Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

two-thumbs-up

Borat Aprova! :)

Depois do último post sobre a minha ira em nunca ter atualizações para os aparelhos que eu já tive (Motorola Atrix) aparece uma empresa fazendo tudo diferente das outras.

No final de 2012 o pessoal do XDA resolveu fazer uma enquete para saber qual era o a “Empresa do Ano” (OEM of the Year) e não deu para ninguém, a Sony bateu todas as outras com + de 50% dos votos. O motivo dela ser votada como melhor são vários:

  • Em Março a Sony lançou oficialmente uma versão beta do ICS para o Xperia Play quando nenhuma outra estava lançando (oficialmente) versões beta.
  • Em Abril lançou o ICS para toda sua linha de celulares de 2011, sendo a primeira a fazer isso.
  • O time “Sony Developers Relations” anunciou um programa para permitir que desenvolvedores pudessem emprestar aparelhos para testar.
  • Em Agosto o celular Sony Xperia S se tornou o primeiro celular não-nexus (sem contar o Motorola Xoom) a ser incluido no “AOSP device tree”  como um aparelho experimental. Depois liberaram os arquivos AOSP binários do Xperia S (arquivos binários seriam ROMs completas para que você possa baixar a ROM sem esta estar compilada para permitir modificações por parte de qualquer desenvolvedor de ROM).
  • Mais tarde, ainda em Agosto, a Sony começou a abertura de seus códigos DASH (Dynamic Android Sensor Hardware Abstraction Layer) para a comunidade (permite testar os códigos das ROMs em busca de bugs e também permite que desenvolvedores de ROMs possam fazer a portabilidade de ROMs como a CyanogenMod para os aparelhos sem precisar buscar formas de fazer a ROM funcionar corretamente apenas na tentativa e erro).
  • Em Outubro eles participaram do Big Android BBQ do XDA para discutir planos para aumentar ainda mais esta abertura e integração com a comunidade desenvolvedora. Anunciaram também que iriam liderar a abertura para o AOSP do Xperia S e depois abrir o próprio github e começar a mesclar/juntar/adicionar o Android 4.2.
  • Continuaram a utilizar o blog de desenvolvimento que é bastante ativo onde os próprios desenvolvedores da Sony conversam sobre suas visões do Android e anunciaram versões “Alpha” e “Beta” de atualizações para os usuários buscando um feedback destes.
  • As CyanogenMod para vários celulares da Sony são mantidos por desenvolvedores da Sony Mobile, nos seus tempos livre.

Ufa.. Bastante coisa, não?

Qual outra empresa faz algo como isso para seus celulares?

Tudo bem, podem até ter uma segunda intenção nisso (buscar bugs, por exemplo, no código deles) mas e daí?

O Android é gerido pela GPL (General Public License – Licença Pública Geral), ou seja, as empresas são obrigadas a liberar o código dos celulares, mas o que vemos é que é necessário que existam petições online, brigas entre advogados e até mesmo processos na justiça para que as empresas liberem os códigos (ignorando completamente a GPL — HTC) para depois  liberar uma versão antiga que já não está no mercado. Várias vezes liberam códigos antigos (fere a GPL), liberam o código fonte de um Kernel incompleto que ninguém consegue compilar (fere a GPL  — Samsung), não liberam a fonte do Kernel de um produto que já está à venda (fere a GPL).

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades (fonte):

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

O que a Sony está fazendo nada mais é do que seguir a GPL em sua totalidade, mas isto é muito mais do que todas as outras empresas juntas estão fazendo! É um baita “tapa na cara” das outras (HTC, Motorola, Samsung, etc…). Mas o mais interessante é que a Sony está aproveitando o conhecimento destes outros desenvolvedores, conversando com eles e aprendendo muito. Que bom seria o mundo se as outras empresas fizessem isso….

Então vamos melhorar um pouco a coisa.

A Sony liberou sexta-feira passada (25/01/2013) uma versão ALPHA do Jelly Bean (4.1.2) para o Sony Xperia T. Tudo bem, ainda é alpha, ou seja, algumas coisas ainda não funcionam (não é para o usuário final, ainda). Mas a Sony ainda não estava satisfeita com isso e também liberou o código fonte do Kernel para esta versão alpha, ou seja, além de liberar o 4.1.2 para testes ainda deu a chance dos desenvolvedores de ROMs mexerem à vontade. Vai que eles melhoram tudo? :)

Ao embarcar no mundo GPL a Sony está abraçando os desenvolvedores independentes e percebendo que a GPL não é nada que possa estragar sua imagem e produtos. Estão dizendo para o mundo que este tipo de coisa aumenta a confiança e o senso de que estão juntos, a empresa e a comunidade que faz uso de ROMs e seus desenvolvedores.

Então pense nisso, vale a pena gastar horrores em um produto que não sabemos se será aberto, ou se será atualizado ou podemos alocar este dinheiro em produtos que sabemos que podemos fazer aquilo que quisermos?

Para ser bem franco, eu estou pensando seriamente em vender meu HTC e pensando em pegar o novo Xperia Z. Imagina poder instalar qualquer ROM que eu quiser sem precisar esperar alguém descobrir um bug (celulares Motorola em geral – na minha experiência com eles) para que eu possa fazer uma gambiarra para instalar a CyanogenMod! Mas e o Nexus? Hmmm. Até pode ser mas prefiro ter 32gb ou poder colocar um cartão SD no meu celular do que ficar sofrendo com falta de espaço (e bateria) que os Nexus tanto sofrem. Se o X Phone (1, 2) for tão bom quanto os lançamentos deste ano e não for ‘capado’ como o Nexus 4 então pode ser que pegue um Nexus, mas… Se não for, será Sony mesmo!

E você? O que faria? Trocaria seu aparelho ‘fechado’ por um que possa ser atualizado/modificado sempre que quiser?

Fontes: XDA, XDA.

Comentários em: "[Opinião] A Sony e sua nova política de ROMs." (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: