Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Ontem, os desenvolvedores da CyanogenMod (a custom ROM mais famosa do Android) começaram uma discussão através do seu perfil no Google+, sobre a possibilidade de criação de uma loja própria de aplicativos.

Mas… outra loja? Já temos o Market, a Amazon App store. Para que iríamos precisar de mais uma?

Simples: a ideia inicial é que essa loja tenha como foco principal os aplicativos que necessitam de acesso root, que não recebem a devida atenção ou mesmo são vetados no Market tradicional.

Além disso, seria dada uma atenção especial a aplicativos removidos do Market sem boas razões, como é o caso dos apps que permitem emular alguma plataforma (emuladores são legais, ROMS de jogos são outra discussão).

Segundo o mesmo post, a Cyanogen já conta com mais de um milhão de usuários únicos, e conforme o projeto cresce, também crescem os requerimentos em hardware, em banda, servidores etc. Por isso, existe também a ideia de que parte da verba arrecadada com vendas de apps desta loja seja destinada à manutenção do próprio projeto CyanogenMod.

Os desenvolvedores dizem ainda que tentaram entrar em contato com a Amazon para viabilizar uma parceria, mas a empresa respondeu que poderiam conversar sobre algo assim apenas dentro de alguns meses, mas o motivo para isso não foi dito (embora seja sabido que a Amazon tem medo de seus usuários rotearem o Kindle e passarem a utilizar outros apps que não o da própria Amazon).

O post termina com um convite à discussão sobre o tema, e também uma abertura para qualquer desenvolvedor. Segundo eles, a loja não precisa ser restrita à Cyanogen. Pelo contrário, o desejo é que seja livremente adotada pelo maior número de custom ROMs possível, sendo fortalecida pela própria comunidade. Talvez o projeto torne-se até mesmo open source, como é a própria CM.

Mais de 500 comentários já haviam sido feitos, e a ideia foi muitíssimo bem recebida. Seria esse o inicio de uma nova tendência? Uma loja de aplicativos voltada a “super users”? Faria sucesso para usuários mais leigos? Sempre fui contra iniciativas como a da Amazon, de criar uma loja separada do Android Market oficial, fragmentando a plataforma, mas pela primeira vez o objetivo me parece fazer algum sentido. Talvez com uma loja em que o poder de veto não se encontra com grandes corporações, mas sim na comunidade desenvolvedora, tenhamos aplicativos de melhor qualidade e mais velocidade para combater (ou quem sabe eliminar totalmente) apps maliciosos.

E você? Usaria a loja da CM caso ela realmente venha a se tornar realidade?

Anúncios

Comentários em: "SuperUsers! Vocês gostariam de uma loja de aplicativos da CyanogenMod?" (4)

  1. Felipe disse:

    Claro!

  2. Concordo com a nao fragmentizacao….
    mas se o interesse eh a publicacao de aplicativos q sao barrados no proprio market, eu voto a favor, com um receio, sera q os apps vao passar por inspecao de seguranca?
    quem vai garantir q esses apps nao estam com malware ou qq outro tipo de virus?

    • Acredito que a preocupação com a segurança vá ser um ponto fundamental. Se apps maliciosos já são um risco no market normal, imagine os estragos que uma falha de segurança poderia gerar em uma loja onde todos os usuários possuem acesso root.

  3. Ricardo Zago disse:

    Com certeza eu usaria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: