Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

PSN-Logo

PSN Logo

Pra quem não sabe, a PSN (PlayStation Network) e a SOE (Sony Online Entertainment) foi derrubada depois de um massivo ataque de negação de serviço (DDoS) a tempos atrás. Agora a SONY está dizendo que foram os Anonymous que causaram o ataque. Até aí tudo bem, foram eles, porém neste tempo dados de vários usuários (nome, sobrenome, endereço, login, senhas?! e até números de cartão de créditos) foram roubados quando este ataque ocorreu. O problema é que a invasão foi tão bem feita que a SONY só conseguiu descobrir o roubo dias depois. Ontem a SONY divulgou que achou um arquivo chamado “Anonymous” com os diseres “We are Legion.”, que é a “marca” dos Anonymous.

Existe um problema grande nisso. Você, Brasileiro, sabe muito bem que se alguma coisa parece que vai dar errada pra você, você simplesmente culpa o outro ou outra coisa, certo? Errado, você não é político, mas você entendeu. O que dá pra perceber é que alguém se aproveitou do ataque dos Anonymous para explorar uma falha no sistema da SONY (PSN e SOE) e fazer este roubo.

O mais interessante é que o governo Brasileiro está pedindo ação da SONY para com os dados roubados, uma Canadense já está processando e, na terra do Tio Sam, o governo pediu apenas explicações. Só da PSN foram 77 MILHÕES de dados roubados, entre eles uns 12 milhões de cartões de crédito/débito. Da SOE foram mais 20 e tantos milhões de dados, sem se divulgar o número de cartões. O problema da SONY acusar os Anonymous é que a rede da SOE foi invadida dois dias antes! E não foi atacada via DDoS.

O que fazer agora? Já cogitaram até a ajuda do FBI neste caso. Acredito que só após um ataque desse e, com a ajuda dos governos, é que as empresas irão começar a levar a sério a segurança dos nossos dados. Caso os governos não façam nada, nós, os usuários, teremos que acionar as empresas. Não é justo saírem impunes desta lambança.

Leitura:

Post oficial dos Anonymous no Twitter: http://www.twitlonger.com/show/a96ccs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: