se fosse um disco rígido, você não pode estar acessando ele quando for formatar). Experimente reinstalar o bootmenu (desinstale antes pelo próprio programa) e veja se corrige.

  5. Guilherme Oliveira disse:

    Estou com um problema no meu razr xt910, pois o meu celular depois de descarregar por completo na está ligando, pode me ajudar, tem algum software que me ajude a recuperar as funções do meu celular…ele só acende a luz brance quando coloco para carregar.

    • Não consegue nada de sinal de tela? Ele ainda está na garantia? Se estiver então mande para a Motorola.

    • Raphael disse:

      Remova a tampa traseira do razr e carregue a bateria com um carregador universal (direto nos polos da bateria) um carregador de 1000mah leva umas 15 horas pra carregar ‘-‘

  6. Guilherme Olivo disse:

    boa tarde estou com o meu razr i sem reconhecer o chip de qualquer operadora… ja resetei até como master rezet e não resolveu… oque eu faço???

  7. Fabio D'añcas disse:

    esqueci de instalar meu pacote de app do google utilizando o bootmenu, posso instala-lp logo após, normalmente depois de todo o processo executado ?

  8. Fabio D'añcas disse:

    testei algumas roms AOKP e gostei muito de tudo que visualizei, porém os problemas de “not work” (camera, googles apps e mídias) me deixaram trsites e retirei. vi num tópico que a cyanogenmod 10 é bem estável nesses pontos, porém ao instalar ela como segunda partição, fica no boot d cyanogen e não sai disso. tive que restaurar via RSD, o que pode ter ocorrido ? ela funciona de boa nesse sistema de dualboot ? será que teremos uma liberação oficial da jelly bean para o rarz (gsm) ? abraços

    • Já que já voltou para a original, procure ver se tem atualizações para o Razr.
      O lance do Razr é que você precisa usar a mesma versão em Android que você está usando na original, ou seja, se você está na 4.0.4 então tem que usar a mesma na outra partição. Se já esta fazendo isso então experimente formatar os caches (system e dalvik) e ver se dá boot.

  9. Cristian disse:

    Galera não existe a possibilidade de instalar o Windows Phone criando um dual boot? Já fazerem isso em aparelhos HTC. Fizeram uma nova partição no cartão de memória e assim instalaram os dois sistemas.

    Eu era usuário de WP e agora comprei um aparelho com android. Queria ver se consigo colocar o WP nele.

    Aguardo informações.

    • Apenas o HTC HD2 faz esta troca de sistemas diferentes como de WP7 para Android. Nenhum outro tem esta facilidade. A maioria dos dual boot são entre versões diferentes do Android apenas.

      Experimente usar um launcher que emule o Windows Phone.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: