Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

LG P500 OPTIMUS ONE

Image by gillyberlin via Flickr

Este final de semana andei brincando um pouco com o celular da minha namorada, um LG Optimus One (ou LG P500, modelo do celular). Apesar de saber que é um processador pequeno, com pouca memória, eu sabia que o celular podia render mais pois o Motorola Milestone me deu uma boa lição no quesito “hardware não é tudo, software é o que faz funcionar”. Como assim, você deve estar perguntando? Bem, quando eu estava usando o Motorola Milestone (ele ainda está à venda aqui, se quiserem ele) eu tinha vários reboots diários, várias vezes as funções simplesmente travavam ou davam Force Close (FC) a todo o instante. Quando descobri o mundo das ROMs modificadas (Custom Modified ROM, ou CMR) percebi que um hardware aparentemente fraco pode ter uma sobrevida imensa quando atualizamos com um software que realmente funciona.

No caso do Milestone, eu estava usando e abusando da ShadowModBR, versão 2.3.3 (beta 7 é a última versão que saiu para o celular) e o processo de instalação não era muito simples, mas seguindo um bom tutorial ficava fácil fazer a troca.

Voltando ao Optimus One, descobri que existiam versões de Android 2.3.4 para ele através das CMR no fórum do XDA Developers. Existem diversas ROMs disponíveis para baixar e atualizar o celular. A que escolhi foi a void. #forever. A diferença desta CMR para as outras é que esta versão é ‘vazia’, sem NENHUM programa instalado, apenas a câmera e o market estão lá. Escolhi para poder testar e ver como fazer para atualizar o celular.

O que aprendi foi que agora o sistema para instalar as novas CMR está muito, mas muuuuito mais fácil para quem quiser se aventurar nestas novas terras.

Para você ter uma idéia (não, não aceito escrever IDEIA), só foi preciso fazer o ROOT do celular, instalar um programa, baixar a ROM desejada e, voilá, está pronto.

A opção por uma ou outra ROM é escolha sua, portanto vou deixar alguns links para as ROMs mais utilizadas para o LG Optimus One:

NÃO INSTALE ESTA ROM EM OUTRO CELULAR!

Existem algumas diferenças entre elas, mas são, em sua maior parte, diferenças cosméticas. O que interessa aqui é apenas você escolher uma destas ROMs e baixar seus arquivos.

Para o teste eu baixei a void. #forever. São apenas 66mb.

Copiei o arquivo ZIP para o SD do celular (NÃO DESCOMPACTE).

Instale o GingerBreak e faça o root do seu celular (é rápido, irá fazer seu celular reiniciar).

Vá até o Market e baixe o programa ROM Manager (ClockworkMod).

Agora é bem simples, abra o ROM Manager, faça o backup da sua ROM original (faça! Não pense que não pode dar problema, as vezes pode sim, é raro, por isso faça sempre o backup). Instale o ClockworkMod Recovery (Flash ClockworkMod Recovery). Clique em Install ROM from SD Card, busque o arquivo ZIP que você baixou anteriormente e pronto!

Acabou! Difícil demais, não acha?

Este procedimento funciona em quase todos os celulares Android (lembre-se de ler tutoriais para o seu celular antes de fazer pois alguns como os Samsung tem que fazer algumas modificações e/ou instalar outros programas antes que você possa fazer a instalação de outra CMR).

Algumas coisas que estão faltando nesta ROM você pode encontrar AQUI.

Downloads:

GingerBreak 1.20

ROM Manager - Android Market

Anúncios

Comentários em: "LG Optimus One. Atualizando o celular para Gingerbread." (4)

  1. Leandro disse:

    Prezado Ricardo

    Parabens pelo excelente artigo, contudo minha dúvida é se estas ROM estão no idioma PT-BR

    • O Launcher está em inglês, mas tem como alterar o idioma para PT-BR das configurações (o Launcher vai continuar em inglês). Lembre-se que um launcher pode ser alterado para qualquer um que você quiser. Se vc souber um pouco de inglês já dá pra você alterar.

  2. Allan disse:

    Olá Ricardo, estou com o mesmo problema de reset’s diários no meu Milestone 2, vc chegou a alguma solução que tenha funcionado?

    Obrigado.

    • Infelizmente não. Tinha este problema com o Milestone original apenas. O Atrix só dava boot quando eu mexia na voltagem do processador usando o SetCPU. Experimente instalar a CyanogenMod7 nele. Lembre-se de que existem várias CyanogenMod, para vários celulares diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: