Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Image representing NVidia as depicted in Crunc...

Antes de mais nada, deixe-me avisar que eu tenho um Motorola Atrix e um Motorola Xoom e eu os adoro. Estou com ambos com bootloader destravado, ambos com ROM customizadas. Na maior parte do tempo, só alegria. Mas… Como nem tudo são flores existe um problema inerente ao processador que me deixa muito chateado. E que não é de fácil solução, a não ser uma nova geração (assim espero).

Antes disso, vamos a uma breve apresentação do chip nVidia Tegra2:

Processador Dual-Core ARM Cortex A9, de 1GHz por core, com um cache L2 de 1MB e 32KB de cache L1 por core. Máximo de 1GB de memória RAM. ULP GeForce (ultra-low power) com 8 cores de rasterização (não confunda com processadores normais).

Agora, a parte que interessa para mim é o que vem à seguir:

Decode H.264
VC-1 AP
MPEG2
MPEG-4
DivX 4/5
XviD HT
H.263
Theora
VP8
WMV
Sorenson Spark
Real Video
VP6
Fonte: http://www.nvidia.com/object/tegra-2.html

Ou seja, em teoria o processador seria capaz de rodar todos os tipos de vídeo que você jogar nele, desde que você tenha os codecs necessários para isso.

O problema é, não é bem assim… Quando você joga um vídeo do YouTube, baixado em 720p, de ‘baixo nível’ (low profile), ele irá rodar sem problema algum.

Agora se você quiser assistir a um vídeo de 1080p de ‘alto nível’ (high profile), como, por exemplo, um vídeo MPEG2 HP (o HP é de High Profile – algo como o vídeo ter uma alta taxa de bitrate) apesar de se dizer que o processador aceita “MPEG2”, você estará com um problema pois nenhum dispositivo Tegra2 é capaz de rodar um vídeo desses. O interessante é que não existe nada escrito dizendo que o MPEG2 da lista acima só é o MPEG2 LP (Low Profile).

O maior problema não é nem este mas sim o fato que vários outros tablets xing ling, com seus processadores obscuros, conseguem! Para mim esta foi minha maior decepção em relação aos processadores Tegra2. Para que eu possa assistir a meus Animes em alta-definição tenho que apelar para meu notebook ou então converter o arquivo para um ‘low profile’ antes.

Assim que der irei fazer um tutorial explicando como transformar/converter qualquer vídeo para rodar no Xoom. Tive que aprender né? Senão para que ter 32gb de memória e/ou um HD externo/pendrive ligado no Xoom? (ops, estou me adiantando demais.. esperem mais novidades para nossos tablets/celulares Android)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: