Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Internet Explorer parou de funcionar. E agora?

Nada pior em um programa é quando este fica dando erro e fechando automaticamente. Podemos chegar e até reclamar no Market que o programa que você instalou está dando problema, mas.. O que podemos fazer que pode ajudar a arrumar o problema? Já estamos acostumados com a tela do Windows pedindo para enviar informações quando um programa para de funcionar (o exemplo que está na foto). As informações enviadas podem ajudar a empresa (no caso, a Microsoft) a resolver o problema caso comece a receber vários ‘logs’ (uma lista do que estava rodando e o que pode ter acontecido para o programa parar de funcionar) muito parecidos, com isso a empresa cria uma atualização para o programa que acabamos recebendo via Windows Update.

Mas, e agora? O que podemos fazer para o Android?

Existe uma forma bem simples para você enviar os logs para o desenvolvedor.

Para isso você precisa de 3 coisas fundamentais:

  1. O endereço de email do desenvolvedor (disponível no Market, na página do programa),
  2. Um programa para gerar os LOGs,
  3. E conseguir reproduzir o ForceClose sempre da mesma forma.

Vamos a um exemplo:

aLogcat Free - Log gerado automaticamente

Estou testando uma nova lockscreen para o meu Atrix. O programa ainda está em fase de testes e está na sua versão Beta 4. O programa é o Generic Widget Lockscreen (para Android 2.2 ou superior), disponível ainda, apenas no fórum do XDA. A vantagem desse lockscreen é que a sua tela pode ficar com apenas widgets ao invés de ter o “slide to unlock” e outras informações que não te interessam (screenshots mais abaixo).

Um dos problemas que estou tendo é que quando eu deixo apertado na tela no widget do relógio o programa dá um FC. Então, para ajudar o desenvolvedor eu estou enviando um log do erro usando o aplicativo aLogcat Free, que gera um log do que aconteceu para que o problema seja solucionado.

Em posse destas informações, você irá salvar o log criado pelo programa (será salvo em /sdcard/alogcat um arquivo texto -.txt) que você irá anexar ao email do desenvolvedor do programa.

Para tirar o screenshot da tela que você estava no momento do force close, você pode usar, por exemplo, o screen grabber que uso no Atrix.

Agora, você irá enviar o email para o desenvolvedor explicando exatamente o que você fez para conseguir o FC, indicando o modelo do seu telefone, se está usando alguma ROM não oficial e qual a versão de Android que está usando. Lembre-se de anexar o log e o screenshot.

O email do desenvolvedor está no market, bem abaixo dos comentários do programa. Por exemplo, o email do desenvolvedor do aLogcat:

Exemplo de onde encontrar o email do desenvolvedor (tela do market do aLogcat). É só clicar que você poderá escolher o programa de email que deseja usar. Alguns programas não possuem link no market, portanto vocês terão que achar o email diretamente no fórum de onde o programa foi baixado.

Algumas telas do Generic Widget Lockscreen:

Generic Widget Lockscreen - Force Close. Se você não precebeu, o unlock da tela é o botão de cadeado aberto.

QRCodes para os programas usados neste post:

aLogcat Free - QRCode

Generic Widget Lockscreen BETA 4 - QRCode -- Para a versão mais atual, por favor, use o link direto para o fórum do XDA aqui: Generic Widget Lockscreen.

Screen Grabber - QRCode

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: