Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

HTC Nexus OneA HTC foi responsável por fabricar o primeiro modelo Nexus. O famoso Nexus One, em 2010. Com ele, a HTC e Google iniciaram o programa que objetiva traçar os parâmetros do Android. As diretrizes básicas que, segundo o Google, tornam o Android naquilo que ele deve ser para o consumidor.

Desde então, a empresa já lançou inúmeros aparelhos com o sistema Android, e por muito tempo foi conhecida pela comunidade modder por seus dispositivos abertos e de fácil modificação.

Porém, agindo exatamente ao contrário da Sony, com sua nova política, a HTC parece estar retroagindo, e muito, nos últimos meses. Acompanhe o desenvolvimento da história:

1) HTC One X. Boot Loader Travado e falta de código fonte do kernel.

Aparentemente, o problema começou a ser notado em seu então top de linha, o HTC One X. O aparelho é vendido sem a possibilidade de destravamento total do Bootloader, chamado S-OFF. Em virtude disso, o desenvolvimento de roms e versões alternativas para ele, ficou em muito prejudicado. Além disso, a HTC, claramente contrariando a GPL, simplesmente deixou de fornecer o código fonte do kernel do aparelho, o que fez com que, por meses, literalmente, os desenvolvedores se vissem totalmente travados, sem a possibilidade de trabalhar no aparelho.

Usuários (como eu) que atualizaram o HTC One X para a última versão oficial, receberam junto com o Android, uma atualização do HBoot do aparelho. Nessa versão, que não teve seu código fonte divulgado, era impossível fazer funcionar o GPS caso qualquer ROM fosse instalada.

2) “Search and Destroy” ao site HTCRUU.com e ao usuário football no xda

O site htcruu.com (sem links, hoje está desativado) era um repositório de arquivos binários, as imagens (RUU) dos mais diversos aparelhos da empresa, sendo a grande maioria deles fornecida pelo usuário football, do fórum XDA. (Acreditava-se que football fosse um empregado da própria htc, dava a velocidade com que conseguia disponibilizar tais arquivos).

Caso algo desse errado com seu telefone durante um processo de atualização, por exemplo, seria possível ir até o site e baixar a imagem apropriada, aumentando em muito as chances de conseguir recuperar o funcionamento do aparelho.

Há aproximadamente quinze dias, James, desenvolvedor que mantinha o site, foi contatado pelos advogados da HTC, exigindo que o site, as roms hospedadas nele e até mesmo o próprio domínio fossem entregues à htc, por violação de propriedade intelectual. A cópia da troca de e-mails pode ser acompanhada aqui.

Como disse o próprio James, quando registrou o site, seu maior objetivo era reunir, em um único local, os arquivos fornecidos por football. O usuário declarou também ter sido perseguido, modificou seu apelido, mas mesmo assim parece ter se tornado inativo. Não há novos posts vindos de sua conta há dois meses, o que é claramente estranho, já que não raro, ele interagia nos fóruns várias vezes ao dia.

Como resultado, o site foi removido, não sem ter gerado muita discussão da comunidade, em tópicos como esse.

3) Votos de “contínuo suporte para a comunidade desenvolvedora”

Com toda a propaganda negativa que os eventos trouxeram, a HTC acabou por postar uma nota oficial em seu blog:

HTC openly embraces the community that chooses to flash custom ROMs onto their devices. The HTC Unlock Bootloader tool on htcdev.com evidences this support. We think the custom ROM community is valuable to the overall health of the Android ecosystem, and we have no intention of abandoning them. We love the passion of this community, and we hope you continue to build with us, use HTC products, and give us honest and direct feedback.

Em uma tradução livre:

HTC abraça abertamente a comunidade que escolhe instalar ROMs customizadas em seus dispositivos. A Ferramenta HTC Unlock Bootloader no site htcdev.com evidenciam este suporte. Acreditamos que a comunidade de ROMs costumizadas é valiosa para a saúde do ecossistema Android em geral, e não temos intenção de abandoná-la. Amamos a paixão desta comunidade, e esperamos que vocês continuem a construir conosco, usar produtos HTC e nos fornecer um feedback honesto e direto.

Como disse o pessoal do Android Police, “não estamos convencidos”.

4) A volta atrás e os RUUs disponibilizados novamente

As discussões continuaram, e por fim a HTC se pronunciou, afirmando que o problema não eram os binários RUU disponibilizados, mas sim o uso da marca “HTC” no site htcruu.com. Em razão disso, os arquivos voltaram a ser disponibilizados, agora em outro endereço. http://androidfiles.org/ruu.

Não sejamos ingênuos de dizer que o desenvolvedor James tinha o direito de disponibilizar os arquivos binários em seu site. Ele realmente não é detentor desta propriedade intelecual. Porém, a HTC nunca fez questão de fornecer tal importante ferramenta para a comunidade.

No final das contas, os arquivos continuam disponíveis, mas agora muita gente que não sabe de todo esse desenrolar, com certeza terá mais dificuldade para chegar até eles. Acredito ainda, que se o problema realmente era retirar do ar o site, a empresa poderia ter primeiro tentado um contato amigável com o desenvolvedor, sem a necessidade de começar apontando todos os canhões, o que claramente arranhou sua imagem.

A atitude da empresa parece ter deixado satisfeitos os redatores do Android Police, mas pelos comentários no próprio post, é possível perceber claramente que a comunidade continua bastante insatisfeita com a postura da empresa.

5) Conclusão e a carta aberta da comunidade

No último dia 05, foi publicado no portal xda uma nota bastante interessante, a respeito de toda a movimentação que os eventos causaram. Dentre as revelações postadas ali, eles citam que a HTC explicou que o caso inteiro aconteceu por terem acreditado (por engano) que os arquivos RUU e as ROMS presentes no site estavam sendo vendidas.

A nota no xda termina com uma pequena carta aberta à HTC. Muito de seu conteúdo é particularmente interessante. Ela inicia-se com:

First and foremost, drop the bully attitude. Yes, you are the manufacturer, and we know and respect that. However, trying to assert dominance by roaring is simply not going to work with us. Our devs work on your manufactured products because you still have a dash of friendliness with us. However, and make no mistake, devs know each other, and word of mouth is one of the most devastating things in terms of making or breaking your image in a given market. Keep chasing and hunting people down, and it is likely that you won’t have many more devs to worry about.

Tradução livre:

Em primeiro lugar, deixe de lado a postura briguenta. Sim, você é o fabricante, nós sabemos e respeitamos isso. No entanto, tentar afirmar seu domínio pela força simplesmente não vai funcionar com a gente. Nossos desenvolvedores trabalharam em seus produtos porque você ainda tem um pouco de simpatia com a gente. No entanto, e não se enganem, desenvolvedores se conhecem, e boca a boca é uma das coisas mais devastadoras em termos de elevar ou quebrar sua imagem em um determinado mercado. Continue perseguindo e caçando pessoas, e é provável que você não terá mais muitos desenvolvedores para se preocupar.

E a carta termina assim:

Last but not least, next time you think that someone is using your stuff without permission, just consider your options. Instead of going in full force with lawyers and take down requests, how about trying to talk to the person? This ENTIRE thing could have been prevented if someone from your PR dept would have gotten in touch with jmztaylor and would have talked about a change of name and a different logo due to the reasons you state. Why do you need to prove that you are a bigger entity with deeper pockets than a regular hobbyist who is doing nothing more than sharing stuff on the Internet? Next time your lawyers decide that you have to do something, please take a step back and look at the possible consequences. We don’t want to cut ties with you, but you are certainly making strides for that to happen.

Just something to think about.

Tradução livre:

Por último, mas não menos importante, da próxima vez que você pensar que alguém está usando seu material sem permissão, considere suas opções. Em vez de ir com advogados, força total e pedidos de destruir, que tal tentar conversar com a pessoa? Essa coisa toda poderia ter sido evitada se alguém do seu departamento de Relações Públicas tivesse entrado em contato com jmztaylor e falado sobre uma mudança de nome e um logotipo diferente, devido às razões que você alegou. Por que você precisa provar que é uma entidade maior, com bolsos mais cheios do que uma pessoa cujo hobby não está em fazer nada mais do que compartilhar interesses na Internet? Na próxima vez que seus advogados decidirem que você tem que fazer alguma coisa, por favor, de um passo atrás e pense nas possíveis consequências. Nós não queremos cortar relações com você, mas você certamente está dando largos passos para que isso aconteça.

Apenas algo para se pensar.

Diante de tudo isso, eu só posso dizer que vou seguir o conselho. É algo a se pensar, e estou pensando. Se tais posturas continuarem, minha escolha para o próximo aparelho será a Sony, sem dúvidas.

About these ads

Comentários em: "HTC, a comunidade e problemas ao longo do caminho" (4)

  1. Eu já estou pensando em comprar aparelhos da Linha Nexus….por estes e outros comportamentos, estou deixando de ser fã da HTC tb….

  2. Eu realmente já deixei. Atualmente estou fã da Sony. Vamos ver se continuam com o bom trabalho que estão fazendo.

  3. HTC One é o Melhor aparelho Do mercado!

    • De que adianta ser o melhor aparelho se a empresa não se importar em seguir as regras de liberação dos Kernels para a comunidade?

      Claro, eu não me importo em ficar com a Stock ROM pois adoro o Sense, mas… Se eu quiser uma ROM alternativa eu não posso fazer nada até eles decidirem liberar o kernel. :(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: