Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

lg-optimus-l7-p-705-blackDepois de um tempo com um HTC One X, resolvi vender o celular para esperar o HTC One e aproveitar o tempo sem um celular top de linha para testar um celular android mais básico. Peguei um LG Optimus L7 (P705) e quase joguei ele na parede de tão lento que ele é, porém como adoro fuçar um monte e adoro poder instalar uma Custom ROM (custom firmware) resolvi desbloquear o bootloader dele e instalei a CyanogenMod. Não resolveu o problema da velocidade mas melhorou muito, muito mesmo. Até parece outro celular! Então, para poder compartilhar com vocês esta vantagem resolvi fazer o tutorial para a instalação da CyanogenMod 10.

Um pequeno review:

Agora, sair de um celular Quad-Core para um Single-Core é complicado. Nunca senti tanta falta de um processador mais rápido como estou sentindo com o L7. É complicado ficar com um celular que demora, pelo menos, 30 segundos para abrir o Chrome, outros 40 a 60 segundos para abrir uma página (mesmo com a CyanogenMod), ou seja, a troca só é interessante para aqueles que tem um celular mais antigo e que queiram um celular barato para usar.

Trocando em miúdos, vale muito a pena instalar a CyanogenMod! Muito mesmo. A diferença de velocidade é gigantesca se comparada com a ROM Stock (original que vem com o aparelho). Este é um ótimo celular para você começar a usar o Android. Sua tela de 4.3 polegadas tem uma qualidade de imagem muito boa, claro que é apenas 480×800 mas as cores desta tela são ótimas. A câmera deixa a desejar e é um dos aplicativos mais lentos do celular.

A memória interna é de apenas 4gb, com 3gb+- livres para o usuário poder instalar o que quiser. Uma dica é nunca usar a memória interna para músicas/vídeos e sim instalar um cartão micro-SD com até 32gb para copiar suas músicas/vídeos.

A construção do aparelho é compatível com um celular do preço dele, porém a bateria é bem maior que a maioria, com uma bateria de 1700mAh ele te leva o dia inteiro sem pedir mais carga, o que é ótimo. Eu não estou acostumado a ver um smartphone passar de 3 horas de tela ativa e tomei um susto vendo quase 4 horas e meia depois de quase 16 horas com o telefone ligado.

2013-03-26 03.24.18   2013-03-26 03.24.37

Apesar de mostra o “Battery lifetime” com 7h e 8m, este contador está travado neste tempo pois foi o tempo da bateria anterior. A bateria deste celular dura, fácil fácil 1 dia (Battery lifetime com uma ‘nuvem’ no ícone mostra a média de duração da bateria dos celulares monitorados por este aplicativo).

Ok, ok, você não veio ler isso aqui, você veio ler sobre o tutorial da CyanogenMod! Vamos lá!

Tutorial!

Arquivos que você vai precisar:

AVISO
Seu celular será formatado, você perderá todos os aplicativos instalados no momento em que você desbloquear o bootloader!
Não nos responsabilizamos por qualquer problema que venha a ocorrer com seu celular ao seguir este tutorial. Este tutorial foi testado no meu celular e funcionou. Sua experiência pode ser diferente. Siga por sua conta e risco!
 
Você perderá a garantia de seu celular ao fazer qualquer passo deste tutorial (root ou desbloqueio do bootloader)!
 
CARREGUE SEU CELULAR ANTES DE FAZER ESTE TUTORIAL!
 
Este tutorial funciona apenas nos LG L7 V10C, V10D, V10E, e V10F (Conf. Sistema – Sobre)

Primeiro temos que descompactar os arquivos ROOT e Bootloader. Utilize o WinRAR (http://www.rarlab.com/download.htm) para descompactar os arquivos.

Descompacte o arquivo L7CWM.ZIP para c:\…

Você terá assim o caminho C:\L7CWM\

Descompacte o arquivo What_you_desire!.7z para qualquer pasta.

Agora temos que fazer um ‘ajuste’ na pasta L7CWM pois o arquivo ADB existente não funcionará (é uma versão antiga e que vai entrar em conflito com a do Root.

Para isso:

  • Abra a Pasta “ROOT LG OPTIMUS L7″, dentro terá uma pasta “stuff”. Entre nela. Selecione TODOS os arquivos (só pra ficar na certeza), botão direito do mouse, copiar.
  • Navegue até a pasta C:\L7CWM\, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da pasta e selecione colar. Ele irá perguntar se você quer substituir alguns arquivos, clique em SIM.
    • Isto irá atualizar a versão do ADB do programa.
    • SE VOCÊ NÃO COLOCAR NA PASTA CORRETA COMO EU FALEI ACIMA ENTÃO NÃO IRÁ FUNCIONAR!!

Instale os drivers da LG.

Conecte o celular ao PC. Selecione a opção de conexão USB como “Apenas carregar”. Lembre-se de usar a porta USB traseira do seu computador para evitar problemas. Ative a opção USB Debugging do celular para que o ADB funcione. Eu aconselho a desligar seu anti-vírus agora para evitar problemas. Eu tive muitos problemas por causa do Avast bloqueando o “adb” de conectar com o celular.

Primeiro passo é desbloquear o bootloader do seu celular. Para isso, execute o arquivo “Flash_Bootloader.bat”.

O arquivo é apenas um conjunto de comandos do ADB pra enviar comando de desbloqueio de bootloader.

Feito isso o seu celular já estará com o bootloader destravado. Agora precisamos do Root!

IMPORTANTE: Selecione a conexão USB como “PC Software”!

Navegue até a pasta ROOT LG OPTIMUS L7 e execute o arquivo “runme.bat”. Digite “1” (sem as aspas) e pressione enter.

Verifique se o ADB achou o seu celular. Se você ver qualquer mensagem do ADB dizendo que o programa não achou o celular então precisaremos ‘matar’ o ADB anterior. Pra isso, pressione CTRL-ALT-DEL e procure o ADB.EXE na lista. Finalize-o para evitar o problema novamente.

Agora no seu computador estará escrito “waiting”.. Nesta hora, veja o celular e veja a tela. Pressione “Restore Backup” na tela do seu celular. Este “backup” é onde está o Root. Caso o “waiting” fique na tela por muito tempo então você terá que recomeçar pois quer dizer que o ADB não está funcionando/reconhecendo o celular.

Depois que o “waiting” passar para “running” então quer dizer que o seu celular irá reiniciar e que o Root está instalado.

Depois que seu celular reiniciar, vá até a Play Store e procure o programa “ROM MANAGER”. Instale a versão FREE! Não precisa comprar o programa.

Dentro do programa Rom Manager clique em “Instalar Recovery” (Recovery Setup), em Install or Update Recovery, selecione “ClockworkMod Recovery”, se for apresentada uma lista de celulares para escolher procure pelo LG Optimus L7 P700. Não adianta tentar instalar o ClockworkMod Touch pois este só está disponível na versão paga do aplicativo.

Clique em “Aplicar recuperação ClockworkMod”. Uma barra de progresso será aberta mostrando o download do recovery.

Quando terminar ele irá perguntar pela autorização do SuperUser (Root), clique em permitir. Se ele ficar travado no “Flashing” então o Root não foi instalado. Depois ele pergunta se você quer instalar a versão Touch, clique em cancelar. Pronto! O Rom Manager voltará para a tela principal. Abaixo você verá as telas do Rom Manager.

2013-03-26 19.11.25 2013-03-26 19.12.06 2013-03-26 19.14.59 2013-03-26 19.15.06 2013-03-26 19.15.43 2013-03-26 19.16.27 2013-03-26 19.16.54

Agora para instalar a ROM CyanogenMod é bem fácil. Primeiro precisamos entrar em modo de recuperação. O próprio Rom Manager permite você reiniciar para o modo de recuperação.

Apesar dos arquivos do desbloqueio do bootloader possuirem o arquivo “Flash_Recovery.bat”, não adianta usar este recovery pois a instalação da CyanogenMod irá falhar com a versão que seria instalada. Por este motivo que estamos usando o Rom Manager para instalar o ClockworkMod oficial.
 
DICA: Antes de fazer a instalação da Custom ROM, faça um backup da ROM que você tem instalada, depois dê um boot no celular, voltando para a Stock copie backup para o seu computador antes de instalar a CyanogenMod. Isto permite que você possa voltar para o seu sistema original quando quiser.

Dentro do ClockworkMod você irá instalar a CyanogenMod e o Google Apps (GApps).

DSC04083 DSC04084

Esta é a primeira tela do Clockwork Mod. Para navegar pela tela use os botões de volume (para cima e para baixo). Para selecionar o item, use o botão de power.

Vamos até “Install zip from sdcard”.

DSC04085 DSC04086

Agora selecionamos “choose zip from sdcard” (eu escolhi external sdcard porque meus arquivos estão no cartão de memória ao invés da memória principal), navegue até o arquivo da cyanogenmod (cm-10-20130324-NIGHTLY-p700.zip no meu aparelho) e selecione.

DSC04087

Navegue até o “Yes” e selecione.

Repita este processo para o arquivo do Google Apps (gapps-jb-20121011-signed.zip – CUIDADO: Cada CyanogenMod tem um arquivo GApps específico).

DSC04088

Agora precisamos apagar os caches e zerar o celular para que a CyanogenMod funcione corretamente. Voltamos até a página inicial do ClockworkMod e vamos até o “wipe data/factory reset”. A mesma tela de “Yes” aparecerá. Navegue até o “Yes” e selecione.

DSC04092 DSC04093

Repetimos o mesmo processo para o “wipe cache partition”

DSC04089 DSC04090

E agora vamos até o “advanced” e apagamos o último cache, o “dalvik cache”. Feito isso é só voltar à tela inicial e selecionar “reboot system now”. Prontinho. Está pronto.

Caso esteja faltando algum passo aqui, por favor me comuniquem pois tive que lembrar de cabeça o que fiz. ;)
Estarei atualizando com mais fotos este post assim que eu montar o tutorial de como voltar o LG Optimus L7 ao Android original (e retornando à CyanogenMod apenas para poder atualizar este post).

Dúvidas? Sugestões? Reclamações? Deixe seu comentário!

Lembre-se, eu não me responsabilizo por nada de errado que possa acontecer com o seu celular caso você faça este tutorial!

About these ads

Comentários em: "[Tutorial] CyanogenMod 10 no LG Optimus L7 (Android 4.1.2)" (211)

  1. ai amigo me ajuda o demora muito quando faz aquele download e depois aparece flashing?

  2. ai consegui instalar tudo bacana mais não abre a e nem a galeria da “o erro galeria parou” oq eu faço ?

  3. Allan disse:

    Parabéns pelo tutorial!!!Tenho a pretensão de flashear o meu assim que o pegar com uma amiga que desistiu dele e me vendeu pq travava muito de tão lento q era… :P.Uma pergunta:No CM 7 tem a opção de overclockar.Essa opção existe no CM 10?

    • Tem sim, mas o incremento é superficial. Outra coisa, a CM não melhora muito o aparelho. Ela vivia dando boot quando eu testei.

  4. Luis Fernando Oliveira disse:

    Olá, estou com um problema:
    logo depois de executar o “runme.bat” e colocar para restaurar, o script trava no “running” (algumas vezes após o “running” apareceu algo sobre o caminho “data/local.prop” não existir). Tentei outros processos para dar root no celular mas nenhum deles funcionou (nem mesmo o root para o l5 que disseram que poderia ajudar). Qual poderá ser o problema?

    • No caso do runme.bat você deve verificar se a pasta que você colocou o programa está correto.

      • Luis Fernando Oliveira disse:

        Então, tem alguma pasta especifica? Porque no começo do tutorial você falou que este poderia ser extraido em qualquer pasta, diferente do L7CWM que deveria ficar na raiz do C:
        meu “runme.bat” está na pasta em que eu o extraí, junto com a pasta “stuff”

        • Joga tudo junto da L7CWM..

          Outra coisa que pode atrapalhar é o antivírus. Desative pra ver se funciona.

          • Luis Fernando Oliveira disse:

            É, ainda não funcionou. Será que o fato dele ser um celular de uma operadora tem algo a ver? Ele veio como um celular da Claro, mas hoje em dia uso um chip da Vivo nele. Funciona normal, a não ser o pacote de dados, então também não sei se ele é completamente desbloqueado.

          • Acredito que não, a não ser que seja o modelo com a câmera de 8 mega pixels. Daí você não deve fazer este tutorial.

            Usando o B2CSetup ele reconhece o celular? Este é o primeiro passo. Depois você tem que confirmar qual o comando que está travando (edite o arquivo runme.bat e remova o texto “@echo off”. Se o erro for que ele não achou o arquivo então algo está errado nas pastas. Normalmente no running ele espera um comando na tela do celular que você tem que aceitar pra ele passar. Outro teste é usar outra saída usb. Os drivers foram instalados normalmente?

  5. Guilherme disse:

    Ricardo não consigo executar o flash bootloader, eu abro ele e logo em seguida fecha

    • Edite o arquivo .bat e remova o escrito @echo off. Inclua uma linha no final escrito pause pra ver onde ele está parando.

  6. Marcosbred disse:

    amigo, como eu faço para desbloquear o bootloader e rootear o L7 p705 10c?

  7. Valeu pelo tutorial! Eu caí na armadilha de não descompactar a pasta L7CWM na raiz, aí o bootloader não instalou direito; mas depois que arrumei isso, funcionou.

    Porém, o cyanogenmod que instalei (cm-10-20130908-NIGHTLY-p700.zip ) parece que deu pau no app de teclado. Dava o erro “Unfortunately, Android keyboard (AOSP) has stopped”, e nada que eu podia fazer arrumava, nem limpar os dados da app ou interrompê-la, etc. E como não dava pra digitar senhas nem nada, não conseguia usar o google play. No fim o que fiz foi dar um adb push no .apk de um teclado qualquer (acho que usei este https://code.google.com/p/softkeyboard/ ), desabilitar o teclado android do cyano, e daí pegar um teclado que gosto do google play.

    • Eu tive um problema parecido mas com o launcher. Reinstalando a Cyanogenmod resolveu pra mim (full wipe e reinstalar).

      Você poderia ter dado um push no teclado com o mesmo nome do arquivo original que estava dando problema mas que bom que resolveu.

      O erro da pasta é mais comum que você imagina. ^_^

  8. manoel disse:

    cara nao consegui dasbloquear o bootloader como eu fasso isso?????????

    • Alguma coisa você está errando. Pode ser que você tenha colocado os arquivos na pasta errada, ou esqueceu de instalar os drivers, ou o cabo USB está com problema, pode ser várias coisas. Leia os comentários para ver se acha o que está errado. Se não achar então me explique com mais detalhes o que que está acontecendo.

  9. manoel disse:

    queria voutar para a versão da lg como eu fasso e a versaooficial

  10. denis disse:

    to na versao. v10c no meu lg optimus l7. e nao aparece mas atualizacoes, vejo em tutoriais alguns q falam de v10, d,e,f,g. e quero saber como atualizar para estas versoes.

  11. Tiago disse:

    oi o meu celular esta em ingles se eu fizer isso ele fica portugues brasil

    • Pra isso você pode usar o programa chamado More Locale 2 e selecionar português.. Não precisa instalar a Cyanogenmod…

  12. RICARDO BARBOSA disse:

    boa tarde brother! e parabens polo tutorial.o meu l7 é v10d,e corre tdo bem ate a tela do prompt,nao sai do “waiting” e nao acontece nada,ja fiz tdo q o tuto manda,mas nao acontece nada.o comando no cel pede senha ,tentei 0000,12345 e tambem sem senha nenhuma ,ele diz :backup concluido e volta pra tela inicial e nao acontece nada e no pc ,so waiting.por favor da uma luz aê.um grande abraço!

    RICARDO BARBOSA.

    • Os arquivos estão na pasta correta? Já experimentou em outra porta USB? Se for Windows 8 então este pode ser o problema. Aqui com o Win8 ele não reconhece nenhum aparelho em modo fastboot..

  13. Vitor disse:

    Meu celular não inicia depois que passa pelo “running” o que devo fazer?!

  14. Olá pessoal, só um aviso MUITO IMPORTANTE!!! Isso serve para o dono do excelente artigo, atualizar isso. O CyanogenMod, simplesmente detona o IMEI do seu telefone, por tanto, antes de mais nada deve-se fazer um backup da pasta EFS que se encontra na estrutura root da rom… E depois copiá-la novamente para esta estrutura dentro do cyanogenmod, reiniciar o celular e pronto, funcionará normalmente para efetuar ligações o celular. Para efetuar o backup da pasta EFS, é necessário um utilitário explorer de root como o Root Browser por exemplo. Obrigado!

  15. Lukas disse:

    Cara o meu ta dando fail device offline será que da pra ajudar?

  16. Tobi disse:

    Posso fazer com esse tutorial,sendo a versao do meu aparwlho l7 p705f10c?

  17. Jair disse:

    Valeu pelo tutorial.. usei no meu Cel. tive que refazer algumas vezes mas deu certo e ficou bem melhor q antes. fiz um backup antes e toda vez que estava fazendo e travava na inicialização retornava o beckup e refazia. até que funcionou 100%..
    Agora queria fazer no celular da minha esposa o dela é um LG 615F com 2 chips será que consigo os arquivos necessários??? Vi que tem pro E610. mas não sei se dará certo.

  18. Space disse:

    quando vou fazer o root ,apareceu waiting e depois running e agora aparece waiting for/data/local.prop… e o cell ñ quer reiniciar e estou tentando fazer de novo e dá a mesma coisa,da pra ajudar?vlw

  19. Space disse:

    passando raiva com essa porcaria de root,merda nunca da certo,isso q ta me atrapalhando a contianuar a etapa seguinte ¬¬

  20. Yahiko disse:

    Esse Flash_Bootloader.bat é só ir no editar e excluir aquele nome lá e colocar pause na linha de baixo e apertar qualquer tecla depois e aí sai.Feito isso já o destravou??

  21. Space disse:

    Sim ativei,sobre destravar é esse flash_bootloader.bat?tem q fazer isso primeiro?

  22. Yahiko disse:

    Entao o que faço depois q coloquei pause e aperti qualquer tecla,só assim q ele abre,como entao faço para destravar?

    • Deu algum erro quando você executou o arquivo? Se você tem dificuldade em entender o tutorial então peça para alguém te ajudar.. Sem eu saber o que você está vendo eu não sei te dizer.

  23. Yahiko disse:

    Quando executo ele abre e sai na mesma hora,só queria saber msm se abrisse normal,aparece alguma coisa me indicando q eu consiguir destrava??é só isso q está me atrapalhando o resto eu sei como É.

    • Por isso que eu falo para editar o arquivo e adicionar o pause no final dele. Com isso você verá todos os comandos. Para editar você só precisa clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar editar. Escreva “pause” (sem aspas) no final do arquivo, salve e tente executar novamente. Quando ele te dizer “pressione qualquer tecla para continuar” você não pressione, procure ver os erros que ele deu (se é que deu algum erro).

  24. Yahiko disse:

    diz q o sistema não pode encontrar um camino especificado.Oq tem q fazer agora?

  25. Yahiko disse:

    mas eu descompactei como estar escrito lá em cima a l7cwm.zip para C:/L7cwm/ e a what_you_desire para qualquer pasta

  26. Yahiko disse:

    É isso q tem q fazer nh,como está escrito!

  27. Yahiko disse:

    Entao posso colocar entao posso jogar pra qualquer pasta?

    • …..

      Já falei que não.
      Já falei que você não está prestando atenção ao tutorial.
      O seu erro é que dentro da pasta l7cwm tem outra pasta l7cwm.
      Você tem que mover os arquivos desta segunda pasta para dentro da primeira para que os arquivos funcionem. Sem arrumar isso não adianta.

  28. Yahiko disse:

    agora tá escrito q o reboot ñ é reconhecido como um comando interno ou externo,um programa operável ou um arquivo em lotes..

  29. Yahiko disse:

    Eu ia fazer root,mas primeiro como vc disse tem que destravar o flash_bootloader.bat primeiro,aí eu estou nisso!

    • Não existe nada falando “reboot”.

      Para desbloquear o bootloader você só precisa executar o arquivo, nada mais, nada menos..

  30. Yahiko disse:

    sem os drivers ñ tiverem instalados isso vai atrapalhar o root e o flash…?

    • Sem os drivers você não vai conseguir fazer nada..

      Se você está tendo problemas então peça ajuda a alguém com mais experiência em informática.

  31. Yahiko disse:

    os drivers ficam instalados no pc ou tem q instalo no cell ou alguma coisa assim?

  32. Carlos disse:

    Bom dia amigo,

    Após executar o Flash_Bootloader.bat é iniciado as instalações dos driver e está dando falha no LGE AndroidNet USB Modem e no LGE Android MTP Device, como devo proceder?

  33. Amigo no meu processo do Waiting passa pro Running e fica lá eternamente sem reiniciar o cel na hora de rootear oq eu faç?

    • O b2csetup encontrou o aparelho? Se ele não encontrar então o programa também vai travar.

      E você está usando qual Windows? Se for fazer este tutorial Experimente fazer no Windows XP e/ou o 7..o 8 não funcionará.

  34. richard hobold disse:

    amigo ja fiz tudo que vc mandou fazer no tutorial e nas respostas e nada funciona, possuo lg l7 p705f v10d e não sai da tela waiting, qnd sai e vai pra runing não reinicia o celular o que posso fazer??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: