Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Recentemente comecei a me interessar por instalar uma ROM alternativa no Motorola Atrix.

Estava usando o sistema original da AT&T, com Android 2.3.4, e já queria há algum tempo instalar uma ROM. Só não havia instalado ainda pois não tinha encontrado uma ROM realmente interessante. A última versão estável da CyanogenMOD7, chamada Ba2tF (Back to the future) foi lançada no início de novembro, e dentre outros problemas, não tem suporte ao sensor de digital.

Procurando por alternativas, acabei por encontrar a Rom Neutrino, atualmente na versão 2.2. Já posso adiantar que o resultado é excelente. Confira!

A Rom tem ainda inúmeras outras funções, e seria complicado mostrar tudo no vídeo, mas algumas coisas interessantes que posso ressaltar são:

– Previsão de discagem: Quando começa a discar um número, ele auto completa os nomes ou números que equivalem ao inicio digitado. Já me acostumei com essa função e é essencial pra mim agora.

– Camera melhorada: A rom vem com um programa de câmera muito mais interessante que o original da motorola, com suporte a estabilização de imagem e melhor qualidade nas fotos.

– HDMI Mirror: O que estiver rodando no celular pode ser diretamente enviado a um outro monitor ou TV através do cabo HDMI (audio e video são suportados).

– Navegação pelo sensor de digital: Acredito que os bugs e falhas que tenho aqui são por conta do meu sensor, que parece não estar funcionando muito bem. Pode ser algum problema no meu hardware, pois testei em outras roms e também não tive bons resultados. Assim, as falhas não devem ser culpa da Neutrino, pois não vi mais ninguém reclamando. Quem testar no atrix, por favor avise nos comentários!

Achou interessante? Gostaria de testar também? Siga os passos:

Antes de iniciar o tutorial de instalação propriamente dito, cabe aqui a velha frase, que tanto conhecemos:

Este procedimento irá alterar os arquivos de sistema do seu aparelho, e toda atualização deste tipo envolve riscos. Não nos responsabilizamos por danos que possam ocorrer, tudo é feito por sua conta e risco.

As etapas a seguir foram executadas com sucesso no meu aparelho, mas podem não funcionar exatamente da mesma maneira para o seu. Se tiver dúvidas, comentários, sugestões ou problemas, avise nos comentários que ajudaremos no que for possível. Lembre-se de seguir cada passo corretamente e com calma. Antes de mais nada, carregue sua bateria (uma falha de atualização por falta de bateria pode brickar o telefone) e faça o backup de seus aplicativos (em caso de dúvidas, temos um tutorial já publicado aqui no site). Tudo preparado? Então, vamos lá:

1) Carregue sua bateria e certifique-se de que seu Atrix já tenha acesso Root e possui o bootloader destravado (a palavra Unlocked deve aparecer no canto esquerdo durante o boot do telefone).  Lembre-se também que você precisará apagar todos os dados do telefone, o chamado Full Wipe.

A Rom Neutrino é muito pequena, e um dos motivos para isso é a grande quantidade de “add-ons” disponíveis. Você pode instalar a Rom base e em seguida instalar os módulos adicionais que for realmente precisar.

Baixe os arquivos que desejar instalar da relação abaixo, e copie-os para a raiz do seu cartão SD.

IMPORTANTE: NÃO DESCOMPACTE OS ARQUIVOS. COPIE OS .ZIPs EXATAMENTE COMO FORAM BAIXADOS.

ROM Neutrino 2.2 EE – A Base da Instalação.

Adicionais:

Google Aps – Adiciona os programas fundamentais do Google, como o Market e Gmail.

Sync – Adiciona suporte para sincronizar seus dados de contatos e calendário com a conta do google.

Pacote de Linguagens – Suporte a outras linguas, que não o inglês. Incluso aqui o português brasileiro.

Gtalk – Acrescenta o Gtalk ao pacote básico de aplicativos do Google.

Media – Adiciona os sons de notificação e toques da CyanogenMod.

Live Wallpapers – Adiciona o suporte a Live Wallpapers e também acrescenta os Live Wallpapers padrão.

Dock de Carro – Aplicativo para aqueles que utilizam o Atrix na dock veicular.

Relógio na direita – Alinha o relógio da barra de notificações no lado direito, ao invés de deixar no meio, como é o padrão da ROM.

GPS Mod – Esse módulo é especial. Ele é o único que deverá ser descompactado. Todos os outros devem permanecer em zip, exatamente como são baixados. Apenas o zip do módulo gps deve ser aberto para pegar o arquivo específico do país em que o celular vai ser usado. No caso brasileiro, navegue pela pasta da américa do sul e extraia o arquivo Brasil.zip. É este zip que deve ser colocado no SD.

Outras versões da rom Neutrino:

Rom Neutrino 2.2 GT – Versão com overclock de 1.3GHz. Melhora a performance, mas consome um pouco mais de bateria.

Rom Neutrino 2.2 GT+ – Versão com mais overclock (1.45GHz) e melhorias para aqueles que querem máxima performance e não se importam com a bateria.

2) Caso já tenha um recovery alternativo instalado, pule direto para o passo 5. Caso contrário, instale o app Rom Manager, que é gratuito, pelo Market. Depois de instalado, abra o programa e selecione ‘Aplicar recuperação ClockworkMod’. Procure o Motorola Atrix 4G na lista de modelos disponíveis que abrirá. Selecione e espere o programa baixar e instalar. Após tudo instalado, aparecerá a tela abaixo:

3) O recovery do Rom Manager não possui todas as opções e suporte que o Recovery do RomRacer. Por isso eu o prefiro. (Lembre-se que o RomManager é um Recovery genérico, e o RomRacer é específico e pensado para o Atrix).
Baixe o arquivo, copie-o para o cartão SD, e selecione, no ROM Manager, a opção “Reiniciar para Recuperação”. Será pedido acesso Root e então o celular irá reiniciar, entrando no modo Recovery padrão da Rom Manager.

4) No modo recovery, selecione a opção Install zip from SD. (para navegar pelas opções use os botões de volume, e use o botão do sensor de digital para dar ok) Selecione o arquivo CWM-recovery-blue-atrix5.zip que você copiou no SD e mande instalar. Após concluir a instalação, reinicie o telefone. Abra novamente o Rom Manager e selecione novamente a opção “Reiniciar para Recuperação”. Desta vez o telefone entrará no Recovery azul, como na foto a seguir:

5) Agora é a hora de fazer o backup completo da sua Rom atual (o chamado Nandroid). Mesmo que você já tenha feito o backup de seus aplicativos antes de começar, é bom ter uma cópia completa de segurança, para ser possível voltar facilmente à sua forma atual caso algo saia errado ou mesmo caso você não fique satisfeito com a Rom Neutrino. Selecione a opção backup and restore, escolha onde será feito o backup, se na memoria interna ou no cartão SD. Uma das vantagens do Recovery RomRacer sobre o original do RomManager pode ser encontrado aqui. Ele consegue fazer backup inclusive da partição webtop (proprietária e fechada, pela Motorola), coisa que a RomManager não é capaz.

6) Terminado o backup (que pode levar algum tempo, de acordo com a quantidade de dados que você tenha), Selecione +++ Go Back +++.
Agora é o momento de apagar TODOS os dados do celular. Siga as opções na ordem a seguir:

wipe data/factory reset,
Go Back
wipe cache partition
Go back
Advanced,
Wipe dalvik cache,
Go Back

7) Agora iremos instalar a Rom propriamente dita e seus adicionais.
Navegue até a opção install zip from SD card. Selecione o local em que você copiou  os arquivos e mande instalar o arquivo base da Rom neutrino. Depois de instalado, selecione Go Back, e novamente entre na opção de instalar o zip. Repita o procedimento até ter instalado todos os adicionais que você irá usar. Obs: Não é necessário reiniciar o celular antes de instalar os add-on. Pode-se instalar a Rom base e em seguida os adicionais, no mesmo momento.

8) Terminada a instalação do último adicional, Go Back novamente e selecione “Reboot system now”. O telefone irá reiniciar. Neste momento, muitas pessoas relataram que existe um bug que faz alguns aparelhos ficarem travados no logotipo da Motorola, pois o comando reboot não reinicia totalmente o celular, mas apenas parte do sistema.
Caso isso aconteça com você, basta tirar a bateria, aguardar alguns segundos, colocar novamente e ligar outra vez.

O telefone irá demorar muito mais que o comum para iniciar. Não se preocupe, pois isso é normal. O Atrix estará recriando todos os caches e sistemas de arquivos que foram removidos. As próximas inicializações serão muito mais rápidas.

Iniciado o telefone, sua nova Rom está pronta para usar. Espero que gostem.

UPDATE: Ontem (18/03/2012) o time da CyanogenMOD publicou a versão 7.2 RC1, com suporte oficial ao Atrix. O procedimento de instalação é idêntico ao da Neutrino, então basta seguir o mesmo tutorial publicado neste post. A unica mudança é que não existem os “add-ons”. Basta baixar o arquivo da ROM aqui e o pacote de aplicativos do Google aqui. Recomendo também baixar o update do Google Talk, que adiciona suporte a video chamadas.

Já atualizei o meu Atrix e ficou muito mais rápido. Recomendo!

Fonte: Fórum XDA

Anúncios

Comentários em: "Tutorial: ROM Neutrino 2.2 – Motorola Atrix – ATUALIZADO com CM 7.2" (117)

  1. Walter, as nightlies do Ba2tf ativam o sensor de digital sim, até com navegação.
    O único e irritante problema com ela é que recebo umas 15 vezes cada SMS, tem alguma coisa que não consigo resolver.

  2. Sim, as nightlies tem suporte ao sensor, mas também alguns outros bugs como você disse.
    A Ba2tF é a versão “estável”, mas não tem suporte a muita coisa, e por ser “antiga” (novembro) já está bastante desatualizada com relação às nigthlies.

  3. Lucena disse:

    Obrigado pelo tutorial, me encorajou a desbloquear o bootloader e instalar a rom.
    Comentários sobre a rom:
    – A transição das telas iniciais (home e laterais) ficou muito suave, porém na grade de aplicativos a transiçao de tela não ficou tão suave.
    – Ainda não acostumei com a câmera, para fotos parece que desenquadra pra direita e para vídeo parece que fica um pouco quadro a quadro, na resolução máxima que diz que é “só” 720p.

    É necessário formatar em ext4 para receber os benefícios, ou é feuto automático na instalação?
    Ainda estou com didicudade para instalar o dicionário que corrige as palavras enquanto digito e testando outros papéis de parede não consegui voltar mais para o original que estava bom demais, você sabe me dizer qual o diretório que está? Não achei de jeito nenhum.
    digito

    • Lucena, estou tendo aqui o mesmo problema de não ficar suave a transição na grade de aplicativos. Que launcher você está usando? Uso aqui o Launcher Pro, e pelo que o autor da rom disse, isso é um bug dele. Se você estiver tendo problemas com outro launcher, é bom para poder entrar em contato e tentarmos descobrir a causa.

      Sobre a camera, é possível voltar à original, caso queira, o link é: http://api2.ge.tt/0/8MQ5R5D/1/blob/download

      O ext4 não é aplicado automático, é preciso formatar antes para receber os benefícios, mas não posso ainda te dizer se realmente compensa, pois não fiz no meu. Vou testar com mais tempo e posto os resultados.

      Estou usando o teclado Swype, que tem um dicionário próprio, então não tive esse problema. Já tentou usar algum teclado alternativo, como o SwyftKey, SlideIT ou Swype?

      Existe um addon que re-adiciona o papel de parede original da ROM caso ele se perca dessa forma. Segue o link: http://api2.ge.tt/0/8MQ5R5D/21/blob/download

  4. AllAtriX disse:

    Posso usar este mesmo procedimento para instalar outras roms?
    O clockwormod pode ser instalado sem o bootloalder destravado?

  5. AllAtriX disse:

    Posso usar esse procedimento para outras roms?
    O clockwormod pode ser feito sem o bootoalder estar destravado?

  6. Alain disse:

    obrigado vou tentar…

    mas se eu instalar a rom mesmo sendo pela memoria interna não tem problema, tem?

  7. Alain, se você estiver com a rom Stock, também existe um outro problema, que eu tive aqui: Ela recupera o recovery original a cada boot.
    O sistema executa o arquivo /system/etc/install-recovery.sh a cada reboot. Esse arquivo verifica a partição de recovey e se encontrar diferenças do que ele espera, ele recupera o recovery original. A solução é renomear ou excluir esse arquivo usando o root explorer, aplicar novamente o recovery e reiniciar.

  8. Henrique Valverde disse:

    Estou tendo um probleminha com a capa dos álbums com dessa rom. Em qualquer aplicativo de música, não há nenhuma arte para o álbum, embora exista uma arte embebida nos arquivos mp3.

    Não estava tendo problema com a stock rom nesse sentido, embora a mesma não reconhecesse o tag artista do álbum, o que terminava por bagunçar minha biblioteca.

    Notei que inclusive o Player Pro não consegue mostrar a arte customizada para cada artista que ela sempre mostrou.

    Alguma dúvida do que possa ser?

  9. Henrique Valverde disse:

    Meu problema anterior acho que está relacionado com arquivos armazenados na memória interna. A Rom vem mesmo com alguma restrição ao uso da memória interna? A câmera não tira foto sem a presença de um cartão, também não é possível baixar nenhum arquivo sem um cartão sd, e ao baixar gerenciadores de arquivos eles automaticamente são direcionados para a pasta onde deveria estar os arquivos do cartão sd.

    É possível resolver isso?

  10. Alain disse:

    o tuto do Rom racer para instala-lo e depois instalar a Rom com ele?

  11. Henrique, eu sempre usei o Atrix com cartão SD, mas não me lembro de ter visto ninguem comentar sobre qualquer limitação quanto a usar a memória interna. Em teoria, tudo deveria funcionar a contento. Vou tentar entrar em contato com o autor da rom no xda para ver se existe algum relato de problema semelhante.
    Já tentou utilizar a versão mais nova do Google Music? Ele é um pouco mais pesado, mas é mais completo também. Caso não tenha, me avise que posto um link com o arquivo necessário (já que infelizmente, não podemos baixar diretamente pelo Market no Brasil, ainda).

  12. Alexandre disse:

    Walter, seu artigo é muito legal e me deixou interessado em experimentar uma rom personalizada no meu Atrix, mas tenho algumas dúvidas:
    1) A rom Neutrino tem os drivers da GPU tegra 2?
    2) Como é a compatibilidade dos jogos 3d nesta rom? O market reconhece os jogos compatíveis com o Atrix como na rom oficial da Motorola?
    3) Webtop, *dock e central de lazer funcionam nesta rom?
    4) Poderia fazer uma review desta rom incluindo testes de alguns títulos de jogos 3d, como por exemplo Shadowgun, Dead Space e Need for Speed Shift, assim como testes também nos sistemas webtop, *dock e central de lazer?

    Valeu!

    • Alexandre, que bom que gostou do artigo. Seguem as respostas:
      1) A rom conta com suporte total ao Tegra2. Tudo funciona perfeitamente, pode ficar tranquilo.
      2) O Market reconhece sim, é como se estivesse com a Rom da Motorola, pois ele se baseia no arquivo build.prop, que informa para o Market apenas que o aparelho é um Motorola MB860, rodando android 2.3, e o Market se encarrega de verificar as compatibilidades.
      3) Webtop não funciona, infelizmente. Mas não tenho aqui a dock e central de multimídia para testar. Pelos comentários que li, a central funciona, mas não tenho como ter certeza. 😦
      4) Posso tentar fazer um review rapido com games sim… assim que sobrar um tempinho no fim de semana tento organizar isso, mas como não tenho a dock e central, não irei poder fazer essa parte.

      • Alexandre disse:

        Valeu pelas respostas Walter!
        Eu tenho como testar a central multimídia e o dock padrao, mas queria uma maneira de reverter caso algo dê errado. Você teria a última rom retail br official e um roteiro pra reverter?
        Os resultados que eu obtiver eu poderia passar para você incluir no seu artigo. Eu já fiz root com o SuperOneClick, mas sou iniciante no android e não sei verificar se o boot já está destravado também. Se interessar a proposta, passa para o meu email o que puder ajudar.
        Grande abraço.

  13. Olá walter, conforme estava comentando no seu video do youtube, refiz pela 3 vezes a instalação desta ROM, com os adicionais inclusos, lite gapps, gps brasil, pacote de linguagem tts voice, agenda e calendário, enfim coloquei os que me interessam, e adivinha?? permanece misto as minhas configurações, está do mesmo jeito como comentei no youtube. Cheguei a pensar que talvez fosse o adw launcher, mas mesmo com o GoLauncher, as configurações continuam em ingles e pt-br.
    abraços e até mais.

    • Testei aqui o Golauncher e também fico com as configurações misturadas em inglês e português. Parece ser algum problema dos launchers. Enviei inclusive um feedback aos desenvolvedores, se receber alguma resposta eu publico por aqui.
      Testou o Launcher Pro? Eu uso ele aqui e não tenho esse problema…

      Abraço!

  14. Lucena disse:

    Olá Walter, como vc deixou aquele efeito de zoom quando vc entra nos aplicativos e configurações? no meu aqui não tem isso.
    Até mais!

  15. Olá Lucena!
    Entre em configurações, Tela, Animação.
    Ative a opção de Todas as animações de janelas são exibidas. Por padrão a Rom vem com a opção de mostrar apenas Algumas animações.
    Está gostando da Rom? Achou mais pontos positivos ou negativos?

  16. Lucena disse:

    Tentei o q vc escreveu e não deu certo, mas não tem problema, valeu.
    Pontos positivos:
    São os que vc já escreveu, acrescento que tb gostei do tema escuro, acho que ajuda no consumo de bateria, que aliás está muito bom.

    Pontos negativos:
    – Câmera tirando foto para direita (pode ser resolvido baixando outra galeria pelo market e desinstalando a galeria original da rom pelo titanium bkp.
    – Filma quadro a quadro, porém se reproduzir pelo mx player com os codecs instalados a reprodução fica melhor do que se vê durante a filmagem. Estou pensando em instalar o fix da câmera.
    – A rolagem da grade de apps para mim não ficou muito lisa.

    De qualquer forma gostei bastante da rom, porém foi a primeira não oficial que eu instalei não tenho como comparar com outras.
    Até

  17. Lucena disse:

    cara, eu instalei a morrisoft que é uma variação da Neutrino e estou muito satisfeito.
    Não tem nenhum dos pontos negativos que eu citei acima e além disso tem a função de completar/corrigir as palavras em português do brasil com a “biblioteca” equivalente a rom oficial.

  18. Bom walter, instalei o Launcher Pro e o bug se manteve, eu gostei muito da Rom , mas alguns bugs ou detalhes me incomodaram um pouco. Irei testar outra rom , talvez uma GingerMod.
    Mas valeu pelas dicas e info postadas aqui, são de extrema ajuda a todos, grato.

    • Não esqueça de compartilhar aqui com a gente sua experiência com outras Roms!
      É sempre bom ter mais opiniões para escolher aquela que mais agrada a cada um.
      🙂

  19. GLADS disse:

    amigo meu atrix nao reconhece o cartão SD, da pra fazer isso a partir da memoria em massa ou de outra forma?

  20. GLADS disse:

    Consegui =D instalei da colocando na memoria em massa “install to internal SD card” funcionou ;D

  21. Parabéns pelo autor do tópico.conheci hoje o site e ja li muitos topicos site realmente muito bom.
    Comprei um atrix a 1 mes e ja mexi demais, ja destravei o bl , testei várias roms,essa ai que você disse eu testei ela nas 3 versoes, a 2.2 a gt e a gt+ realmente ficou bem leve, rapida..apenas voltei pra stock 2.3.6 da ATT por conta do teclado q nao consegui fazer funcionar o original droid-x em uma custom..

    Mas a rom é muito boa, rapida e apnas 49 mega sensacional
    Parabens pelo topico.. e pelo site também.

    • Valeu o elogio! Que bom que gostou do site!

      Quanto ao teclado, eu uso aqui o Swype, já viciei nele e não consigo usar outro.
      Chegou a testar algum outro teclado? SlideIT também é muito bom, mas é pago.
      O Swype Beta é gratis, é o que eu uso aqui e gosto muito.

  22. Olá walter, ao invés de partir para outra rom, decidi permanecer na Neutrino msm e finalmente consegui deixá-lo 100% pt-br. Para isso eu instalei o add-on language por último.
    Espero que esta dica ajude aos demais que tiveram o mesmo problema que eu. t+

  23. GLADS disse:

    Ja saiu a versão 2.5 ;D atualiza ai pra gente

  24. Olá, o HDMI mirror funcionou normal no seu? No meu ele não funciona, conecto o cabo nele e na tv e nada acontece.

  25. glads disse:

    To usando a 2.5 ta funcionando legau, ficou ate mais rapido do q a 2.2 deu nenhum problema na apn, a bateria ta do mesmo jeito de quando eu usava o gingerbread dura um dia pq eu nao paro de mecher nele xD, testei e nao deu nenhum problema ate agora

    Tem alguma rom cm7 para atrix sem ser a neutrino
    desde ja agradeco a atencao

  26. Mateus disse:

    Boas…Tudo ok, porem um problema, veio sem teclado, como faço para instalar um ?

    • Mateus disse:

      Boas…Ja resolvi, refiz todo o processo e o teclado apareceu… Uma dica : n fazer wipes logo apos a instalação, se não quiser ficar sem teclado, hehehe

  27. Mateus disse:

    Boas…Mais uma duvida : fiz o backup pelo android recovery antes da instalação, para voltar a rom 2.3.6 retail que eu tinha, e so restaurar pelo recovery ? fussei algumas horas esta rom, de fato , ela e bem rapida, porem , n tem nada…sem motoblur é uma beleza, porem, sem comando de voz , n vira…perde-se a dock tbm… tem o problema da camera…se fizesr wipe logo apos instalação, perde-se o teclado tbm… E a 1ª vez que experimento uma rom que n seja oficial, e sinceramente , na minha opinião, n gostei muito não…tbm perde-se no destop, são apenas 4… botoes fixos, apesar de personalizaveis , são apenas tres e n 4 …acredito que n terei mais saco para testar outras funções…de fato , existem algumas melhorias, mas como diise, acho que n vale a pena… grato e no aguardo

    • Mateus, tudo depende de você instalar os add-ons e depois instalar os outros apps que você usa. Para o reconhecimento de voz, você precisa instalar via Market a “Busca por voz“. Para a dock, existe um add-on, você consegue usar a parte multimídia, mas não vai funcionar o webtop (que eu não uso, não sei se você usa ai). Qual problema da camera? Aqui a camera está perfeita… mas se você quiser tentar outro software de camera, existe também o addon Default camera, que volta para a camera padrão da motorola.
      Sobre o “desktop”, você pode instalar, também via Market, o LauncherPro, que é infinitamente melhor que o padrão da motoblur, e também muito melhor que o ADW, que vem na Rom neutrino. Todos os botões passam a ser personalizáveis, você pode adicionar mais home screens, etc.
      Quanto ao teclado, realmente ele se perde se você fizer wipe logo após instalar a ROM, mas não existe nenhum motivo pra fazer isso. Você tem que fazer o wipe apenas antes. E além disso, é possível instalar outros tipos de teclados. Eu recomendo o Swyipe ou o Slideit. Qualquer hora farei um post sobre isso.
      O que mais ficou faltando? Até agora, eu não vi nenhum motivo para voltar para a rom original. O Ricardo voltou, mas ele vai dizer que motivos o levaram a fazer isso em algum outro post 😉

  28. Mateus disse:

    Boas…Agradeço e admiro as pessoas que compartilham conhecimento…ficou faltando uma duvida : fiz o backup pelo android recovery antes da instalação, para voltar a rom 2.3.6 retail que eu tinha, e so restaurar pelo recovery ?

    Na camera, pouco testei, mas percebi que a foto fica para a direita e no caso da filmadora , n da a opção de filmar em 1080p, uma das coisas que anceio, alguma sugestão ?

    Nunca fiz nenhum curso de informatica, porem , fuço o pc ha uns 10 anos , o que me fascina na area é aprender e geralmente depois de aprender determinado processo, geralmente volto ao ponto de partida, no android, ainda sou tao bebe quanto ao da propaganda do Itau, rsrsrs, porem , ja aprendi algumas coisas.

    Quanto ao teclado, seria o ideal instalar um no sd externo ? para n ficar sem, acaso venha fazer wipes ? ou o que sugere ?

    Com um suporte desses, vou me dedicar mais a conhecer a rom neutrino…agredeço mais uma vez os feedbacks, fico no aguardo das respostas, e vou postando minhas experiencias com a nova rom a medida que vou conhecendo-a melhor…

    grato e no aguardo

    • Esqueci dessa! Tem razão! Sim, se você fez o backup nandroid seguindo o tutorial, basta recuperar pelo recovery que fica tudo certo. Essa é a grande vantagem de manter sempre um backup, é bem fácil voltar ao estágio anterior caso algo dê errado ou se você não gostar.

      Vou fazer mais alguns testes com a minha camera… não me lembro de ter notado as fotos ficarem pra direita. Acho que vi algumas pessoas falando isso no xda, mas parece que não era problema da camera, mas sim do app da galeria, que não estava exibindo as fotos corretamente. Você chegou a tentar visualizar as fotos no pc pra ver se o problema persiste? Tentou o addon default camera? Algum deles pode resolver o problema. Mas não me lembro de ter usado o Atrix pra filmar em 1080p. Sempre filmei só em 720. Você já conseguiu fazer Full HD com ele?

      Eu gosto demais do teclado swipe, e é sempre uma das primeiras coisas que instalo quando coloco alguma nova rom. Pra facilitar o processo, eu peguei o arquivo apk dele e deixo em uma pasta no sd. Sempre que preciso colocar novamente, basta clicar nele e mandar instalar. Talvez você possa fazer isso também com um teclado que te agrade.

      É sempre bom se dedicar a aprender… eu sou assim também, quero sempre aprender mais e uma das formas que eu encontro é trocar conhecimento. Pra isso acho que o site é uma excelente ferramenta. Da mesma forma que coloco meus conhecimentos aqui, aprendo com os comentários e sugestões, por isso valorizo muito!

      Vá mandando suas experiências, que é exatamente esse o objetivo… sermos todos cada vez menos bebês hehehe

  29. Mateus disse:

    Boas…Jr, vc esta correto, o problema n esta no app da camera, e sim no app da galeria…no pc a foto aparece normal…Alguma sugestão para corrigir a galeria sem precisar troca-la ? afinal, uma das coisas que me agradou no neutrino foi a disposição da galeria, muito legal na minha opinião.

    Quanto a filmagem em full hd, nunca tive no atrix, porem , ja li varios posts em que relatam a a filmagem em 1080p com determinadas roms…essa é uma das funçoes que busco no atrix, afinal , um belo smart como o atrix , deixou muito a desejar na camera, mas acredito que com certos ajustes e apps, talvez possamos obter melhores resultados do hardware.

    Grato e no aguardo

    • Nesse caso então ficou fácil.
      Basta baixar o Cool 3D Gallery no Market.
      É exatamente a galeria da CyanogenMod, mas colocada no Market para ser usada por qualquer um. 😉

      Ah, apesar do nome ser Cool 3D Gallery, ela vai aparecer na lista de aplicativos como Galeria, mesmo, mas com o icone alaranjado e não rosado, como é o padrão da Neutrino. Estou usando aqui e ficou perfeita. O estranho é que no meu caso, as fotos ficam todas perfeitas em qualquer galeria, menos a última foto que eu tirei, que fica realmente cortada pra direita. Se eu tiro uma nova foto, essa é exibida pra direita, e a anterior fica normal, fazendo com que seja sempre apenas a última com problema. Tanto que eu nem havia notado isso.

      Andei pesquisando e notei que muita gente diz mesmo em algumas roms ter conseguido 1080p no Atrix. Vou fazer alguns testes e ver o que consigo aqui. Depois posto.

  30. Mateus disse:

    Boas…Jr, mais um detalhe que percebi: a principio , n tem como alternar para a camera frontal, neste caso, acho que so mesmo instalando o app da camera que vc citou anteriormente. Outra coisa que notei, por sinal muito interessante, é a opção de reiniciar ao apertar o botão power para desligar…Além de ser mais rapido que desligar e ligar novamente, algumas alterações necessitam uma reinicialização, bem como a instalação de apps acho prudente uma reinicialização. Algumas configurações que fiz, n chegou a solicitar reinicialização, porem desestabilizou o sistema e acabou reiniciando sozinho, ai estabilizou novamente.

    Quanto ao launcher, instalei o go launcher ex, até então , fantastico, com varias opções de personalização e efeitos interessantes, vale a pena conferir…

    Quanto ao armazenamento, a principio n conseguia visualizar o sd interno, fiz algumas alterações em cyanogenmod conf. ai apareceu , porem houve alterações no nome das pastas, sendo que , sd interno ficou em /mnt/sdcard ; sd-ext a pasta esta vazia ; e o sd externo aparece em /mnt/emmc…

    • Tive o mesmo problema que você usando a ROM Morrisoft (baseada na Neutrino) com o SD. Reconfigurei tudo, mas como eu já tinha recuperado meu backup alguns programas desapareceram, daí tive que reinstalar os ‘faltantes’, mas não gostei da ROM e voltei para a stock.

  31. Mateus disse:

    Boas…Preciso de um help, estou seguindo um tutorial para fazer calibração da bateria, pois achei que o cel descarregou mais rapido do que com a rom stock, penso eu que era para ser o contrario, e, tenho uma duvida : apos carregar os 100 % , abro o batery calibration e aparece 100% 4200mv com ele liagado na tomada…aplico a calibração, desconecto o cabo da força, ai aparece 100% 4187mv, esta correto ? n deveria aparecer 100% 4200mv tbm apos desconectar o cabo da força ? grato e no aguardo

    • Na verdade, não… assim que você desconecta ele da energia já começa a usar a bateria e baixar os mv.
      Pode ficar tranquilo que é assim mesmo 😉

  32. Wagner ... disse:

    Olá, pessoal!
    Instalei a ROM Home Base v4.5.9.1 seguindo o tutorial de RicardoWateva e depois de um tempo o telefone entro em loop (liga, faz o boot, depois de algum tempo faz reset) quando disse “sim” para instalar atualização de pacote Kernel-AT&T. Depois li o tutorial de WalterAndradeJr sobre o Neutrino e intalei a versão 2.5. Não gostei e um dos motivos foi não vir com o MotoBlur, o qual já vinculei com muitos dados pessoais e uso bastante. Fiz uma pesquisa e encontrei o projeto NottachTrix 4G (http://www.nottachtrix.com) e gostei bastante. Instalei, estou usando essa ROM e digo que é a melhor que já usei até agora. Deixo essa dica…

  33. Mateus disse:

    Boas…Jr, ja parti para outra rom, agora estou com a gm9, aparentemente, muito boa, porem , instalei ela hoje, e os testes mais a fundo virão nos proximos dias, a principio , parece ok…Lembra que comentamos acima sobre filmar em 1080p ? pois bem , nessa rom , em configurações da camera , tem essa opção…resta saber se , de fato os videos ficarão melhores mesmo…isso saberemos logo mais… fica ai a dica…abs

    • Muito bom, Mateus. Teria o link dessa rom para darmos uma olhada? Se puder, faça algum vídeo em 1080p e envie para o youtube, eu gostaria de ver a qualidade que o Atrix pode alcançar.

      Estou aqui pensando em fazer uma loucura e instalar o ICS Beta no Atrix pra ver como fica… 🙂

  34. Mateus disse:

    Boas…Jr, peguei o tutorial completo para instalação da rom ja com os links no tuto, n sei se posso postar aqui o link do tutorial…acaso sim, me avise que eu mando o link do site com o tutorial. Quanto ao video, acabei de enviar ao youtube pelo atrix, como mal mexo com isso, creio que demora algum tempo para o video aparecer na listagem do youtube…foi 1 min e pouco de filmagem e deu quase 97 megas, no cel informou que o envio foi concluido. Estou monitorando o youtube e assim que aparecer na listagem, mando o link…inté…

  35. Mateus disse:

    Boas…Jr, como disse, mexo tanto no youtube rsrsrs, dei uma fuçada la e ja achei o link e tbm descobri que n preciso esperar aparecer na listagem kkkkk. Segue :http://www.youtube.com/watch?v=vEb4xxRbHR0 O video n tem efeito nenhum, fiz no estalo, não alterei nada no atrix a n ser em settings opção 1080p O resto esta exatamente como veio na rom. Aguardo resposta sobre o link do tuto, e por gentileza, diga o que achou da qualidade do video…particularmente, n tenho do que reclamar..

    • Achei que o video ficou muito bom, Mateus! Manda o link que depois vou dar uma olhada. Mas estou tentado a instalar uma Rom Ice Cream Sandwich…. não sei se já tem 1080p liberado nelas, mas desconfio que não. Assim que eu testar eu conto as experiências… 😀

  36. Mateus disse:

    Boas…Jr , segue o link : http://atrixbrasil.com.br/viewtopic.php?f=47&t=1537 A que eu instalei ontem foi a gm9, mas vi no site que hoje saiu a gmd10 . Tenho uma duvida :Nas roms pode acontecer o mesmo que acontece nos apps ? ou seja, as vzs temos um app instalado funcionando bem, basta vir uma atualização do market e ele começa dar bugs…isso acontece tbm com as roms , tipo , de a 9 estar melhor que a 10 por exemplo ?

    Outra coisa: essa rom ice cream é a do android 4.,0 ? Vi um video no youtube de um atrix com uma rom android 4.0 mas n me recordo se é essa ice cream…no video pareceu bem interessante… aguardamos os feedbacks acaso venha a testar…grato e no aguardo

    • Mateus, é possível sim. Já vi vários relatos de roms novas que tem mais bugs que a antiga. Isso aconteceu com a própria Neutrino. Até onde vi, a 2.2 ainda é melhor que a 2.5, que tem alguns problemas como consumo excessivo de bateria.

      Toda versão nova, sempre pode conter algum novo bug que não foi visto ou não existia antes…

      Ice Cream é o Android 4, sim… estou muito empolgado com as mudanças que ele traz, pois já uso há algum tempo no Xoom e não vejo a hora de colocar no Atrix. Assim que testar eu comento aqui no site os resultados.

  37. Mateus disse:

    Boas…Jr, valeu as dicas… ficarei no aguardo dos resultados dessa rom acaso venha a instalar ice cream, de adianto, deve ser a mesma que vi no video então, parece muito boa, boa sorte aee…estarei acampanhando o topico. grato…

  38. Mateus disse:

    Boas…E ai Walter, blz…instalou a ice cream ? grato e no aguardo

  39. Então, Mateus. Por enquanto ainda não compensa o Ice Cream no Atrix. Muita coisa não funciona, alguns travamentos aleatórios, o navegador dá Force Close se você gira a tela.
    Ainda é uma ROM muito crua e precisa de tempo para melhorar.

    Instalei a CyanogenMod 7.2 Release Candidate 1 e o Atrix ficou fantástico. Tudo funciona, nada trava, está bem mais rápida que a Neutrino em todos os aspectos. Por enquanto vou usar a CM 7.2 e quando o Ice Cream estiver bom o suficiente, ai sim vou usar.

  40. cara,sou meio leigo,seria a primeira rom a ser instalada. Instalando só a rom ja estaria tudo ok? não é preciso instalar kernel,rádio ou alguma outra coisa? essa rom já tá defasada? tem alguma mais recente e estável pro nosso atrix?,vlw!

  41. Roberto Satch disse:

    Boa noite, pessoal estou com um problemão! Fui tentar recurar minha ROM original no atrix da At&t pelo Rom Manager ClockwordMod Recovery v5.0.2.0 e não deu certo! Agora quando ligo meu cel, depois da logo da motorola fica piscando uma tela com o nome ANDROID, pelo visto, deu pau no sis!!! To precisando urgente do SBF 2.3.6 para Atrix at&t, alguem tem???? já vasculhei toda a net e parece que a motorola mandou tirar tudo do ar!

    PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM!!!

    Obrigado

  42. Gilberto disse:

    Melhor tutorial que já li, parabéns cara, queria muito usar a função espelho do HDMI, agora vou poder jogar legal na tv.

  43. Valther disse:

    boa noite galera.meu atrix não esta mais funcionando a camera frontal tbm, alguem sabe dizer o quer é ????

  44. Diego Aquino disse:

    Instalei ontem a rom Neutrino 2.8, primeira custom rom que instalo, mas já uso android desde o lançamento do Milestone, adorei a velocidade, recepção gps, visual geral e algumas funções extras, mas tive uns probleminhas que citarei abaixo e espero que possam me ajudar?

    1 – Não consigo visualizar nenhum conteúdo flash nas páginas que acesso, seja videos ou conteúdo do site, existe alguma forma de solucionar isso?
    2 – As páginas só consigo acessar no formato mobile, quando mudo para web algumas dão “Página da web não disponível”, o que pode estar acontecendo?
    3 – Tenho percebido o som das chamadas mais baixo e ruidoso, o mesmo ocorre com o viva voz e reprodução de músicas pelo speaker?
    4 – Notei um glitch que vem ocorrendo quando mudo a orientação da app drawer de retrato para paisagem ou vice-versa, os icones ficam todos bagunçados, só resolvendo com um toque na tela para eles voltarem ao normal, você já ouviu algo a respeito?

    • Eu mesmo parei de usar a Neutrino enquanto o Walter usava e gostava. Eu prefiro usar a CyanogenMod ou stock, nenhuma outra me interessa. Fica a dica. 😉

  45. Ronald disse:

    Ola, tenho um atrix e quero atualizar meu sitesma para poder aproveitar melhor os recursos do aparelho. Mas sou professor e dou aulas utilizando o dock multimidia, nao uso o dock no modo wobtop ou para qq outra coisa, mas preciso manter a funcao multimidia da coisa. Alguem sabe se ele continua ativo nesta ROM?
    Valeu

    • No caso você usaria o HDMI Mirror, ou seja, o que está na tela do celular é refletido via HDMI?
      Exemplo:

      Neste caso, você poderia usar uma versão STOCK mesmo ao invés de uma ROM. Prefira sempre versões stock. Claro que a CyanogenMod e outras ROMs tem suas vantagens mas eu prefiro stock.

      Mas se você quiser uma ROM você poderia estar usando o HDMI Mirroring daqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=988852&page=27
      Leia, entenda, instale e use em qualquer ROm. 🙂

      Lembre-se: 99% das ROMs não possuem Webtop! Teste a ROM antes de usar em sala.

      • Ronald disse:

        Obrigado pela resposta, a função mirror é uma alternativa (inclusive sempre senti falta disso no atrix), mas dessa forma eu perco a comodidade do controle remoto do dock. Comprei o cel pensando exatamente nesse dock, nao o uso para emular um pc, alias acho o sistema lento, entao apenas salvo meus slides do power point em jpg e exibo como fotos, caso saiba de alguma idéia alternativa para manter esse brinquedo e tb conseguir dar um up no aparelho, serei mt grato.

        Valeu denovo.

        • Fica difícil oferecer uma rom pelo que você usa. O que você poderia fazer é usar um ‘office’ como o polaris ou o quickoffice para ler as apresentações sem precisar transformá-las em jpg. Fora isso, a stock ainda é a melhor no seu caso.

  46. thiagomn123 disse:

    Como eu instalo sendo que eu não tenho um sd card no meu atrix? so tenho a memoria interna de 16gb

  47. Irwing Wallace disse:

    meu celular não quer iniciar!! ele trava na tela do “M” de motorola e fiz o que voce disse tirar a bateria e colocar de novo mas não funcionou ele não liga! e quando vou colocar “Restore” ele aparece assim “error while restoring /system!” o que eu faço?

    • Experimente o seguinte:
      Coloque o Atrix em modo fastboot e digite no prompt “fastboot -w” e veja o que dá.

      Caso dê erro então pode ser que a instalação da ROM não tenha sido completada então você deve tentar baixar de novo e tentar reinstalar.

  48. Iraildo disse:

    Fiz todo o procedimento solicitado acima.
    Mas, já tem quase 60 minutos que está em uma tela com o nome de Neutrino, ai fica piscando, dizendo que está carregando isso é normal?

    • Não, não é.. Experimente fazer um “wipe” no cache do celular.
      Ou seja: Entre em modo de recuperação (CWM) e vá até o “wipe cache”, selecione, aceite.
      Vá até “advanced” e depois em “wipe dalvik”, selecione, aceite.

      Experimente novamente..

  49. Guilherme disse:

    Olá meu atrix 4g o mesm do video não está conseguindo ler o cartão de memoria oq eu faço……

    • Com qual ROM? Ou ele não lê nenhum? Você quer ler o cartão no Atrix? Já testou para ver se reconhece no PC? (liga o Atrix no PC e veja se aparece)
      Pode ser que você precise formatar o cartão SD ou ele esteja mal encaixado ou então com problema mesmo.

  50. rodreich disse:

    Bom dia Walter!
    Eu instalei a ROM neutrino e enfrentou problemas. Ou instalo sem gapps e pacote de idiomas,ou fico tentando varias vezes. Desistí e voltei a usar o cm9 mesmo com seus problemas.
    Será q pode ser o recovery? Estou usando touch.

    • Será que você não está instalando o gapps errado? As vezes é isso. Cada versão da ROM usa um diferente.
      Independente disso a Cyanogen é melhor mesmo. Já tive a Neutrino e tirei pois a minha noiva não gostou.

      • rodreich disse:

        Boa noite Ricardo!
        Pode ser,mas desisti e estou usando CM9,pena q não há drivers ainda.
        O bom da neutrino é o tema padrão,simples mas sem pecados… hehehehe

        • Verdade mas não vale a pena. A CyanogenMod sempre que dá é atualizada (para tirar possíveis bugs) então vale a pena deixar.

          • Boa tarde Ricardo!
            Mais uma vez te bajulando :$
            Recentemente fiz uma formatação no Atrix e,por acidente eu formatei algo q não deveria.Não lembro bem,mas acho que foi o sd.
            Na tela de boot,não aparece o M e sim um post,como num pc. (imagem abaixo)

            http://uploaddeimagens.com.br/imagens/foto0013-jpg

            Entro no recovery,consigo instalar a rom,mas ao final o touch não responde direito,ta tudo bagunçado.
            O que posso fazer para voltar ao normal?

          • O seu é AT&T??

            Que tela estranha.
            Se não for AT&T eu faria o tutorial de voltar o Atrix pra original pra depois refazer tudo de novo. Acho que é melhor.. Você deve ter apagado alguma coisa errada mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: