Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Se você ainda não conhece o TED, essa pode ser uma ótima oportunidade. O site é construído em torno do logo “Ideias que valem a pena ser espalhadas” (Ideas worth spreading) e reúne gravações de palestras dos mais variados temas e assuntos, mas todas de excelente qualidade.

Muitas das palestras possuem legendas em diversas línguas, e cada vez mais legendas são inseridas. É claro que legendar os vídeos nos mais variados idiomas demanda tempo e por isso, algumas só podem mesmo ser assistidas em inglês.

Infelizmente isso limita o acesso apenas a quem domina o idioma, mas em um esforço de ampliar o acesso ao conteúdo, o site disponibilizou essa semana, seu aplicativo oficial no Google Play Store.

O aplicativo conta com um visual bastante limpo e permite o rápido acesso ao conteúdo do site, que tanto pode ser assistido via streaming como baixado para o aparelho, a fim de ser assistido offline, o que considero um grande ponto positivo.

Outra ideia muito interessante implantada pelos desenvolvedores do app foi o modo “Radio”. Quando ativado, apenas o áudio das palestras é baixado, o que economiza absurdamente o tráfego de dados, e pode inclusive fazer a diferença entre ser ou não ser possível ter acesso ao conteúdo, já que muitas vezes é impossível conseguir boas velocidades na conexão móvel (especialmente a brasileira).

Infelizmente existe um ponto que considero extremamente negativo no app. Ele ainda não permite assistir às palestras com legendas, mesmo quando o vídeo disponibilizado no site já está legendado. Utilizando o app oficial da TED, ao menos por enquanto, só é possível consumir o conteúdo em inglês, puro.

O sistema de buscas também ainda não está 100%, mas não duvido que isso seja resolvido em breve.

Por já acessar o site há muito tempo, eu utilizava um app que já existia na Play Store, o TED Air. Nele, é possível acessar o conteúdo com legendas, mas ao me ver, um problema deste app é que, ao selecionar a legenda em português brasileiro, por exemplo, toda a interface do programa é automaticamente traduzida, assim como os nomes das palestras e suas descrições. O problema é que muitas vezes essa tradução parece ter sito feita automaticamente, com softwares como o Google Translator, o que não garante grande precisão, e palestras arquivadas como TEDx (um evento TED independente) não são traduzidas, o que as vezes torna mais difícil encontrar uma palestra específica, pois não se sabe se é preciso procurar o termo em inglês ou português.

Outro problema que (somente agora) eu percebo no TED Air é a falta do modo Radio. Antes eu não o conhecia, então não fazia qualquer falta, mas agora que vi o que ele é capaz no app oficial, sua ausência passou a ser um ponto negativo para mim.

De qualquer forma, acredito que seja apenas questão de tempo até que o app oficial seja atualizado e passe a oferecer opção para assistirmos aos vídeos com legendas e com busca totalmente eficiente, então vale a pena ficar de olho.

De qualquer maneira, recomendo fortemente a visita ao site, que tem um conteúdo de alta qualidade. Apenas para atiçar a curiosidade, seguem algumas palestras que valem a visita:

Harald Haas: Wireless data from every light bulb – Já imaginou internet em cada lâmpada? Palestra com legendas.

Avi Rubin: All your devices can be hacked - Sabia que qualquer dispositivo pode ser hackeado? Em breve, até mesmo seu carro. Não conta com legendas nativas, mas é possível ativar a tradução de captions do Youtube. Não funciona 100%, mas é melhor que nada.

Drew Dudley: Everyday leadership - Uma pequena história de vida, interessante. Também não conta com legendas nativas, mas a tradução de captions funciona melhor que na palestra anterior.

Já conhecia o site? Acha que pode ser interessante para sua vida pessoal ou trabalho? Gostou das palestras recomendadas? Comente!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: