Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Está começando!

Se você possui um Motorola Xoom americano 3G ou WiFi então se prepare. Coloque uma ROM Stock no Motorola Xoom e espere. A dica é que o Ice Cream Sandwich já iniciou sua rota para os Motorola Xoom hoje.

Agora é só esperar… Isso se o seu for um Motorola Xoom americano.

Mas eu já estou usando o ICS.. Não é oficial, mas está tudo funcionando.🙂 A diferença é: usar uma ROM stock.

Eu, Walter, acabo de instalar o ICS no meu Xoom e está funcionando perfeitamente. Posso dizer que o update vale muito a pena. Se mais alguém tiver o Xoom americano, versão WIFI e quiser atualizar, como eu fiz, siga os passos a seguir, que parecem ser muita coisa, mas não levam mais do que poucos minutos para serem concluídos.

OBS: NUNCA JAMAIS FAÇA O UPDATE NO XOOM 3G OU EM QUALQUER OUTRO MODELO, POIS ELE VAI BRICKAR!

OBS 2: Lembre-se de fazer um backup. Você pode querer voltar para a sua ROM atual por algum motivo. E esse update exige um factory reset, apagando todos os dados do seu Xoom.

E claro, como sempre, proceda por sua conta e risco. Os passos a seguir funcionaram perfeitamente para mim, mas podem não funcionar para você.

Alertas dados, vamos aos passos:

1) Baixe o arquivo de update neste link:
http://www.multiupload.com/HGEXROG82N
Depois de baixar, verifique a integridade do arquivo, a MD5 dele deve ser: 64678b077c374c077f4e04b52dd32400.

2) Se o arquivo estiver correto, copie-o para o seu cartão MicroSD (não deve ser copiado para a memória interna do xoom, mas sim para o MicroSD).

3) Tenha certeza de estar com o Recovery da CWMod instalado no seu xoom.
Para informações, existe o tópico oficial do Recovery na XDA: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1074979

4) Deslique o Xoom. Ligue-o em seguida e quando o logotipo da Motorola aparecer, segure o botão de volume para baixo, até aparecer na tela a opção de Android Recovery.

5) Aperte o botão de volume para cima para entrar no recovery. Você deverá ver a imagem do CWM Recovery. Selecione a opção de Factory Reset. Em seguida, faça também o Wipe cache partition. (Lembrando que para navegar nos menus e selecionar as opções, é necessário usar os botões de volume, para cima e para baixo, e o botão traseiro, de liga, funciona como o Ok.)

6) Selecione a opção advanced e faça também o Wipe Dalvik Cache.

7) Feitos esses passos, seu xoom foi “resetado” e está pronto para receber o update. Selecione a opção “install zip from SD card”. Escolha “select zip from SDCard“. Encontre o arquivo do update que você copiou para o MicroSD e mande Ok.

8) Após os comandos rolarem pela tela, você verá escrito “Install from SD completed”. Selecione então a opção “Reboot system now”.

9) O Xoom irá reiniciar e instalar o novo bootloader do ICS. Após mais alguns comandos passarem pela tela, você verá a mensagem “Congratulation! Your bootloader was successfully upgraded”. O Xoom irá então reiniciar automaticamente em seguida.

10) O próximo boot será demorado. Isso é normal, não se preocupe. O sistema estará terminando as atualizações necessárias para iniciar o Ice Cream Sandwich pela primeira vez. Após alguns minutos, você irá ser recebido pela tela de boas vindas do Android 4. Configure novamente sua conta do Google, seus aplicativos, e curta seu novo sistema, totalmente atualizado, e muito mais rápido e bonito!

Comentários em: "Rapidinha: ICS oficial.. No Xoom 4G e WiFi.." (67)

  1. Felipe disse:

    O meu é europeu tem como mudar a regiao? Ou vai demorar muito na europa???

    • O seu Xoom é 3G? Se for, não dá para instalar outra versão da ROM oficial pois irá brickar o Xoom.
      Se o Xoom for apenas WiFi então você pode instalar a Stock US sem medo desde que seu bootloader esteja desbloqueado e com acesso ROOT.

      Para instalar a versão stock, você terá que fazer a instalação via fastboot.
      Baixe a versão stock que você quer e use os seguintes comandos:

      (se ainda estiver com o bootloader travado – siga as instruções do tutorial para desbloquear o bootloader —não precisa instalar nada)
      Descompacte a firmware que você baixou para a pasta fastboot.
      Se os arquivos não forem do tipo .img (apenas duas pastas dentro do arquivo compactado) então você pode usar o ClockworkMod para instalar.

      Se forem arquivos .img:
      Abra o prompt de comando e navegue até a pasta fastboot.
      Digite os seguintes comandos:
      fastboot flash boot boot.img
      fastboot flash system system.img
      fastboot flash recovery recovery.img
      fastboot flash userdata userdata.img
      fastboot erase cache
      fastboot oem lock (bloquear novamente o bootloader – necessário para a instalação do OTA)

      Este tutorial vai apagar TUDO do seu Xoom e o deixará novinho em folha.😉

  2. Felipe disse:

    Sim o meu eh 3G , tenho que esperar entao mesmo neh!?!?!

    So uma duvida o q q a ROm do Tiamat tem de melhor que a ROM oficial, autonomia da bateria??? Apps originais desnecessarios desinstalados?!!?

  3. Felipe disse:

    O meu ja tava com root! Mais o OTG nao funfa nele com ROM STOCK e ROOTEADO???

    • Não. Para funcionar você precisa de um kernel. No caso do Xoom 3.1, só tem um kernel antigo da Tiamat 1.x. A Tiamat 2.2.2 3.2 e a ROM EOS (4.0.3) também tem. Só que se você quer manter a stock n fica sem o USBOTG.

  4. Vitor disse:

    Opa… instalei o ICS oficial no meu xoom US Wifi. Show… mto rápido e bela repaginada no sistema. Os lags do browser que me incomodavam não existem mais. Recomendo. Estava na build HTK75D. Só não consegui achar ainda essa ROM na internet para ter de backup aqui. Alguém sabe onde encontro a HTK75D US Wifi stock completa?

  5. Felipe disse:

    Ricardo desculpa nao entendi uma coisa com a 4.0 stock eu vou poder usar o USB OTG??? Ou so qunado sair uma ROM modificada???

  6. Silvestre disse:

    A minha xoom wifi, eu migrei para a ROM stock americana, mas ainda não recebi a atualização, o será que fiz algo errado?

    • Não fez nada errado, ele vem em partes, o update virá. Se liberarem para todos de uma vez ninguém consegue baixar pois os servidores irão cair com a quantidade de downloads simultâneos.

  7. Acabei de atualizar o meu Xoom WiFi para o ICS. Ficou muito mais rápido e bonito.
    Usava aqui a ROM Stock, roteada, com o recovery da CWMod.
    Se alguem quiser fazer a atualização, basta seguir o tutorial que incluí neste artigo, ali em cima!

  8. Vitor disse:

    Walter, instalei a versão de update oficial da motorola da qual vc só pode utilizar se estiver na versão HTK75D, e ela possui um tamanho por volta de 83Mb. Esse seu update tem mais de 100Mb. De onde surgiu este update? Ele é oficial? Tem que estar em qual versão para utiliza-lo? Ele é próprio para ser usado com o CWM é isso?

    Outra dúvida que tenho é se a instalação de CWM em uma ROM stock afeta possíveis futuras atualizações stock do sistema? Interfere ter CWM?

    • Vitor, esse update foi feito por desenvolvedores do xda com base no update oficial que você instalou. Ele é exatamente o mesmo update mas modificado em sua forma de instalação para que não seja obrigatório ter a versão original do xoom. É isso mesmo que você disse. Ele é próprio para ser usado com o CWM mesmo.
      Sobre sua outra dúvida, sim. Ter a.cwm não vai deixar que atualizações oficiais sejam diretamente instaladas. será preciso voltar o recovery original ou instalar pelos pacotes adaptados pelos desenvolvedores, como esse que eu instalei. Mas na verdade eu não me preocuparia muito com isso pois a experiência já nos mostrou que os desenvolvedores do xda sempre nos trazem ótimos updates antes mesmo das versões oficiais.
      Perdemos na comodidade da atualização automática mas ganhamos em velocidade e qualidade, geralmente.

  9. Eduardo disse:

    Oi, cara tenho um xoom 3g brasileiro 3.1, que tem como atualizar 3.2 ou 4.0? O sem perder 3.g hdmi? Pelo que vejo você tem um bom conhecimento tem como me ajudar pode add no msn?
    Valeu seu site bem completo li que há tutoriais porém tenho dúvidas por perder o 3g.

  10. Eduardo, para o Xoom 3G ainda não saiu o update oficial que estou usando. Existem times de desenvolvedores que estão trabalhando em cima dos arquivos para conseguir atualizar, mas o projeto do Wifi ainda está mais adiantado.
    Acredito que compensa esperar um pouco mais… o time EOS já conseguiu fazer dados funcionarem no 3g, mas me parece que a rom não está tão estável. De qualquer forma, devemos ter boas surpresas para o Xoom 3G nos próximos dias… assim que tiver alguma coisa interessante pode ter certeza que iremos comentar aqui no site.

  11. silvestre disse:

    Existe como usar pendrive via cabo otg na xoom?
    Ps: xoom usando a ics

  12. Silvestre, com o update oficial não tem.
    Para isso é preciso suporte no kernel e até agora apenas as rom´s do team eos suportam.

  13. Encontrei um novo kernel que funciona com o update oficial. Vou testar se existe suporte ao OTG e depois aviso!😉

  14. Roberto disse:

    tenho um xoom mz 604 wi-fi posso fazer esse processo no meu ou não… pois achei muito bonito o ics e queria saber se tem como colocar essa versão americana nele e rodar original por causa do netflix e outros que não roda em root…

  15. Roberto disse:

    Cara criei coragem e meti no meu xoom mz604 wi-fi o canogenMod9 do ics4 muito bom funciona trudo e ainda é root….por enquanto to testando tudo mas ainda está rodando tudo certinho, se aparecer erro passo ele para oficial ics americana… obriagado pela ajuda..

  16. camila disse:

    Rodou redondinho no meu xoom americano, wifi.
    Procedimento fácil e tranquilo.
    Aguardando ROM para OTG.
    Valeu!!!!

  17. Ricardo Aguiar disse:

    Olá,
    Será que está nova ROM do EOS roda em um XOOM wifi nacional? Só vi comentários de xoom americano.

    • Sim, roda..

      • Ricardo Aguiar disse:

        Instalei a versão EOS 42 (no meu XOOM wifi nacional – MZ604). Está rodando bem legal.
        Só não reconheceu meu drive externo (1,5 TB) e pendrives com mais de 1GB, via OTG. (O USB Mass Storage Watcher fica travando…)
        Fez outra coisa bem legal: reconheceu uma conexão wifi AD-HOC (tenho um celular 3G com symbian e o app JoikuSpot), mas não conseguiu conectar… acho que isso eles resolverão em breve!
        Valeu pelo POST.
        Abraços

        • Eu tive o mesmo problema do USB Mass Storage Watcher OTG… Mas usando a Tiamat 2.2.2.. Creio que seja porque eu estava usando um ‘adaptador’ para ler um cartão SD. Mas pode, também, ser um bug do programa.

          No seu caso pode ser que o programa não esteja pronto para o ICS ainda, só isso, pois o meu aqui reconhecia os pendrives normalmente (8gb e 16gb), coisa que não acontece mais com o ICS (estou usando a Nightly 34).

  18. Tiago Resende disse:

    Ricardo, boa noite.

    Quando que a versão oficial do ICS será disponibilizada para nós brasileiros? Ou essa versão já está liberada para xoom wifi?

  19. Alberto Miglionni disse:

    Tenho um Motorola Xoom MZ604 Wifi em português, gostaria de atualizá-lo para o android mais recente possível em inglês. Qual o melhor caminho e URLs para fazê-lo?

  20. Silvestre disse:

    Ricardo, está ROM EOS tem muitos bugs ou reboot? Tem que instalar alguma kernel específica? A instalação é a mesma desta?
    Obrigado.

    • Sim, a instalação é a mesma, com apenas a diferença que você precisa instalar o ‘gapps’ (Google Apps) também.
      Diferenças: Primeira instalação, wipe cache, dalvik e data, instala a nightly, instala o gapps, wipe cache, dalvik e data novamente.
      Atualização instala-se a nova nightly, wipe cache e dalvik, reinstala o gapps.

      Não tenho visto bugs, a não ser o Flash Player não funcionando bem.

  21. Márcio disse:

    Olá Ricardo, tenho um xomm MZ604 wi fi e acabei de adquirir um moden 3g que o vendedor garantiu funcionar em android. Porém não consigo, podes me ajudar?

    • Você não está sozinho nesta dúvida.
      Estou pensando em adquirir um modem para eu testar e montar um tutorial para vocês.

      E o vendedor mentiu para vendero modem. Os tablets não possuem esta habilidade. Não existem drivers para o tablet reconhecer estes modem 3G pois a variedade é muito grande.

  22. Silvestre disse:

    Desculpas perturbar denovo, mas não tá aparecendo ROM Nenhuma nos sites que vocês passaram, mudou de nome ou encerrarão o projeto?

  23. O meu é o 3G nacional(MZ605).Acabo de instalar o ICS oficial americano 4.0.3(IML77).Primeiro eu usei a imagem oficial do MZ604 e depois ele fez os updates na sequencia, 3.0.1, 3.1, 3.2, 3.2.1 , 4.0.3.
    Perdi somente o 3G mas assim que sair a oficial pro Brasil, eu coloco…

  24. Tiago Resende disse:

    Está lindo com a rom americana 4.0.3, rápido como nunca!

    • Concordo contigo.. Só que falta ainda o Flash para que rode 100%. E o USBotg não está funcionando corretamente ainda (EOS Nightly 34).

  25. juliomarqs disse:

    O meu Xoom é um 3g brazuca (MZ605) e tou usando o ics official nele … troquei a versa pela stock wifi Americana….so não encontrei como usar o face unlock nele… muito rapido e bem elegante… mas agora é só aguardar os desenvolvedores valew … se tiver como me ajudar com o face unlock eu sou grato…

  26. Roberto Rodrigues De Oliveira disse:

    Saiu a versão 3.2 para o Xoom brasileiro-

  27. Anderson disse:

    tenho um xoom mz 604 wi-fi brasileiro é possível com essa versão usar 3G? ele possui sloot para chip.

    • Na realidade o slot que você viu é só para o cartão SD. O Xoom WiFi não tem o hardware (os chips) necessários para funcionar com 3G, ou seja, é impossível.

      • Anderson disse:

        sei Ricardo, mas tanto pega o SD como chip comum, só que, ele não faz a leitura do chip. isso é por causa desse hardware que ele não possui?

        • Exatamente.. Falta o chip que controla a conexão 3G na placa do Xoom, mesmo ele possuindo a ‘entrada’ para o Cartão SIM (chip da operadora).

          • Anderson disse:

            OK Ricardo, obg pelas informações. mim tira só uma outra duvida é possível que eu conecte um modem no mesmo para acesso 3G? e como posso fazer isso.

          • Ainda não consegui fazer isso no meu Xoom. Estou à procura de um modem 3G para testar, porém não estou conseguindo achar um já que a maioria que existe hoje tem um leitor de cartão SD, e isso complica muito para eu testar. Estou procurando junto com um amigo dono de uma loja de informática, assim não preciso comprar vários modem 3g..😉

  28. Rafaello Barros disse:

    Ricardo.
    Acabei de compra um Tablet Motorola Xoom MZ605 Wi-Fi + 3G.

    Gostaria de saber se teria algum problema se atualizasse para a stock wifi Americana.
    Ainda não estou com o produto na mão porem já estou estudando com realizarei o procedimento….

    Se possível, gostaria que informasse o link com o procedimento para realizar a instalação.

    Desde já fico muito grato!

    Seu Blog está de parabéns !!!! Muito bem organizado!

    • Não aconselho instalar a “stock wifi”.
      Aconselho a instalar a ROM Team EOS.
      Para tal, primeiro você precisa fazer o desbloqueio do bootloader/instalação do root.
      Depois disso você pode começar a pensar a instalar uma outra ROM.
      Pode ser stock ou modificada, mas sem o desbloqueio do bootloader não é possível.

  29. Só a título de informação, instalei a stock Wi-fi americana e nenhum problema aqui, funcionando perfeitamente.

  30. joao disse:

    To com a rom team os a um tempim mas tive um problema nao conseguir conectar pefrifericos usb como pendriver nem o joystick xbox 360 alguem me ajuda se nao tiver geito ,tem alguma rom que da pra realixpzar isso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: