Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Hoje começou o Google I/O 2012, a gigantesca conferência em que o Google apresenta ao mundo aquilo em que esteve trabalhando nos últimos meses.

O primeiro dia foi cheio de novidades, em todas as áreas, do software ao hardware, apresentando inovações para consumidores e desenvolvedores.

Após o break, confira um resumo das principais notícias de hoje!

Android Jelly Bean (4.1)

Um dos principais anúncios foi a mais nova versão do Android. Chamada de Jelly Bean, trata-se de uma evolução do Ice Cream Sandwich. Seu número, 4.1 e não 5.0, indica que não se trata de uma revolução (como foi o salto do 3.0 para o 4.0) mas sim um incremento, acrescentando novas funcionalidades, mas principalmente continuando o trabalho de polir o Android, melhorando a experiência de uso trazida pelo Ice Cream.

Na busca de tornar o Android cada vez mais rápido, o Google anunciou que a partir desta versão, a interface irá rodar a 60 FPS, trazendo uma significativa melhoria de velocidade sobre as versões anteriores. Também foi trabalhada uma nova forma de previsão de toque, capaz de se adiantar ao que o usuário deseja fazer e assim proporcionar respostas muito mais rápidas.

O vídeo abaixo mostra em câmera lenta o comparativo do Jelly Bean com o Ice Cream Sandwich.

Além da velocidade, a interface também recebeu polimentos menores, mas sensíveis. Ao adicionar um widget à tela inicial, por exemplo, ele pode ser automaticamente redimensionado, e caso o posicionamento dos ícones não permita que o widget se encaixe, os ícones serão automaticamente arranjados, liberando o espaço necessário.

O reconhecimento de voz também foi melhorado, e não irá mais depender de uma conexão de dados para funcionar. Infelizmente essa funcionalidade só virá em inglês inicialmente, e deverá levar algum tempo até que seja habilitada em português e em outras línguas.

As notificações também passaram por uma total remodelagem, e agora apresentam muito mais informações, inclusive com fotos ou conteúdo dinâmico.

A notificação de uma chamada perdida, por exemplo, permite retornar a chamada diretamente. Notificações de apps de notícias podem exibir atualizações em tempo real.

O novo sistema de buscas do Google, chamado Now, será integrado ao Android, e se propõe a fornecer respostas rapidamente, ao estilo Siri, mas mesmo que o usuário não peça especificamente. Por exemplo: Ao chegar à estação de metrô, o Google Now pode fornecer os próximos horários de partida e destino, ou calcular uma rota mais rápida durante momentos de tráfego, caso o usuário esteja de carro.

Além do Google Now, haverá ainda um assistente pessoal mais parecido com a Siri propriamente dita, capaz de responder perguntas diretas, como por exemplo: “Como está o tempo em Nova York?”.

Assim como o reconhecimento de voz offline, estas funções estarão disponíveis primeiro em inglês e com localização americana, mas em breve deveremos ver a expansão para o restante do mundo.

No vídeo abaixo, conheça o Google Now:

Além de tudo isso, uma novidade muito bem vinda é a introdução das atualizações Smart. Com elas, as atualizações de aplicativos não irão mais necessitar baixar todo o app novamente. Será feito apenas o download das modificações de versão, o que irá reduzir em muito o consumo de dados e aumentar a velocidade dos updates.

O Jelly Bean chegará primeiro aos telefones Galaxy Nexus e Galaxy S e ao Tablet Motorola Xoom, e está previsto para o meio de julho, mesma data em que será disponibilizado o código fonte para os desenvolvedores.

Nexus 7, o tablet oficial do Google

A família Nexus ganhou novos membros.

O primeiro é um tablet de 7 polegadas, com resolução de 1280×800, que já virá com o Jelly Bean, e estará disponível para venda a partir de Julho.

Com o novo aparelho, que será fabricado pela Asus e terá preços a partir de US$ 199,00, na versão de 8gb, o Google busca popularizar ainda mais o mercado de tablets.

As especificações não são nada modestas, e contam com um processador Tegra 3 Quad Core, roando a 1.3ghz, 1 Gb de Ram e espaço interno em versões de 8 e 16 gb.

O acabamento é emborrachado, e segundo quem já testou, muito agradável ao toque.

É interessante também o fato do tablet contar com uma conexão micro usb padrão, e nada de formatos proprietários obscuros.

Nexus Q, mídia social em casa

O segundo membro da família trata-se de uma central de mídia conectada à nuvem. O conceito pode parecer estranho a princípio, mas se bem executado pode se tornar muito interessante.

A ideia tem inúmeros usos. Em uma festa, por exemplo, as pessoas poderão, através de seus telefones Android, se conectar à central de mídia da casa e compartilhar suas próprias músicas, tudo sem fio e em tempo real. Bem interessante para apresentar aos amigos “aquela” nova música interessante ou um novo vídeo interessante.

Ainda precisaremos de mais detalhes sobre o aparelho para tirar as devidas conclusões, mas parece uma clara iniciativa em direção à centralizar a multimidia doméstica.

Google Glass

Óculos futuristas, rodando o Android bem em frente de seus olhos. O anúncio do projeto Google Glass já havia sido feito há algum tempo, e temos um vídeo demonstrando o que ele pode se tornar:

Até hoje, porém, o projeto limitava-se a poucas pessoas do alto escalão do Google, e raramente eram vistos fora do Complexo Google.

Com o anúncio de hoje, os óculos estarão disponíveis para pré venda. A princípio, apenas para desenvolvedores que estavam presentes na I/O, e serão entregues a partir do próximo ano.

O preço ainda é absurdamente alto, US$ 1500,00, mas é sempre importante lembrar que este preço não será o da versão final, produzida em grande escala para o consumidor, que deverão custar muito menos.

Confira abaixo o anúncio que foi apresentado na I/O 2012:

É muito interessante ver alta tecnologia assim começando a sair dos portões do Google e caindo nas mãos dos desenvolvedores. É um grande passo em direção ao produto final, que deverá ser um gadget revolucionário.

O próximo ano realmente promete muita coisa!

Comentários em: "Muitas novidades no Google I/O 2012" (1)

  1. edbertin disse:

    Google está apostando forte mesmo….

    Gostei das novidades, resta saber se 4.1 vai sair para aparelhos mais antigos, digo tipo SII e semelhantes ou somente para mais novos com Nexus S, SIII , HTC ONE X em diante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: