Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Vários blogs já postaram que a Google resolveu lançar o código-fonte para o Ice Cream Sandwich. Mas o que isto quer dizer para você, dono de um celular Android? Bem, se seu celular é um celular antigo, ainda rodando o Android Eclair (2.1) ou Froyo (2.2) e a fabricante já disse que seu celular não vai ser atualizado então existem chances grandes de você ser premiado com uma ROM (uma firmware modificada por outros, ou seja, uma custom ROM, que possui correções de bugs ou atualizações não disponíveis nas versões originais do software) que seja Gingerbread ou Ice Cream Sandwich (ICS).

Um exemplo: Toda a linha de celulares XPeria da Sony, lançados em 2011, receberão o ICS.

A Motorola já é exemplo a não ser seguido, dizendo que vai atualizar alguns aparelhos, sem dizer quais seriam além dos mais recentes (Atrix 2, Xoom 2, Xoom, RAZR, entre outros) e sem data definida.

E os outros celulares? Com mais de 1 ano de ‘praia’? Bem, estes ficarão de fora. Então só nos resta esperar. Esperar que desenvolvedores possam pensar com carinho em nossos celulares e atualizar as custom ROM para o ICS.

Para se ter uma noção, já existe uma ROM experimental para o LG Optimus One (P500) com o ICS. Pense bem, o Galaxy Nexus tem resolução de tela de 1200×720 e o Optimus One apenas 480×320. Uma boa diferença, mas mesmo assim eles estão conseguindo, pouco a pouco, traduzir o código do ICS para ele. Quer ver mais dele? Acesse aqui.

Então, é esta a vantagem de se ter o código-fonte. Com ele é possível fazer as atualizações de seu celular sem ter que esperar as operadoras ou fabricantes atualizarem.

O que é melhor de tudo? É fazer coisas que pareciam ser impossíveis possíveis. Falavam que o Gingerbread não rodaria no Motorola Milestone, bem o Edgar, criador da ShadowmodBR foi o primeiro a provar que estavam errados, depois vieram a CyanogenMod, a MIUI, entre outras ROMs. Imaginem então a felicidade dos donos de celulares mais básicos ainda?

Por enquanto é só. Acha que faltou algo? Deixe comentários. Discutam. Se quiserem posso procurar por versões ‘beta’ do ICS para o seu celular e postar o tutorial aqui. É só pedir. 😉 Mas você deve se lembrar que eu não tenho outros celulares para testar, portanto serão tutoriais ‘curtos’, apenas com as indicações do que se deveria fazer. Todo e qualquer problema que aparecer você terá que ter paciência para que eu possa buscar possíveis soluções.

UPDATE!

Lista de projetos com grandes chances de ver o Ice Cream Sandwich a partir do início do ano de 2012:

Um pequeno aviso: Todos estes projetos estão ainda na fase ‘pré-alpha’, ou seja, antes mesmo de estar funcionando coisas básicas como o touchscreen ou até mesmo sem vídeo eles já estão testando por aí. Já é um começo.
O que imagino é que as versões ‘beta’ (para testes) aparecerão já no final de Janeiro. Só não posso precisar qual deles fará primeiro. Aguardemos.

Comentários em: "Opinião: Saiu o código-fonte do Ice Cream Sandwich. E daí? O que esperar?" (1)

  1. CyanogenMod já postou que vai comecar a customizar a rom com o ICS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: