Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Conforme já havia anunciado, a  Adobe encerrou hoje o suporte a novas instalações do Flash no Android.

O Flash Player ainda está disponível na Play Store, mas é apenas uma questão de tempo até que já não seja mais possível realizar novas instalações. A Adobe passará a promover apenas atualizações críticas e de segurança até setembro, quando então o desenvolvimento do Flash para dispositivos móveis será completamente encerrado. A empresa inclusive recomenda que os usuários que já tem a última versão do Android, Jelly Bean (4.1) removam o Flash player do dispositivo, pois podem haver graves problemas de estabilidade e compatibilidade.

Porém, existem muitos casos legítimos em que uma nova instalação pode ser necessária. Uma troca de aparelho, um factory reset, um full wipe para mudança de ROM, as possibilidades são inúmeras. Como fazer então? Continue lendo!

Nesse caso, a Adobe ainda deixará disponíveis os APKs por algum tempo para download. Porém, não sabemos ao certo por quanto tempo, então baixe logo os seus, neste link.

Segundo a empresa, o recomendável é utilizar o Flash apenas em dispositivos certificados para rodá-lo. Na prática não é isso o que tem acontecido, mas caso você queira tirar a dúvida e descobrir se o seu aparelho é oficialmente recomendado, confira a lista aqui.

Com o fim do desenvolvimento móvel do Flash, acredito que a tendência é que cada vez mais os desenvolvedores passem a se dedicar ao HTML 5, já que as pessoas não querem mais se preocupar com o tipo de tecnologia que seus sites favoritos utilizam. Elas querem apenas que eles funcionem. Se alguém acessa normalmente um site no desktop, e não consegue acessar no celular, tablet ou qualquer dispositivo móvel que seja (lembremos que a Apple, por exemplo, não suporta Flash desde o início), ela pode passar a acessar um concorrente que funciona.

Com mais esse golpe no Flash, e vindo da própria Adobe, quanto tempo deverá levar para que ele seja abandonado de vez, mesmo nos desktops?

Fonte: Blog Adobe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: