Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Este é um post colaborativo! Aqui veremos a opinião de todos os que estão no AndroidUrbano.

Aqui falaremos sobre o tamanho das telas dos celulares que estão saindo.

Opiniões após o break:

Opinião by RicardoWateva

Mais e maiores. Esta nova geração de celulares que estão sendo lançados desde o final do ano passado aumentaram em número e em tamanho, mas isso nem sempre é uma boa coisa.

O maior problema, do meu ponto de vista (ou de ouvido), é a profusão de celulares com telas gigantescas. Antes tinhamos celulares com telas de 3 polegadas até 3.5 polegadas (iPhone, por exemplo), até aí tudo bem, nossos ouvidos continuavam a se adaptar a este tamanho. Daí lançaram os de 4 polegadas. Bem, não fosse a proporção 16:9 creio que já estariamos com problemas. Independente disso, ainda é possível usar um celular deste tamanho sem nos perdermos procurando o fone do celular. Mas agora vemos celulares de 4.3″ (Droid Razr, HTC One S), 4.5″ (HTC Holiday, Droid Bionic), 4.7″ (HTC One X, LG 4X), 5″ (LG Vu) e 5,3″ (Galaxy Note)!!!

Como já testei o HTC Ultimate, sei do que estou falando. 4.7″ já é muito grande! Algumas vezes eu atendia o celular e ficava procurando o áudio até que eu conseguisse escutar sem problemas a outra pessoa; e olha que não sou pequeno com meus 1,8m de altura e cabeça tamanho “normal” (o que será normal nessa área?).

Qual o limite para o tamanho da tela de um celular? Se o tamanho não é um problema para as empresas, o tamanho é um problema para nós, usuários. A não ser que mandem um fone bluetooth em todos os celulares com telas de 4.5″ ou mais este será o maior limitador para minha próxima compra. Parece que perderam a noção de que a orelha das pessoas não vai crescer junto com o tamanho das telas.

“Ah, mas existe a possibilidade de você usar o auto-falante (viva-voz) para escutar” alguém pode responder. Certo, mas se existe uma coisa mais chata de um celular são aquelas pessoas que usam, por exemplo, a Nextel e ficam berrando para o celular e o celular fica berrando de volta. Pô, não quero escutar o que você está conversando, e também não quero que escutem o que eu estou falando! Tudo tem limite!

4.3 polegadas parece ser o limite de tamanho para mim. Mas, claro, isso se fizerem um celular mais comprido também ajuda. Por exemplo, no phone-size.com, vemos que o Galaxy Nexus tem 67,94mm de largura, o HTC Ultimate (Titan) tem 70,7 e o Motorola Razr tem 68,9. Ué, o Razr, que tem tela menor é mais largo que o Nexus? Sim, mas creio que seja uma ‘preparação’ para um Razr de 4.5″! Já o Atrix tem 63,5mm de largura. Estes 4/5mm (meio centímetro) a 6,5mm de diferença faz muita diferença. O encaixe é o que interessa.

Se querem aumentar a tela, então não chamem de telefone, chamem de mini-tablet e, por favor, incluam ao menos um fone bluetooth!

Já já vai existir um telefone de 10 polegadas e um tablet com 15.. É só o que falta para estas empresas pois, penso eu, vão continuar aumentando o tamanho das telas ad infinitum.

————

Opinião by WalterAndradeJr

Como eu já havia comentado aqui no site, me parece que estamos passando do ponto com o tamanho das telas. Acompanhando os novos lançamentos, dá medo que em alguns meses vou ter que colocar uma “tábua” parecida com um skate na orelha, a cada vez que for atender o telefone.

Concordo que uma tela maior, de melhor resolução é muito interessante para a grande parte dos usos de um smartphone, como acessar sites, visualizar vídeos, jogos. Mas o que parece é que os fabricantes estão perdendo o foco, e passando a ver smartphones e tablets como todos membros de uma única “família” na qual se pode aumentar indiscriminadamente, sem problemas.

Steve Jobs sempre foi um ferrenho defensor do tamanho tela do iPhone (3.5 polegadas), pois ele dizia que é o tamanho ideal para atingir todo o conteúdo da tela, com o polegar, utilizando uma única mão, assim como garantir um maior tempo de bateria. Existem até especulações que o próximo iPhone irá manter esse mesmo tamanho.

O pessoal da carrypad.com publicou inclusive uma análise sobre esse “problema”. Não sei se veremos os tempos mudando, e o consumidor assumindo que é “normal” ter um telefone com tela de 5 polegadas, cuja bateria dura algumas horas, ao invés de um tamanho mais modesto, com melhor autonomia, e inclusive melhor resolução.

O Galaxy Nexus veio mostrar que tamanho apenas não basta. O Google ampliou a tela para 4.65 (já bem maior que a do Atrix, por exemplo), mas também elevou a resolução para incrívels 720×1280.

Passamos a ter resolução HD em dispositivos móveis. Será que já não é o suficiente? Não podemos agora nos focar em ter energia o suficiente pra que esses monstrinhos funcionem por um ou dois dias?

————

Opinião by Carlos Sobral

Ultimamente, depois que demonstrei o interesse de “pegar” um novo celular, perguntei aos amigos do twitter, @ricardowateva, @richardmaxtech, @walterandradejr, @a_felipes e @edbertin, sobre o Galaxy Note. A resposta foi unânime, É MUITO GRANDE…

Não tenho muita propriedade para falar acerca de resoluções, mas do tamanho da tela em si, acho que tudo depende da necessidade e do objetivo a que se destina o bem.

Eu tinha interesse em Comprar o Galaxy Note com a sua gigantesca tela para usa-lo, como utilizo hoje meu Milestone, internet, twitter, facebook, fotos, ou seja, um “tablet” que cabe no bolso…

Todavia, ao me deparar com o Samsung Galaxy S II, na loja da tim em Petrolina-PE, percebi o quão grande é a tela do meu futuro brinquedo.

Me recordo do ano de 2010, quando comecei a “desfilar” meu Motorola Milestone, que ouvi alguns desorientados comentando coisas do tipo “pagar mais de mil reais num tijolão deste tamanho…”. Eu sempre mostrava depois o que fazia o celular, e o povo ficava de boca aberta e sem ter onde enfiar a cara, depois de falar tamanho absurdo sem pensar.

O Galaxy S II, tem 4.3 de tela, e depois do ao vivo e a cores, percebi que a tela da criança é realmente grande, mas pensando no propósito a que ele se destinará está de bom tamanho. O Galaxy Note apesar de não ter-lo visto pessoalmente, já é grande demais para um bolso.

Eu que uso Camisa Social diariamente, já me arrisquei algumas vezes a colocar o Milestone “pendurado” no bolso da camisa, rezando a cada segundo, para que o mesmo não beijasse o chão ou para que o terceiro dono não o levasse embora… Se com o Milestone de Tela 3.7, já penso assim, imagina com o Galaxy Note ou S II?! Não dá para pensar nem em colocar no bolso, quem dirá no resto.

Se você que um Smartphone pra ficar jogando, vendo filmes, videos, fotos ou tem mãos dimensionadas para jogar basquete, uma tela maior é muito melhor certo?!?

E para quem vai usar para acessar internet, twitter, facebook, e tem mão de “moça” uma tela de tamanho menor ou intermediário não satisfaz?!?!

Eu tenho mão de moça e vou me aventurar no S II… Quase fui de Galaxy Note…

Já diz o ditado tamanho não é documento…

Afinal de contas, tudo é relativo e depende do ponto de vista.

————

Opinião de EdBertin

No meu caso, optei para ficar com uma tela de 4,3″ do Motorola Razr, pois sendo usário de iPhone por alguns anos, estava acostumado com a tela de 3,5″ e queria uma tela um pouco maior, e se falarmos que a mudança de tamanho 0,8″ é pequena, estamos equivocadamente enganados pois ela é bem “grande”, pode não parecer graficamente expressado, mas mateticamente é bastante. Seria dizer que a distância da diagonal da tela do aparelho aumentou em aproximadamente 2,1 cm.

Ou seja meu pensamento para escolha do tamanho da tela foi :

  • Necessidade (não tanto, mas como usário de iPhone uma tela um pouco maior facilita a leitura, fotos, etc)
  • Uso (Uso diário, twitter, emails, navegação e jogos principalemte),
  • Quesito final foi: meu dedão é grande o suficiente para alcançar toda essa tela usando uma única mão em conjunto com minha necessidade e uso? A resposta foi sim, no começo usando a tela de 4,3″ estranhei um pouco mas meu dedão deu conta do recado.

Como o Carlos Sobral bem colocou sobre o tamanho de tela, tudo depende de qual sua necessidade e uso.

E lembrem-se, se vc tem um dedão que alcance o tamanho total da tela e uma cabeça de tamanho “normal” o tamanho não importa !!!! O que importa é que você seja feliz com seu celular :)

Abs !!

————

Opinião de André Silva

Eu sou mais do contra, gosto de tela muito grande exagerada mesmo, sempre fui fã de telonas, desde que comprei o HTC DESIRE  com 3,7″ me encantei com aquela “telona” em comparação ao meu antigo Nokia 5800 com seus míseros 3,2″, o que não parece muito mas quando você vê em mãos a diferença é ENORME.

Para meu uso é 100% viável. Sempre gostei de ver vídeos, acessar internet, redes sociais, mostrar / tirar fotos e etc. Então para mim telas quanto maior melhor, não falo muito ao celular, então colocar um “trambolho” no ouvido é uma coisa que faço exporadicamente. Afinal sempre usei fones de ouvido para atender ligações e acho muito mais cômodo, uma vez que toda ligação de recebo tenho que anotar alguma coisa e ter o “Handsfree” é uma mão-na-roda (entenderam o trocadilho com “mãos” né?).

Para minha próxima aquisição penso muito no Galaxy Nexus, justamente por causa da tela, mas claro suas especificações também, porém, contudo, todavia. Vou aguardar mais, pois a HTC está me chamado muito a atenção com seus smarts de tela gigante que estão saindo e especificações incríveis (a.k.a HTC Zeta quad-core de 2,5Ghz com 4,5″).

Quem gosta de telefone com tela pequena é quem usa Dumbphones, eu sou mais ter um tablet no bolso, hahahaha.

————

Aí está. A opinião de vários escritores do Blog. Qual a sua opinião? Deixe seu comentário.

About these ads

Comentários em: "Opinião: Qual o tamanho ideal para uma tela de celular?" (20)

  1. Alan disse:

    A tela de 3,7 de um Xperia Neo ou Pro já está de bom tamanho. Além do mais que uma de 4,65 é grande demais! 4 polegadas já é o limite. Consigo viver facilmente com um Motorola Spice de 3”(nesse caso só a tela, o hardware nem se fala)

  2. Caio disse:

    Tenho um Defy e sua tela de 3.7 ja é bem chamativa. 4 polegadas é o limite (pra mim).

  3. Para mim, com certeza… a do galaxy note, 5.3″ polegadas. É tão perfeita que, todos meus amigos e amigas tem celular android e sempre que todos querem alguma coisa… qual o celular que vão mexer? O meu lógico, é pouco cansativo para ver qualquer coisa.

    Talvez para uma mulher fique ruim mas para mim tá perfeito, foi a melhor compra que fiz.

    Mas cada um tem uma opinião né?

    Qualquer celular hoje para mim é minusculo, horrivel de ver. (não tenho problemas de vista!)

    Abraços!

  4. Ricardo… vc que acabou de comprar um Razr (espere que não precise da assistencia motorola :-) … não esqueça que… o Razr tem 130.7 x 68.9 x 7.1 mm e o goole nexus com tela de 4,65 tem 135.5 x 67.9 x 8.9 mm, fora a espessura o tamanho é praticamente o mesmo, como vc citou.

    Celular pequeno é para quem telefona apenas… sinceramente o que menos faço e acredito que a maioria faz é telefonar nesses nossos aparelhos.

    Baterias? Concordo, tá na hora de melhor mas… meu galaxy note dura mais que meu antigo Atrix.

    Não vou ser hipócrita e dizer que o tamanho as vezes não incomoda.

    Claro que as vezes atrapalha, principalmente quando estou dirigindo e o celular toca, se ele tiver no bolso ai dá trabalho de tirar mas, garanto que ele tem mais qualidades do que defeitos.

    Eu nem costumo olhar o blog pelo site… geralmente acompanho tudo pelo RSS do celular. Acabei de comprar outra maquina (PC) relativamente bom e já estou me arrependendo pois até os jogos eu estou usando o do celular… kkk

    Abraços!

    • Sim, estou indo contra o que eu falei, mas… R$564,00 faz a gente pegar um maior só por causa do preço, não acha? :D

      Pra mim o tamanho incomoda sim, mas mais para falar do que para deixar no bolso.. No bolso até o Galaxy Tab original (7″) cabe.. ;)

      Só acho que, já já vou comprar um fone bluetooth para usar..

      Sobre a assistência, não acho que vou precisar.. Nunca precisei.. :D
      Sempre tive sorte com os celulares.. E outra, qualquer coisa vou lá trocar.

  5. Ah esqueci, passei 6″ meses com o Atrix e não atualizei da 2.2 para 2.3…. no Sansumg em menos de 1 mês já atualizei 2.3.5 pata 2.3.6 já com previsão para 4.0… Estou falando de celular comprado no Brasil e não fora. Meu Xoom 3g a 1 mês atras (no maximo 1 mês) atualizou para 3.2… é uma vergonha essa motorola, é logico que vendi o xoom tbm. Eles vão ter que melhorar muito atualização de firmware dos aparelhos Brasileiro para ter o respeito que eles querem.

  6. Prefiro a 4.5 que ainda nao existe , mais um dia quem sabe kkk

  7. Fala Ricardo. Aproveito o post pra perguntar: o SIII é uma boa compra?
    A Motorola tem alguma coisa programada para combatelo?
    Valeu!

  8. FILIPEAVG disse:

    cara celular muuuito grande eh muito ruim e desconfortave,!!!!! para andar , e otra coisa ficam visivel no bolso. bom celular com tela grande memso eh bom para visualizar as paginas , o maxio pra mim seria um 4.2 polegadas ja tah bom , os celulares e tablets ja ate etao substituindo os pcs e noots daqu ums tmepo acho que pc e noots serao ultrapassados pk os celulares e tablets viraram um !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Asus Transformer AiO.
    Tablet de 18 polegadas.
    Só para o autor ler.
    Obrigado.

  10. Marco Barboza disse:

    Sony Xperia Neo L com tela de 4 seria bom pra navegar na net ou Sony Xperia Neo V de 3.7?São 0.3 mas eu não sei se a diferença é tão grande assim.

  11. Caroline disse:

    O meu celular tem 5 polegadas,e o único problema que tenho com é para carregá-lo,de resto,eu amo. Queria um celular justamente por isso,tela grande.

  12. Abner disse:

    Ola pessoas. A minha opiniao eh a msm do Mr. Jobs, celulares sao celulares e tablets sao tablets. Estou nesse momento com um smartphone sk351 de tela 3.5″ e achei o tamanho perfeito. Detalhe eh q eu tenho mao de jogador de basket rs. Um celular muito grande gasta mais energia e fika meio desengonçado pra fikar atendendo por ai. Minha namorada tem a mao bem menor q a minha e pegou um smart de 4.5″. Acreditem quando eu digo: ela vai se arrepender rsrs.
    Fika q dica: smartphone tem q ser compacto. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: