Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Depois de brincar bastante com as ROMs existentes e descobrindo as que realmente funcionam e as que não fazem nada além de piorar o rendimento do celular resolvi voltar para a ROM Stock no meu Atrix.

Mas, porquê voltar? Bem, eu gosto de usar o MotoBlur. Várias pessoas falam mal dele, mas eu gostei, principalmente da possibilidade de rastrear o celular. Tudo bem, existem ROMs que possuem o Blur instalado. O problema destas ROMs é que existe uma duplicidade de programas (duas câmeras, duas galerias, dois emails,…) e eu nunca gostei disso. Então, é hora de voltar tudo ao original.

Este tutorial é para aqueles que:

  • Querem sair das ROMs modificadas.
  • Querem tirar o “unlocked” da inicialização.

ATENÇÃO: Existem versões de arquivos diferentes para o Atrix brasileiro e o AT&T!

Texto atualizado em 01/12/2013 com novos links.

Este tutorial é para o Atrix Brasileiro. É bem simples, porém a instalação é demorada.

Arquivos necessários:

  • RSD Lite (mirror)
  • Drivers da Motorola 32bits (mirror) ou 64bits
  • SBF para o Atrix Brasileiro 2.2.2 ou 2.2.2 (link atualizado em 01/12/2013) ou 2.3.6 (mirror ou mirror) ou todas elas aqui: superthread
    • Se o seu Atrix for da AT&T pare de ler agora. Isso não é pra você! Você vai brickar o Atrix.
      • NÃO INSTALE AS AT&T EM UM ATRIX COM BOOTLOADER DESTRAVADO! As chances de um brick são de 100%.. Você foi avisado!
      • Se você for instalar em um AT&T, instale a versão que você está usando (versões fruit-cake apenas)! Nunca abaixe a versão. Se você estiver na 2.3.6 e instalar a 2.3.4 irá brickar!

Com os arquivos baixados, se o Atrix estiver conectado no PC, desconecte e o coloque para carregar. Aproveite para fazer um full wipe no celular para que não dê erro no primeiro boot (Menu – Configurações – Privacidade – Restaurar dados de fábrica).

AVISO: CARREGUE O CELULAR ANTES!

Instale o Driver da versão do Windows correspondente.

  • Por exemplo, se você usa o Windows XP, instale a 32bits. Se você usar o Windows Vista ou Windows 7 então você tem que saber se seu Windows é 32 ou 64 bits e escolher a versão correta para instalar.

Instale o RSD Lite.

Descompacte o arquivo da firmware desejado em qualquer pasta que você quiser, mas depois você precisa mover o arquivo para o C:\ para ficar mais fácil de se achar.

Ok, próximo passo: executar o RSD Lite. Para isso, você precisará executá-lo em modo Administrador. Como? Procure a pasta onde você instalou o RSD Lite (no meu caso: C:\Program Files (x86)\Motorola\RSD Lite ) e procure o arquivo chamado SDL.exe (ou apenas SDL, do tipo Aplicativo), clique com o botão direito de seu mouse em cima do SDL e selecione “Executar como Adminstrador” (o meu Windows é em inglês, por isso vocês verão tudo em inglês).

Agora, no RSD, precisamos selecionar o arquivo SBF da versão que você quer instalar que descompactamos antes e movemos para o C:\. Clique em “…” (buscar) e escolha o arquivo.

Desligue o seu Atrix. Ligue novamente com o botão de volume para CIMA apertado. Você verá no seu atrix aparecer a imagem abaixo:

Conecte o Atrix no computador. Alguns drivers serão instalados.. Espere terminar.

Voltando ao RSD, procure pelo seu celular na lista de celulares. Irá aparecer como MB860. Selecione o primeiro da lista (só vai aparecer ele). Clique em START e reze. Aqui é a parte onde é mais importante a sua reza do que qualquer outra parte deste tutorial. Se acontecer uma variação de energia então pode ocorrer problemas, ou seja, só faça este procedimento se você tiver certeza que nada anormal acontecerá.

AVISO: O RSD não é uma ferramenta para usuários normais e sim para desenvolvedores, ou seja, é feita para aceitar qualquer arquivo que ele ache que está certo, ou seja, sempre faça downloads de SBF que você confia!

Agora é só aguardar a finalização do programa. NÃO RETIRE o celular do computador de maneira alguma!! Não mexa nele, deixe o programa mostrar a seguinte tela:

Quando você ver o escrito “PASS”, pode começar a respirar novamente. ;) Provavelmente (99,9% das vezes) você já verá seu celular finalizado, já na tela inicial dele, esperando apenas para você desbloquear a tela.

Se aparecer algo para “Restart phone” espere até o seu Atrix ligar completamente, teste tudo sem desconectar do computador. Se a tela, o touch, o sinal estiver funcionando/aparecendo então desligue e ligue novamente o celular. Se continuar com a mensagem, feche o RSD Lite.

Prontinho. O seu Atrix voltou para o original.. ;)

UPDATE

Como disse o nosso leitor Oscar, faltou dizer para fazer o full wipe depois de instalar a versão original. Como? Com a palavra, o leitor Oscar:

Só faltou dizer que tem que fazer um Wipe:

[EDIT]: FAÇA WIPE DATA/FACTORY RESET

1 – Desligue seu Atrix;
2 – Ligue segurando paralelamente o botão de abaixar o volume para entrar no Android Recovery;
4 – Tendo ligado segurando o botão de abaixar o volume, no topo da tela do Atrix aparecerá a mensagem Fastboot;
5 – Nesta tela o botão de abaixar o volume muda as opções e o botão de aumentar o volume entra na que vc escolher;
6 – Apertando para abaixar o volume vá até a opção Android Recovery (Se vc passar essa opção continue apertando pra baixo até retornar nela, se vc entrar em alguma outra por engano, eu não sei o que pode acontecer, pois nunca entrei);
7 – Estando com Android Recovery na tela, pressione o botão de aumentar o volume;
8 – Seu Atrix irá para uma tela com um Triângulo tendo um ponto de exclamação amarelo no meio dele e o robo do Android do lado;
9 – Toque no canto inferior direito da tela, neste canto está o botão Hide que oculta e exibe as opções do Android Recovery, se de primeira vc não acertar, vá “tocando” em lugares diferentes nessa região que vc acha, ele fica bem no canto inferior direito mesmo;
10 – Os menus respondem ao touch, portanto toque em wipe data/factory reset e OK no canto inferior esquerdo para entrar nessa opção;
11 – Escolha Yes — delete all user data e OK novamente;
12 – Quando o Wipe acabar, ele retornará para tela inicial do Android Recovery;
13 – Dê um Reboot System now.

About these ads

Comentários em: "Tutorial: Retornando seu Atrix para o Android original." (515)

  1. Olá prezados. Cuidado pois esse tutorial está incompleto. Depois desse procedimento é necessário reinstalar o bootloader para não correr o risco de ao ligar aparecer o erro de boot sector 4.
    Dessa forma o telefone não vai iniciar corretamente.
    Si quiser posso enviar o tutorial completo e testado.

  2. Claudio disse:

    Mande por favor. O tutorial testado. Obrigado.

  3. Iczifixis disse:

    Tutorial mal explicado. Já fiz algumas vezes o processo de instalaçãp de ROMs oficiais e custom. Primeirão de tudo. De wipe data factory no seu Atrix para evitar quaisquer erros possíveis. Fui seguir os passos do seu tutorial sem me ligar muito no que fazia. Na pressa. Meu Atrix ficou travando na tela de boot com a logo da motorola. Tive que baixar outra ROM e instalar novamente para voltar a funcionar.

    • Mal explicado não, esquecido. Esqueci de falar do full wipe.
      E você não precisava ter instalado outra ROM. Era só habilitar o modo fastboot e digitado “fastboot -w”..

      • po cara veleu mesmo o meu celular tinha dado pau do nada e tinha ficado travado na tela da motorola fiz o seu procedimento e deu tudo certo blzzzz

      • Neto disse:

        Como farei esse comando?

  4. Alexandre disse:

    Galera, acho que a intenção aqui é colaborar. O cara deu uma grande contribuição aqui, principalmente por disponibilizar os links válidos para os arquivos necessários e um tutorial importante na minha opinião. Se vcs acham que a orientação pode melhorar, contribuam e ajudem, mas de maneira construtiva e colaborativa. Nada a ver detonar o cara nos comentários, isso é bullyng. Quando vamos aprender que ajudar e compartilhar é muito melhor que atacar e desmotivar?!

    Ricardo, parabéns pelo seu post! E o link no box é show, obrigado por disponibilizar.

  5. Juno Sardeiro disse:

    Concordo plenamente com o Alexandre! Vamos enriquecer essa iniciativa de Ricardo alertando para os possíveis bugs e ou erros, mas nunca com mensagens negativas desmotivando a atitude do nosso companheiro…

    Ricardo parabéns… vc teve a iniciativa que muitos não tiveram…
    Alexandre seu comentário foi excelente!!

    abraços a todos.

  6. Juno Sardeiro disse:

    Ricardo

    Você poderia postar o passo-a-passo para Atrix da AT&T ? E como reconhecer quem é brasileiro e quem é da AT&T?

    Abraços

    • Habilite o modo depuração..
      Baixe o Fastboot,
      Descompacte para c:\fastboot,
      Ligue o celular no PC.
      Abra um prompt de comando.
      Navegue até a pasta fastboot (“cd\fastboot” se você descompactou para c:\).
      Digite “adb”.
      Digite “su”.
      Digite “cat /proc/cmdline”.

      Você verá no texto algo como “tegrapart=mbr:d00:100:800,kpanic:2100:400:800:”
      o “d00″ e “1100” são Atrix internacionais. Se for AT&T aparecerá “ATT”..

      Sobre como fazer no Atrix AT&T, só o WalterAndradeJr para fazer pois não tenho mais um Atrix aqui.

  7. Muito obrigado Ricardo.
    Há tempos procurava por informações consistentes quanto a retornar ao “original” de fábrica, e não encontrava. Principalmente por causa dos arquivos.
    Infelizmente e não sei porque, Cyanogen nunca se torna “oficial” pro Atrix, e tem sempre alguma coisinha não funcionando. Nesse caso prefiro voltar ao original.
    Vou executar o procedimento e depois posto se houve sucesso.
    Abraços.

    • Sempre às ordens..

      Também procurei bastante pelos arquivos. Tutoriais existem, mas a maioria não tinham os arquivos que eu precisava. Foram 2 dias buscando os arquivos até achar os 2 que eu precisava (vários links estavam quebrados, por isso a demora).

  8. Funcionou!
    Gelei no início porque ele ficou reiniciando na logo da motorola, mas usando o fastboot -w, fechou.
    Valeu pelo tutorial. Resolveu o problema.

  9. LUIZ disse:

    FALA GALERA, INSTALEI A ROOM POSTADA E AO INICIAR MEU ATRIX FICAVA TRAVADO NA TELA INICIAL COM O LOGO A MOTOROLA, ENTAO FIZ O SEGUINTE PROCEDIMENTO E RESOLVEU, FICOU COMO VEIO DE FABRICA, RESSUSCITOU MEU ATRIX.
    Siga os passos abaixo para fazer um HARD RESET:
    Desligue o Atrix (Se ele estiver travado no M da Motorola por exemplo, retire a bateria do Atrix para desligar ele e depois coloque-a novamente);
    Religue o aparelho segurando paralelamente o botão de abaixar o volume para entrar no Android Recovery;
    Tendo ligado segurando o botão de abaixar o volume, no topo da tela do Atrix aparecerá a mensagem Fastboot;
    Nesta tela o botão de abaixar o volume muda as opções e o botão de aumentar o volume entra na que vc escolher;
    Apertando para abaixar o volume vá até a opção Android Recovery (Se vc passar essa opção continue apertando pra baixo até retornar nela, se vc entrar em alguma outra por engano);
    Estando com Android Recovery na tela, pressione o botão de aumentar o volume;
    Seu Atrix irá para uma tela com um Triângulo tendo um ponto de exclamação amarelo no meio dele e o robo do Android do lado;
    Toque no canto inferior direito da tela, neste canto está o botão Hide que oculta e exibe as opções do Android Recovery, se de primeira vc não acertar, vá “tocando” em lugares diferentes nessa região que vc acha, ele fica bem no canto inferior direito mesmo. Se voce já atualizou seu Atrix para versão 2.3.6, o botão hide mudou: é só apertar os 2 botões de volume juntos para entrar no recovery. Para selecionar a opção apertar o botão de power (Liga e Desligar)
    Os menus respondem ao touch, portanto toque em wipe data/factory reset e OK no canto inferior esquerdo para entrar nessa opção;
    Escolha Yes — delete all user data e em OK novamente;
    Quando o Wipe acabar, ele retornará para tela inicial do Android Recovery;
    Dê um Reboot System now e pronto!
    Seu Atrix irá religar exibindo a tela de logon do Motoblur.

    ESPERO QUE POSSA AJUDAR ALGUEM.

    • O mesmo pode ser feito via comando fastboot.. ;)

      fastboot -w

      • Só usei seu comando amigo.
        Muito obrigado ganhei minha madrugada, senão dalhe sites gringos com tutoriais rsrs.
        O que ocorreu comigo foi que depois de seguir seu ótimo tutorial a risca, no final meu Atrix,
        ficou na tela com o logo da Motorola Vermelho ” M ” e ficava reiniciando, e quando tentei entrar no Recovery aparecia o Triangulo com ponto de Exclamação Amarelo e o Rodo do Android do Lado ” ! ” dai procurei aqui nos comentários e vi sua solução simples, como não sou bobo de fechar nada depois de seguir tutoriais, só tive o trabalho de ir no CMD que já estava aberto, e apertei seta pra cima e escolhi o que já tinha digitado antes, no caso
        ” moto-fastboot -w ” e pronto depois escolhi ” moto-fastboot reboot ” e pronto o Atrix reiniciou e voltou ao normal.
        Obrigado.

        Então segue a dica congelou no logo ” M ” vermelho.

        Ligue o Atrix com Volume + e botão de Ligar apertado, até aparecer no topo ” FASTBOOT ”
        Ai então ligue o Atrix no cabo USB e ligue no PC
        Aperte tecla Windows+R e digite no menu executar ” CMD ” pronto você abriu o PROMPT
        Antes de tudo digite ” CD\ ” essa é velha rsrs, ai você verá escrito ” C:\ ”
        Agora abra o diretório onde você salvou o ” Atrix Recovery Tools ” e digite então
        ” moto-fastboot -w ” e óbvio, aperte ENTER, depois digite.
        ” moto-fastboot reboot ” pronto salvou o seu Atrix do Loop Infinito, graças ao amigo Ricardo.

        Agradeçam pela dica do ” CD\ ” seja humilde em dizer que nunca tinha visto esse comando e seja humilde em dizer a verdade que já usava esse comando antes.
        Rsrsrs pode ser bobeira, mas é melhor que ficar digitando ” CD..” toda hora para subir um diretório.

        Se ajudar não dói, agradecer ajuda-nos a crescer.

    • Olá quero deixar aqui meu agradecimento, por todos que tem colaborado com este tutorial, sou inexperiente, mas seguindo as suas instruçoes, deu tudo certo, com o meu aparelho. Obrigadão.

  10. lehh disse:

    amigo meu atrix é da vivo desbloqueado e uso chip da claro e aversão do android é 2.2.2 quanto vo tenta atualizar ele não consigo por que quando ligo o celular segurando o volume pra baixo para entra no fastboot ele fica travado ali e nem me da opçoes.. alguem me ajude por favor

  11. Diogo disse:

    Cara muito bom seu tutorial. Segue e deu quase certo, o único problema foi que ficou travado na tela inicial da motorola, ai eu dei o fastboot -w e resolveu! Só achei estranho pq meu atrix foi comprado no Brasil, não tem nada de AT&T…mas funcionou!
    Valeu!

  12. Amigos, alguém podeira me ajudar? Estou com um problema, ao tentar atualizar o Atrix pelo site da Motorola, de 2.2 para 2.3, antes de finalizar o processo de atualização, apareceu a tela vermelha com o logo da Motorola e a frase failed to boot 4 Starting RSD mode. Daí o celular não faz mais nada. Já tirei a bateria, liguei pressionando a tecla volume para baixo e power, mas não dá nada. Sou leigo, e do jeito que li aqui nesse forum fiquei cheio de dúvidas.
    Se não for pedir de mais, eu gostaria que alguém me ajudasse com um passo a passo bem detalhado. Eu sei que pra quem sabe não custa nada ajudar os outros. Muito obrigado antecipado.
    P.S.: Meu Atrix é desbloqueado, da Vivo, mas uso chip Claro.

    • Faça o desbloqueio do bootloader e instale uma rom alternativa ou instale a versão stock do Atrix. Ambos tutoriais estão disponíveis no Blog.

  13. Valeu, Ricardo. Vou dar uma olhada nos tutoriais do Blog e depois posto aqui.

  14. Como que vou instalar a versão stock se o celular só fica na tela failed to boot 4? Me diga como, por favor.

  15. Cara, não deu mesmo. Fiquei nesse passo >>> Desligue o seu Atrix. Ligue novamente com o botão de volume para CIMA apertado. Você verá no seu atrix aparecer a imagem abaixo: <<<
    Quando fiz isso apareceu Failed to boot 4 e Starting Fastboot protocol Support e não saiu mais daí mesmo depois de meia hora esperando. E no programa RSD Lite no campo Device Properties (propriedades do aparelho) apareceu o seguinte
    ESN:
    Technology: N / A
    Software Version: N / A
    Flex Version: N / A
    Bootloader Version: N / A
    DRM Version: N / A

    E agora amigo o que eu faço? Me ajuda por favor. Estou com meu celular caro inutilizado. Mas preciso muito resolver isso. Agradeço muito a atenção e pelas respostas. Já estou até pensando em ir na assistência Motorola aqui de Brasília, será que fica muito caro? Pois não tenho mais garantia.

    • O que é interessante é que está aparecendo “Starting fastboot”, ou seja, ele está esperando informações.

      Uma maneira de resolver é instalando a ROM original mesmo. É a forma mais rápida e indolor para arrumar.
      Mas antes, seu Atrix é brasileiro ou americano? Você precisa saber disso antes de tudo.

      O processo para sair do brick é o mesmo da instalação da ROM original.
      – Baixe e instale o RSD Lite
      – Baixe o SBF correto para o seu Atrix (AT&T e “internacional” são 2 Atrix diferentes, o brasileiro é o “internacional) e descompacte para a pasta c: (raiz)
      – Baixe e instale os drivers.
      – Carregue o celular (tire a bateria para desligar, recoloque a bateria, não ligue o celular, carregue na tomada).

      Processo para instalar “simplificado”
      – Desligue o celular
      – Remova o cartão SD e o ‘chip’ SIM
      – Ligue o celular. Você ainda verá o erro “Failed To Boot 4 Starting RSD Mode”
      – Abra o RSD Lite como administrador (botão direito, executar como administrador — Windows Vista e 7 apenas)
      – Clique no botão “…” e selecione o arquivo do SBF que você descompactou para o C:
      – Ligue o Atrix no PC na porta USB traseira do seu computador
      – Espere a instalação dos drivers (se ele quiser instalar)
      – O RSD Lite provavelmente reconhecerá o celular e aparecerá na lista como “Connected”.
      – Selecione o celular na lista
      – Pressione START
      – Espere até escrever “Pass” onde ele mostra a porcentagem
      Não retire/mexa/desligue/pense/respire até o celular ligar por completo e estiver dentro do sistema android.
      – Se não aparecer “Pass” no lugar da porcentagem mas o Atrix estiver funcionando, está pronto. Se não, aguarde o máximo que puder.

      Parece muito, mas é simples.
      Este erro é um erro de instalação de alguma atualização ou ROM.

      Este processo vai voltar o seu Atrix ao estado original, de fábrica, sem ROOT, sem desbloqueio de bootloader.

      • RicardoWateva poderia me tirar uma dúvida? Caso eu realize esse procedimento no meu aparelho que ainda está na garantia, eu perderei a garantia? Pois comprei esse aparelho a apenas 20 dias, e realizei o mesmo procedimento que o Claudio Viana Carneiro, de atualizar no site da Motorola, e fui até a assistência e eles disseram que teriam que passar 6 dias com o aparelho… não estou querendo deixar na assistências, e caso eu não perca a garantia realizarei esse procedimento para testar. Sabe me informar se perderia a garantia caso realize?

        Grato.

        • Para ser bem sincero, eles nunca saberão se foi reinstalado. A não ser que você faça o desbloqueio do bootloader, daí ele conseguem perceber. No caso do Atrix não existe forma de falar se foi refeito o sistema.
          Ou seja, dizem que perde a garantia mas eles nunca vão perceber.

  16. Será que tem um outro jeito de dar fastboot no aparelho? Pois tanto faz eu tentar ligar com o botão volume para cima ou para baixo que dá o mesmo problema de falha de boot 4 (failed to boot 4 Starting Fastboot protocol support) ou (failed to boot 4 Starting RSD mode).

  17. claudiocvc disse:

    - O RSD Lite provavelmente reconhecerá o celular e aparecerá na lista como “Connected”.
    – Selecione o celular na lista
    – Pressione START
    – Espere até escrever “Pass” onde ele mostra a porcentagem

    O problema é nessa hora acima O RSD não reconhece o celular e não aparece na lista. Aparelho nacional, 2.2 Instalei e fiz tudo conforme no post, não deu….

  18. claudiocvc disse:

    E não é por falta do driver que ele não reconhece o celular, na verdade ele até aparece lá, mas sem nome e nem modelo do aparelho e com a numeração da seguinte forma >>>

    ESN:
    Technology: N / A
    Software Version: N / A
    Flex Version: N / A
    Bootloader Version: N / A
    DRM Version: N / A

  19. Ok. Só mais um esclarecimento, ele estava com Android 2.2 e fui instalar o 2.3 do site da Motorola, quase no final da instalação deu o problema. nesse caso será que tenho que baixar o SBF 2.2 ou 2.3…. Ou tanto faz, porque tentei com o 2.2

  20. Claudio Viana disse:

    Puxa vida, cara! Agora funcionou numa boa. Fiz o passo-a-passo igual manda seu último post e foi tudo ok!!!
    Nem sei como agradecer, cara. Ricardo, muito obrigado. Te agradeço muito mesmo. Achei que tivesse perdido meu celular. Valeu mesmo cara.

    Só um aviso aos leigos, como eu. Antes de iniciar qualquer procedimento desative o anti-vírus. O meu é o Avast, e estava bloqueando até o arquivo SBF.rar, nem mesmo podia descompactá-lo. E como cada anti-vírus pode agir de forma diferente, pode ser que dê algum problema.

    Para quem tiver o mesmo problema de FAIL TO BOOT 4 é só fazer o passo-a-passo acima e tudo funcionará numa boa. Foi muito simples e rápido nessa última tentativa. Segui tudo nos mínimos detalhes. Fiquei impressionado como tudo que eu tinha no celular continuou lá, eu achava que “já era” tudo, há muito tempo.

    Esse fórum é nota 1000
    Valeu!!!

  21. Fiz como dito no tutorial e funcionou 100%

  22. EzioMan disse:

    Boa Tarde Ricardo,

    Cara, meu Atrix, de repente, ficou mudo (auricular mortinho). As demais funções estão ok (inclusive no viva-voz está tudo normal).
    Antes de eu atualizar a versão do Android (fiz pelo site da Motorola), não tava acontecendo nada de errado. Será que é problema da versão ou foi mera concidência mesmo?
    Você já viu algum caso assim?

    Me dê uma luz se possível. Não tô afim de deixar o tel. um mês parado em assistência técnica por conta disso.

    Obrigado.

    • Você pode procurar no ebay por peças de reposição pois foi uma infeliz coincidência. Demora de 2 a 3 meses para chegar se for da china, mas se achar um vendedor dos EUA pode chegar mais rápido. Agora, se estiver na garantia você pode mandar para não ter que gastar.

  23. RaulFernandes disse:

    Tem como concertar o link para download da reatil 2.3.6

  24. RaulFernandes disse:

    Quando retorna para a retail 2.3.6 ele perde o desbloqueio do bootloadrs !

    • Não, mas o escrito ‘unlocked’ some e perde a habilidade de se instalar outras ROMs, ou seja, esconde o bootloader destravado. Para desbloquear novamente você precisa instalar o sbf de novo, nada mais que isso.

  25. Rodolfo disse:

    Meu celular so fica reiniciando apos a tentativa de voltar para o android 2.3.6 , o que eu faço ? tento faz o proceço denovo so que nunca da pass nem fail , fala que tem que reiniciar o celular dai o programa reinicia ele e depois fica reiniciando sem parar alguem me ajuda ?

  26. Rodolfo disse:

    como eu faço o fastboo -w ? acho que isso já vai resolver meu problema . porque não da pra entra no recovery .

    • Ligue o celular com o volume para baixo apertado. Quando aparecer o escrito “fastboot” no celular pressione o volume para cima. No modo fastboot digite o comando “fastboot -w” no prompt de comando e depois “fastboot erase cache”.

      • Rodolfo disse:

        Ricardo , quando eu tento o ” fastboot -w ” so aparece a seguinte mensagem no prompt de comando ” waiting for devaice ” , dexei quase uma hora e nada , tem alguma outra solução !?

        • Rodolfo disse:

          Ricardo muito obrigado cara , consegui fazer o ” fastboot -w ” em outro pc , não sei porque mais o meu paro de reconhecer o driver do celular e não queria instalar novamente , valeu pelo tutorial me ajudo muito , procurava isso a um bom tempo e só encontrava explicações sem nexo nenhum ou com links quebrado .. obrigado pela ajuda .

  27. Cara, me ajuda aí. Meu celular é um Atrix e atualizei para o Android 2.3.6 e agora ele não bloqueia mais a tela. Já tentei de fazer vários procedimentos e nada. Até já instalei alguns bloqueadores de tela personalizados, no Google Play e só funciona de vez em quando e depois já não funciona mais. Me ajuda aí, pois quero vender o celular e ele perdeu uma funcionalidade muito importante pois já que não bloqueia a tela o leitor de impressões digitais não serve mais para nada também. Obrigado.

  28. Daniel disse:

    Boa noite pessoal, comprei um atrix e chegou hj. Porem ele chegou atualizado para 2.3 mas reiniciando e travando toda hora e acabei fazer o reset de fabrica. Agora o que eu devo fazer? Abraços

  29. Valter disse:

    Tenho um atrix retail (brasil) desbloqueado, estava utiliando ele normalmente a bateria descarregou quando conectei ele no usb para carregar, ele ficou tavado na tela M motorola e aparece escrito no topo da tela Starting RSD protocol suport, não sai dessa tela ja tirei a bateria um milhão de vezes e sempre que eu ligo ele trava nesta tela algum dos amigos pode me ajudar a resolver este problema?

    • ANTES DE QUALQUER COISA! Carregue o seu celular!

      Experimente iniciá-lo com o botão de volume para baixo apertado..
      Se aparecer para você na tela do Atrix o escrito “Fastboot” então siga as instruções abaixo. Caso não apareça, experimente fazer o tutorial que você leu aqui em cima. (desligue o celular)
      – Baixe o arquivo fastboot daqui: http://www.mediafire.com/?xfc8rftkzi3d7rd
      – Descompacte o arquivo para a pasta c:\ (a pasta fastboot deverá ser criada, caso contrário, repita a operação adicionando o nome “fastboot” à pasta).
      1. Desligue o celular retirando a bateria (deixe conectado na USB ainda) e reconecte a bateria;
      2. Aperte o botão de volume para baixo e deixe apertado;
      3. Aperte o botão para ligar o celular (mantendo apertado o de volume);
      4. Na tela que vai aparecer, em cima dela estará escrito apenas ‘Fastboot’. Se não aparecer em, no máximo 10 segundos, recomece do primeiro item;
      5. Execute o “Prompt de Comando” (menu iniciar – todos os programas – acessórios);
      6. Digite “cd\fastboot” (sem as aspas);
      7. Digite “fastboot erase cache”;
      8. Reinicie o celular digitando “fastboot reboot”.

      Caso não resolva então experimente, antes de fazer o processo acima, o comando “fastboot -w” que apagará todo o seu celular para que ele volte como stock, seria um ‘format’.

  30. Filipe Pinheiro disse:

    Aii simmm Deuu Certinhoo Manoo …Agradecido!

    sohh aconteceu o seguinte

    Deu FAIL no RSD, ao invez, de PASS

    Porem eu fechei o programa, tirei a bateria e coloquei, liguei segurando o volume para baixo e fiz oque o LUIZ fez!

    e no finall ele ligou e ta funcionando normal! =]

  31. Anderson Henrique disse:

    Boa noite galera! Sou novo no assunto peguei um atrix e o cara colocou um android 4.0.3 e acho q o original deve ser bem melhor ate mesmo pq onde liga o celular não funciona mais a opção da senha por digital, gostaria de saber se eu mesmo ligo no assunto vou conseguir voltar o atriz para o original e ainda tenho q trocar o touch tem hora q ele falha! Obrigado pela atenção!

  32. Anderson Henrique disse:

    Galera mais uma pergunta!!! vi em um site aqui que o problema do meu atrix no touch pode ser por causa do android q foi instalado nele!
    Isso pode ser verdade?
    Se for vai ser uma solução muito boa pq so a tela é 300 pilas aqui em brasilia.
    Mais uma vez obrigado!

    • O meu Atrix agora está com a namorada e ela também está tendo problemas com o touch (simplesmente para de responder). A única coisa que descobri é que não descobri como resolver ainda. :)
      Já vi falarem que trocando o touch resolve, mas ainda não testei e tenho receio em desmontar o celular por completo só por causa disso, ou seja, pode ser problema no touch como pode ser de software. E sim, este tutorial foi criado para leigos, porém você precisa ter certeza que seu Atrix é o “internacional” (fabricado fora dos EUA) ou se é o AT&T. Se for o AT&T então NÃO FAÇA o tutorial.

  33. Anderson Henrique disse:

    Bom dia! vc pode ser um pouco mais claro como vou saber se o meu é o internacional ou o AT&T? Desculpa o incomodo mais é porque sou leigo de tudo e gostei muito do celular muito rapido, por isso quero deixar ele original.

  34. Anderson Henrique disse:

    Amigo!
    Como habilito o modo depuração?
    Onde baixo o fastboot?

    • Depuração: menu, configuração, aplicativos, desenvolvimento, depuração.

      Fastboot: Leia no início do post. Todos os arquivos estão lá.

  35. Anderson Henrique disse:

    Amigo eu baixei os 3 arquivos q são para usar mais não sei qual é o fastboot desculpa a minha ignorancia.

  36. Anderson Henrique disse:

    Ai galera boa noticia conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Obrigado RICARDOWATEVA por esse tutotial meu atrix esta como feio de fabrica!
    O q te falei do touch não teve jeito vou ter q trocar mais ja consegui aqui um pouco mais barato e vou ficar com o atrix mesmo muito rapido e muito bom!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuu.

  37. Anderson Henrique disse:

    Ricardo SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    Alegria de pobre dura pouco!
    Deu tudo certo meu atrix esta do jeito q veio de fabrica so uma coisa agora ele fica com a tela preta pode ligar que quem esta ligando acha que esta chamando so que eu não vejo a tela nem acende posso apartar o botão liga e desliga que não da nada pra voltar ao normal tenho q tirar a bateria e colocar de novo!
    Vc pode me ajudar com o que esta acontecendo?
    Mais uma vez obrigado!

    • Coloque o seu celular no modo fastboot novamente e digite “fastboot -w” e veja se resolve.

      Depois que ele ‘formatar’ não deixe o celular instalar os programas todos que você tem e instale um por vez. Pode ser que um deles esteja dando problema.

  38. Ricardo! disse:

    Galera depois q eu atualizei pra versãom 2.3.6 o celular fica mudo nas chamadas! Só funciona quando eu coloco emm viva-voz. e mais, quando eu tornei pra 2.2 ele voltou a funcionar direito!!!

    HEEEELP pls!!!

  39. Gustavo Torres disse:

    Obrigado pelo artigo e pelos sbf’s. Usei o sbf_flash no Linux, e funcionou bem. Travou no primeiro boot, mas resolvi com um cold start. []’s

  40. Anderson Henrique disse:

    Boa noite! Ricardo meu celular continua travando ele apaga a tela e não acende mais posso ligar pra ele que pra quem esta ligando parece q esta tocando mais no meu cel ele nem toca nem acende a tela, tentei baixar a versão 2.2.2 mais não esta baixando.
    POR FAVOR ME AJUDE!!!

  41. Ricardo! disse:

    É nada pra mim, meu cel voltou a ficar mudo de novo durante as ligações

  42. Obrigado Ricardo, funcionou perfeitamente, recentemente instalei a rom do cyanongemmod android 4.0.3 cara ficou show de bola, mas qndo precisei usar a camera de vídeo ele ficava com slowmotion na camera, e nao gravava o video e esquentava muito e quando tambem tentei usar o youtube ou outros sites que contem vídeos ele nao executava, então tive que voltar o original, se não fosse esses problemas tinha ficado com android 4.0.3 muito da hora, varias itens interessantes… vlw mais uma vez, obrigado.

  43. Anderson Henrique disse:

    Agora pronto meu celular so fica reiniciando demora um pouco e reinicia de novo e tem vez q trava e não acende nada ai tenho q tirar a bateria para poder ligar de novo! putz….

  44. Guilherme Soares disse:

    Olá a todos !!!

    Em primeiro lugar quero agradecer muito o auxílio do Ricardo Wateva e também o complemento da informação de como salvar meu Atrix feito pelo Luiz em 30/03/2012 as 9:45, tentei atualizar meu Atrix da vivo no site da Motorola (pensando que era tranquilo) e ele travou na tela da Vivo e não ligava de jeito nenhum, então segui os procedimentos do tutorial, baixando a RSD Lite e também o SBF 2.3.6 e seguindo os passos deixados por vocês deu tudo certo, o telefone ficou ótimo, até mais rápido do que a versão anterior 2.2.2., o complemento feito pelo Luiz foi essencial também, pois depois de passado o RSD ele ainda travava no logo M ”vermelho” da Motorola.

    Um grande abraço a todos e mais uma vez obrigado por me ajudarem.

    • Estamos sempre à disposição. Que bom que você resolveu. ;)

      • Guilherme Soares disse:

        Bom dia Ricardo !!!

        Por favor, estou utilizando o aparelho e quando recebo uma chamada e atendo ele fica mudo, não consigo escutar quem está do outro lado da linha e nem quem está do outro lado me escuta, fiz o teste de um outro telefone ligando para mim mesmo e realmente acontece isto, ai preciso desligar e ligar de novo que ele volta ao normal, agradeço se puder me ajudar…., isto já aconteceu 3 vezes até agora

        Abraço

        Guilherme

        • Já vi isso mas não sei o que pode ser. O máximo que você pode tentar é trocar o rádio dele ou ver se você não está apertando o mudo do celular na hora de atender

          • Guilherme Soares disse:

            Ricardo !!!

            Estou atendendo normalmente, agora fiz o seguinte voltei para o protetor de tela sem animação, pois estava usando o Aquarium free live Wallpaper da Kittehface ( o qual eu usava na versão anterior 2.2.2 ) e nunca tive nenhum problema.

            Até agora atendi a 5 ligações e o problema não ocorreu mais …..

            Vou mantendo você informado se o problema sanar….

            Agradeço a atenção;

            Guilherme

          • Experimente instalar outros rádios: http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=28152209&postcount=315
            Instale a 1.100.0…

  45. herbert disse:

    tentei varias vezes volta para android 2.3 fiz tudo como esta no tutorial mas nada estou com android 4.0 pois tem coisa que nao funciona e gostaria de voltar para android 2.3 meu atrix o devo fazer estou quase venddendo pois nao consigo revolver isso.

  46. ramon disse:

    Ricardo, estou tendo dificuldade para baixa o SBF atrix 2.2, lá quando clico em download ‘ The user hosting thiscontent is out of bandwidth.If this is your file please upgrade to add more bandwidth credits to your account. Call Sales at 1-877-729-4269 for more information. ‘ E quando clico no link da versão do Sistema ‘2.2’ aparece ‘Error (509)
    This account’s public links are generating too much traffic and have been temporarily disabled!’ Ajuda aew, abraço

  47. Jordão Souza disse:

    ótimo tutorial, deu o problema do Logue da Motora que não saia da tela, mas segue o passo para solucionar o problema e conseguir sair da tela travada.

  48. Peter disse:

    Gostaria de saber se através da modificacão de alguns deste arquivos ou programas utilizados para restaurar o Atrix podem ser também utilizados para evitar a alteracao da ROM.

    Queria aproveitar estes procedimentos para evitar que minha ROM atual seja removida em caso de perda/roubo do meu cel. Com isso mantenho o rastreamento do meu cel.

    • Para isso, instale o Cerberus via ROM. ;) Existe uma forma de se instalar o Cerberus pelo CWM. Independente disso, leia atentamente sobre o cerberus no site deles.

      • Peter disse:

        Mas ao (re)instalar a ROM original o Cerberus nao sera removido junto com a Custom ROM? Nao tem como fazer aalguma “gambiarra” para nao conseguir este acesso via RSD?

        Deixar o “USB DEBUGING” desabilitado seria o ssuficiente?

        • Infelizmente não.. Mas o que você pode fazer é anotar o imei e se roubarem você bloqueia o celular, ou seja, não teria mais como usar. Outra coisa que você pode fazer é deixar sem senha e sem proteções para outro cartão sim, com isso você pode rastrear.

  49. Amanda disse:

    Olá, segui o tuto a risca, mas deu um erro e agora meu celular não reinicia mais. Fica apenas na tela de boot escrito Failed to Boot 4. Como resolver?

  50. Luciano disse:

    Pow queria vet ae vx poreiam me ajudar o meu atrix e desbloqueado tem unolocked …do nada o wi-fi parou e ta dando erro naum aparece o end mac,e depois q ativa wi-fi ele trava o q devo fazer…tem vezes q ele funciona mais depois para….vlw..

    • Já experimentou voltar para o original e desbloquear novamente?

      • Luciano disse:

        Pow naum encontrei nehum site q esplicando o processo de debloquear e de voltar ao original…por se fizer algo errado estraga o cel…..se alguem tiver feito e deu ceerto me passem o site…vlw…pq hj de manha o wi fi funcionou depois parou..parece q ta com conflito ou….
        Driver ….

      • dlucas disse:

        ola ricardo o q e AT&T
        e sabe a onde euu posso levar meu atrix para voltar o software original
        aki em belo horizonte
        to com medo de fazer eu mesm depois dar errado gosto de mais dele mais ele nao ta bom com a 2.3.6

        • AT&T é uma operadora de celular dos EUA.

          Se você tem medo então não faça. Sobre saber se existe uma empresa que faça isso eu fico te devendo. Não faço idéia. Procure um amigo seu que conheça bastante de informática pra fazer isso para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: