Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Os novos brinquedos chegaram… como o @RicardoWateva já comentou, estamos em uma nova fase, fora da Motorola, com Androids da HTC e da ASUS.

E como sempre, uma das primeiras coisas que faço com meus dispositivos é conseguir acesso root. Os motivos para querer tal acesso são inúmeros, e até já comentamos alguns por aqui. Remover o blotware, executar ferramentas avançadas, controle de cpu, enfim, considero o root indispensável para qualquer Android que eu uso.

Por isso, meu Asus Transformer TF300T já passou pelo processo, que é bem rápido e fácil, mas exige certos cuidados. Quer aprender como fazer? Continue lendo.

Antes de iniciar o tutorial de instalação propriamente dito, cabe aqui a velha frase, que tanto conhecemos:

Este procedimento irá alterar os arquivos de sistema do seu aparelho, e toda atualização deste tipo envolve riscos. Não nos responsabilizamos por danos que possam ocorrer, tudo é feito por sua conta e risco.

As etapas a seguir foram executadas com sucesso no meu aparelho, mas podem não funcionar exatamente da mesma maneira para o seu. Se tiver dúvidas, comentários, sugestões ou problemas, avise nos comentários que ajudaremos no que for possível. Lembre-se de ler e entender o tutorial, seguindo cada passo corretamente e com calma.

Antes de mais nada, carregue sua bateria (uma falha de atualização por falta de bateria pode brickar o tablet) e faça o backup de seus aplicativos (em caso de dúvidas, temos um tutorial já publicado aqui no site). Tudo preparado? Então, vamos lá:

O primeiro passo é descobrir a versão do seu firmware. Na versão 17, existe um exploit que permite que o root seja feito sem que o ASUS Transformer precise ter o bootloader desbloqueado. A vantagem disso é que é possível continuar recebendo normalmente os updates OTA feitos para o tablet, e também é possível reverter o processo, caso você não deseje mais acesso root. Já o desbloqueio, se realizado, é irreversível.

Para ver a sua versão, entre em Configurações e Sobre o Tablet. Você verá versões como na imagem a seguir. A versão que nos interessa está marcada em vermelho. Note que meu tablet já está na versão 9.4.3.29, pois após realizar o root na versão 9.4.3.17, eu recebi o update OTA e voltei a instalar a última versão.

O importante aqui é verificar se seu TF300T está na versão IML74K.US_epad-9.4.3.17-20120313, que possui o exploit que permite o root. Se a sua versão é essa, você não precisa baixar o arquivo de firmware no passo 1. Baixe os outros dois e siga direto para o Passo nº 4. Se não, teremos que fazer o “downgrade”, voltando o tablet para essa versão. Comece imediatamente a seguir.

1) Baixe os arquivos necessários. São esses:

Arquivo de firmware ASUS TF300T US versão 9.4.3.17 (MD5: 1aac89c3bec35872fdc225cc222f6c1a)

One click downgrade tool – Viper MOD

SparkyRoot.apk

Após baixar o firmware, você deve abrir o zip, e em seguida abrir o outro zip que está contido nele. Você irá encontrar um arquivo chamado blob, sem nenhuma extensão, com aproximadamente 777 mb. Extraia este arquivo.

Copie o blob para a raiz da memória interna do tablet. Não copie o arquivo para o cartão MicroSD. Ele deve ser colocado na memória interna.

Descompacte o Viper Mod.

2) Conecte o tablet ao computador, deixe que ele instale os drivers necessários.

Vá até Configurações > Opções do Desenvolvedor e ative a Depuração USB, se já não estiver ativada.

Execute o Viper MOD e selecione a opção 1 – Downgrade unrooted US Prime to .15.

Não estranhe a opção falar do Prime. Essa ferramenta foi desenvolvida primeiramente para o Asus Transformer Prime, mas funciona perfeitamente para fazer o downgrade no Transformer Pad TF300T.

3) Quando o Viper Mod solicitar, pressione uma tecla para continuar o processo.

Seu tablet irá reiniciar, passar pela tela de configuração da ASUS, reiniciar novamente e em seguida ligar como se nada tivesse acontecido.

O Viper Mod também ficará parado, como se nada estivesse acontecendo. Isso é normal. Não utilize seu tablet, não o desconecte do computador. O Viper Mod está neste momento instalando os binários do arquivo blob na memória interna do seu aparelho.

O processo todo leva entre 3 e 15 minutos. Aguarde que ele seja concluído. Quando isso acontecer, seu tablet irá reiniciar sozinho, aparentemente sem motivo. Não estranhe, é o Viper Mod trabalhando.

O tablet vai entrar no modo de configuração da ASUS, com uma barra de progresso da instalação. Aguarde que ela seja concluída.

Você verá então um Android sendo atualizado, como na foto abaixo.

Por fim, o tablet irá exibir a mensagem que o Android está sendo atualizado e os aplicativos estão sendo otimizados, e em seguida irá iniciar normalmente.

Pronto, o downgrade foi feito, e você está agora na versão 17 do firmware. Se quiser conferir, vá até Configurações e Sobre o tablet, como foi feito no início.

4) Agora faremos o root. Instale o SparkyRoot e o execute.

Siga as instruções do aplicativo:

Clique em 1. Exploit (isso irá mover os arquivos necessários para a memória do tablet e atualizar a busybox)

Clique em 2. Open App Backup (abra o gerenciador de backup da Asus, que permite o exploit. Escolha qualquer um de seus aplicativos, faça um backup dele e volte para o SparkyRoot)

Clique em 3. Install SuperUser app.

Clique em 4. Cleanup. Isso vai limpar os arquivos temporários do tablet.

5) Pronto. Seu tablet está roteado. Porém, se você instalar um update oficial da Asus isso irá remover seu root. Para evitar que isso aconteça, vá até a Play Store e baixe o Voodoo OTA Rootkeeper.

Abra o aplicativo e siga as instruções. Clique em Protect Root.

Depois que todas as caixas de texto estiverem selecionadas, seu root estará salvo, como na imagem abaixo:

Agora está tudo pronto. Basta atualizar seu Asus para a última versão (9.4.3.29, hoje). Assim que você atualizar, irá perder o acesso root. Basta abrir o Voodoo Ota Rootkeeper e clicar para reparar o root.

Você deverá fazer isso toda vez que receber uma nova atualização.

Tudo pronto! Agora é só aproveitar todos os benefícios que o acesso root proporciona. Não se esqueça de ir até a PlayStore e baixar uma ferramenta de instalação da BusyBox. Muitos aplicativos irão precisar.

Gostou do tutorial? De sua opinião nos comentários.

Fonte:

Fórums XDA:

Downgrading and rooting

Wolf´s Flash and downgrade guide

ViperMod Tool

About these ads

Comentários em: "Tutorial: Como fazer root no ASUS Transformer" (12)

  1. edbertin disse:

    Walter viu que no XDA, saiu o processo que não precisa downgrade, porém pelo que li por cima é um pouco mais complexo que esse descrito acima.

    Abs

  2. José Antonio disse:

    Muito bom seu tutorial, parabéns.
    Uma dúvida, meu tablet é o Prime TF201, e já foi desbloqueado com o utilitário fornecido pela própria ASUS.
    Mesmo eu voltando para o firmware que é necessário para realizar o root, o fato de não poder atualizar via OTA significa que vou ficar travado nessa versão ou há outras maneiras de atualizar?
    Pergunto isso pois estou preocupado com a notícia de que vai sair o 4.1 em breve, e sempre fiz as atualizações via OTA.
    Valeu!

  3. Carlos Alberto Bernardo disse:

    Prezado Walter, boa noite!

    Desculpe-me em ressuscitar um post antigo, mas é um post ótimo e fantástico que até em sites gringos estou com dificuldades em sanar algumas dúvidas, claro, não sou técnico e sim um maniaco por tecnologia, ok!

    É o seguinte, trouxe um Asus transformer Prime TF201 – numero versão JRO03c.US_epad-10 com a versão Android 4.1.1 e como sabemos, estou buscando o acesso Root para obter o reconhecimento de um modem 3G. Verifiquei diversos post’s ensinando como fazer o acesso Root através de um PC, mas pela minha surpresa existe o aplicativo Sparkyroot e de acordo com o seu ótimo post, no meu caso deveria ir direto para o passo 4. Portanto gsotaria de você me ajudasse ou os demais amigos, com as seguintes dúvidas:

    1) Esse aplicativo poderá ser usado no meu modelo?

    2) Posso utilizar o aplicado para a minha versão?

    3) Instalando é só realizar os procedimentos do passo 4?

    Desde já agradecendo a atenção, ressaltando que vejo em vários foruns brasileiros a necessidade em executar esse procedimento voltado a usuários não técnicos, acredito q seria de ótima ajuda…

    Fico no aguardo e um grande abraço

    • Boa noite, Carlos!

      Fico feliz em poder ajudar! Mas ja adianto que minha experiência se limita aos modelos que tenho e posso testar. Não conseguirei te dar certezas com relação ao seu modelo.
      Mas vamos lá. O Sparkyroot se aproveita da vulnerabilidade no Asus Backup para injetar os comandos de root. O máximo que aconteceria se o utilizar, é o root por ele não funcionar, caso a vulnerabilidade já tenha sido corrigida pela Asus na versão do seu prime.
      Eu testaria, não existe problema. Caso o seu sistema não seja compatível, o Sparkyroot não irá conseguir modificar os arquivos de sistema necessários e não irá funcionar, mas não terá como danificar nada.

      Será um ótimo teste para comentar com outros usuários que possam ter o mesmo modelo. Conte pra gente como foi!

      Abraço!

  4. rodrigo henriques disse:

    socorro!!! milha filha ativou um tal de app locker no meu asus tf300t, e não sei por que motivo ele colocou uma senha pra entrar nas configurações, o problema que não sei a senha, te, alguma maneira de dessativar??? alguem ai me ajuda, estou desesperadp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: