Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

A Caixa Econômica Federal lançou hoje seu aplicativo oficial para Android e Iphone.

O maior banco público da América Latina, finalmente se juntou às outras instituições financeiras no mercado móvel, trazendo para seus clientes a possibilidade de acesso à conta e a outros serviços através do smartphone.

O aplicativo já conta com mais de 1000 downloads apenas na PlayStore do Android, mostrando que era realmente uma funcionalidade bastante esperada pelos clientes do banco, como eu. E como ele se comporta? Está a altura de outras soluções e aplicativos? Clique e confira.

O aplicativo foi criado, principalmente, para proporcionar aos clientes o acesso às contas e a serviços bancários, como pagamentos, extratos e transferências em qualquer lugar, através do telefone. Mas, no meu caso, infelizmente, essa, que é a principal função, não funcionou. E parece que não fui o único. Segundo vários comentários na PlayStore, o acesso não está funcionando quando é feito por smartphones rodando o Android 4.0 ou superior. Também não sei se é um problema do Android 4.o ou se acontece em todos, mas o aplicativo simplesmente não muda a orientação para paisagem quando giro a posição do celular. Aparentemente, a Caixa não se preocupou em testar o software nas versões mais atuais do sistema. Um forte ponto negativo.

Pelo que constatei, os usuários de versões 2.x,(Froyo e Gingerbread), não tiveram problemas no acesso às contas, mas nem para eles tudo foi perfeito. Li muitas reclamações dizendo que não é possível, por exemplo, comprar créditos para telefones pré pago, ou acessar o histórico de cartão de crédito, opções que estão disponíveis no Internet Banking da Caixa quando acessado via computador.

Além das funções básicas de Internet Banking (que infelizmente eu não pude testar) o aplicativo possui diversas outras opções, que podem ser bastante úteis, dependendo do perfil de uso de cada um. Uma vez que a Caixa é responsável pela gestão de loterias do país, os resultados dos jogos ficam a um clique. Já existia um outro app específico para busca dos resultados, mas ver que se preocuparam em unificar tudo em um único local é interessante. Ponto positivo, dependendo do perfil de cada um. Pra quem não costuma, ou não gosta de apostar, de nada serve.

A área Rede de Atendimento se propõe a mostrar para o usuário onde encontrar uma agência, lotérica ou correspondente Caixa perto de sua localização. O problema aqui é não é feito uso de geolocalização com o gps do celular. Ao invés disso, o sistema pede que o usuário insira manualmente em que Estado, Município e Bairro ele gostaria de encontrar a Caixa. É bom por proporcionar liberdade. Eu posso estar em São Paulo e querer saber onde fica uma agência em qualquer outro Estado, mas seria melhor se isso fosse opcional. O aplicativo poderia primeiro tentar se localizar via GPS, já que faz muito mais sentido que na maioria das vezes a pessoa vá querer saber onde existe um atendimento mais próximo.

Além da Rede de Atendimento, existem os Telefones Caixa, com uma relação de telefones úteis para correntistas e não correntistas. É interessante ter essa lista sempre a mão, caso você seja um cliente do Banco. Ponto positivo.

Por fim, o aplicativo possui ainda um Simulador de Habitação e a área de Calendário Social. Sinceramente, achei que são opções praticamente inúteis. Não consigo imaginar alguém que vá precisar com tanta urgência simular a compra de uma casa, no meio da rua. A aquisição de um imóvel é normalmente um passo muito importante para uma família, feito com calma e muito planejamento. Não consegui, de verdade, ver a utilidade de simular as parcelas de tal empréstimo em um aplicativo móvel.

Já o Calendário social ainda está totalmente incompleto. Por enquanto apresenta apenas opção para consultar o pagamento do Bolsa Família. É falho, primeiro por não contar com as demais opções, como calendário de pagamentos de PIS e demais programas sociais, e também por ser mal ajustado à tela, de forma que as datas de dezembro são muito difíceis de visualizar. Uma reformulação visual, no mínimo com um melhor ajuste de margens, é necessária.

Tocando nesse assunto, vale comentar que todo o aplicativo dá a impressão de ser apenas um “link”, que abre uma versão minimalista do navegador padrão do Android para acessar as funções. O usuário tem a sensação pura de estar abrindo uma página web quando toca em cada ícone. O problema desse minimalismo é que algumas funções estão desativadas, como o zoom, por exemplo, o que, segundo relatos que também li, torna quase impossível visualizar o saldo da conta, por exemplo, em telefones com tela um pouco menor, já que a fonte utilizada é muito pequena. Mais um ponto negativo.

Concluindo, posso dizer que o lançamento do aplicativo é um marco para a Caixa, que tenta cada vez mais ganhar presença e conseguir novos clientes, mas, apesar de ter sido o último dos grandes bancos a lançar um aplicativo oficial, parece que a Caixa não utilizou-se de todo o tempo que demorou para testar corretamente e polir o produto, e acabou lançando um software que ainda tem muito o que melhorar para se tornar realmente bom.

Caso, mesmo com todos os problemas, você ainda queira testar e utilizar o aplicativo, visite a Play Store e faça o download, que é gratuito.

About these ads

Comentários em: "Caixa Econômica Federal lança aplicativo oficial para smartphones" (6)

  1. Tiago disse:

    Senhores, apesar de estar em segundo lugar nos downloads da appstore, na minha versão do iOS também não estou conseguindo acessar a área de contas. As demais funções estão ok! Vou aguardar até amanha para ver se não está tendo algum problema pelo excesso de acessos.

  2. Tiago disse:

    Completando: Realmente era um problema de acesso. Hoje o aplicativo rodou normalmente, consegui acessar minha conta e o aplicativo atendeu, mesmo que limitadamente, minhas expectativas.

  3. bartor disse:

    Sou cliente da caixa e quero o aplicação

  4. conta caixa dinheiro registrado

  5. Jane disse:

    Pelo site da caixa acessado em meu telefone, realmente estava dizendo que não era compatível ao aparelho GT 6313 Samsung com Android 4.1, mas resolvi tentar instalar o App. pelo Play Store, selecionei a opção de Caixa para Androids/Tablets e deu certo e está funcionando normalmante!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: