Um pouco de tudo e nada ao mesmo tempo.

Várias empresas online já estão aceitando pre-orders para o Asus Eee PC X101.

O X101 é um netbook que possui um processador  ATOM N435 ou um N455 (single core), 1gb de memória RAM DDR3 (máximo de 2gb), 8gb de espaço em seu SSD, Wi-Fi b/g/n na faixa de 2.4GHz, uma webcam de 0.3 megapixels e uma tela de 10.1 polegadas com resolução de 1280×600 (WSVGA).

Na parte da conectividade, temos duas portas USB 2.0, um leitor de cartões SD/SDHC/MMC, Bluetooth v3.0, alto-falantes estéreo e uma entrada para fone de ouvidos. A bateria tem 3 células, oferecendo até 4 horas de uso. Já as dimensões são de  26.2 x 18.0 x 1.76-cm.

Mas, o que faz com que este netbook seja tão barato além de ter apenas 8gb de espaço e não possuir um leitor/gravador de cd/dvd?

Bem, isto é porque o netbook é baseado no nosso já conhecido Meego, o sistema operacional que a Nokia deixou de lado e agora está oficialmente “nas mãos” da fundação Linux.

“A plataforma de software Meego é desenvolvida para dar aos desenvolvedores uma gama bem ampla de dispositivos para seus aplicativos, incluindo netbooks, computadores portáteis e celulares, smart TVs, tablets entre outros – todos utilizando uma gama de APIs uniformes baseados em Qt” – uma tradução livre do que está escrito no site do Meego. “Para os consumidores, o sistema Meego poderá oferecer experiências inovadoras nos aplicativos que estes podem aproveitar de dispositivo a dispositivo”.

A Asus irá, eventualmente, oferecer o modelo X101H que virá com Windows 7. Também existem indicações que este modelo terá, claro, um armazenamento maior (8gb para o Windows realmente não é nada), maior quantidade de RAM, uma saída VGA e uma bateria de 6 células, mas a empresa está bem quieta sobre este produto.

Mas, para que um netbook com Meego?

Bem, depois que a Nokia deixou o Meego de lado, apenas a Intel continuou dando suporte até que a Fundação Linux tomou conta do sistema. E isto pode fazer toda a diferença para a qualidade e quantidade de desenvolvedores para o sistema e faz todo o sentido agora que a própria Nokia está com um celular com o Meego. Se a base de usuários realmente aumentar então pode ser que teremos uma grande novidade que é a volta do sistema para os celulares da Nokia.

A vantagem de se ter um netbook com o mesmo sistema é poder desenvolver para o sistema de forma bem mais simples.

Serve para nós? Simples usuários? Não. Ainda não.

 

Ainda teremos outros modelos, um pouco mais caros, com HDs maiores, mas HDs comuns. Serão os modelos R011PX e o  R105D. Já estão disponíveis na Amazon da Alemanha mas ainda não temos os valores em dólares. Se forem interessantes (diferentes), falarei deles.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: